Pular para o conteúdo principal

TOMAI, COMEI.

“Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; e, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim.” (1 Coríntios 11:23-24)

          O apóstolo Paulo está dizendo que o que ele recebeu de Cristo: instrução, mandamento, ordenanças é o mesmo que ele ensinou e ensina. Paulo explica que Jesus foi traído por Judas Iscariotes na mesma noite em que Ele participou da ceia com os discípulos. Ainda na mesa Jesus disse que aquele que o trairia estava com Ele à mesa e comia junto. Inclusive, Jesus avisou a todos que um deles seria o seu traidor, que um deles o entregaria aos judeus. Jesus tinha abençoado o pão e o vinho e os tinha repartido com todos os seus discípulos; avisou que aquilo representava o seu corpo, que era partido, divididos por nós, e que deveriam fazer sempre aquilo em memória Dele. Assim como Paulo, nós também recebemos as determinações do Senhor pela sua Palavra; devemos participar da Ceia em sua memória. E esse mandamento procuramos cumprir, seguir à risca, e também ensinar, como estamos fazendo agora. Devemos saber que a Ceia do Senhor deve ser servida no primeiro dia da semana, que é o domingo, e não em outro dia qualquer. Assim, os templos que servem a Ceia em outros dias da semana que não o domingo estão indo contra a Palavra do Senhor. Também deve ser servida todos os domingos, e não somente em um domingo no mês, mas em todos, porque é assim que o Senhor nos ensinou. As pessoas devem estar atentas à Palavra de Deus e, quando estiverem em templos que não servem a Ceia todos os domingos, ou que a servem em outro dia, devem sair e procurar uma que siga a Palavra de Deus para que possam ser alimentadas devidamente de acordo com a vontade de Cristo. “Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu Sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.” (1 Coríntios 11:25) Todas as vezes em que partimos o pão, que participamos ou servimos a Ceia, devemos fazer isso em memória Dele, lembrando o seu sacrifício, e a sua morte na cruz do Calvário por nossa causa e por nós, sabendo que o vinho representa o seu Sangue carmesim, que foi derramado para nos dar vida, e que o pão representa a sua Carne, que foi ferida para que pudéssemos ter cura, para sermos sarados.
          “Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.” (1 Coríntios 11:26). Quando partilhamos o pão, quando estamos ceando, estamos anunciando a morte de Cristo, não estamos anunciando a sua vida, mas a sua morte sacrificial por nós. Muitos julgam que, ao participarem da Ceia, estão celebrando a vida, mas não perceberam que estamos anunciando, informando a sua morte, até que Ele volte, até o seu retorno, que será muito em breve. Vejo muitas pessoas ficarem sem ir a suas congregações, a seus templos o mês inteiro e só fazendo questão de ir no dia no domingo, em que servem a Ceia. Elas não perceberam que estão sendo religiosas somente, pois não estão praticando o Evangelho, a Palavra de Deus como deveriam. Mesmo porque não é dia de festa nem uma ocasião especial, é algo que devemos fazer todas as semanas, devemos fazer todos os domingos. Quem deixa para fazer isso somente uma vez por mês está errando, assim também como quem fica sem congregar o mês inteiro e só aparece no dia da Ceia, achando que está fazendo algo relevante, e na verdade está errando e feio. “Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do Corpo e do Sangue do Senhor.” (1 Coríntios 11:27). Por isso a necessidade de vivermos em santidade, de praticarmos o Evangelho de Jesus Cristo e sempre estar nos examinando, porque se estivermos em erro, em desobediência à Palavra de Deus, se estivermos em pecado, não podemos em hipótese alguma partilhar da Ceia do Senhor, porque, ao contrário de nos fazer bem, vai nos fazer mal. Assim, é um momento de total reverência, por isso devemos sempre, antes de partilhar o Pão e o Vinho, fazer uma oração de arrependimento, pedindo perdão a Deus, pois podemos estar em pecado ou pecando de maneira inconsciente. Mas se alguém está vivendo de maneira desobediente e vai continuar no erro, não deve jamais participar da Ceia, pois, se fizer isto, será para a sua própria condenação. Temos que compreender que podemos esconder nossos pecados de todos, mas não do Senhor, assim devemos nos examinar se realmente estamos em condições de partilhar o pão e o vinho, o Sangue e o Corpo de Cristo. A Ceia não é de uma congregação, não é do pastor ou de uma denominação, portanto, não podemos em hipótese alguma determinar quem deve ou não participar dela, não podemos negar o Corpo e o Sangue de Cristo a ninguém, e sim servir a todos. Os que estiverem em erro devem recusar, mas nós oferecemos a todos, exceto às crianças, pois elas não têm discernimento do que é Santo. “Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor. Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem. Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo. Portanto, meus irmãos, quando vos ajuntais para comer, esperai uns pelos outros. Mas, se algum tiver fome, coma em casa, para que não vos ajunteis para condenação. Quanto às demais coisas, ordená-las-ei quando for.” (1 Coríntios 11:28-34).
Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
Um abraço,
Pr. Henrique Lino


Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c