Pular para o conteúdo principal

OBRAS PELA FÉ

“Que diremos, pois, ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne? Porque, se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus.” (Romanos 4:1-2)
 

          As pessoas falam muito em fé, mas, a bem da verdade, a maioria não entende ou compreende como é agir pela fé, ou melhor, viver pela fé. Abraão, que é chamado o pai da fé, e a quem a própria Bíblia exalta pela sua fé, não foi uma pessoa inativa, muito pelo contrário. Entretanto, tudo o que ele fez não foram obras, e sim agir pela fé, porque vemos no início que ele saiu da sua terra e do meio dos seus parentes para conhecer, procurar ainda uma terra, um lugar que Deus lhe prometeu mostrar depois. Abraão não saiu da segurança do meio dos seus familiares ou da sua terra sabendo para onde ia, ele seguiu esperando que depois Deus lhe mostraria. Esse homem saiu com a sua esposa e um sobrinho simplesmente pela fé, pois creu, acreditou em Deus e lhe obedeceu, por isto sabemos que a maior obra que o ser humano pode fazer é obedecer a Deus, isto é, apresentar a sua fé. Todos os que vivem em desobediência, por mais que falem que não têm fé, uma vez que cremos em Deus sabemos que, se lhe desobedecermos, iremos padecer, e que não há nenhuma escapatória a não ser obedecer-lhe. Tudo o que Abraão fez foi pela fé. Ele levou o filho ao monte para sacrificá-lo, para matá-lo, porque Deus lhe tinha pedido, o que mostra a fé desse homem, porque ele sabia que, se matasse o seu filho por ordem de Deus, Ele seria capaz de fazer o seu filho ressurgir das cinzas, porque antes o Senhor já lhe tinha dito que de Isaque faria uma grande nação, portanto, ele sabia que seu filho não morreria. Isto é fé, porque devemos obedecer ao Senhor por mais absurdo que possa parecer, por mais que a nossa lógica, inteligência não alcance, temos que simplesmente obedecer, isso é praticar a fé. Vejo pessoas afirmarem que não vão fazer nada porque têm fé que Deus vai fazer algo, aí é que está o erro, Deus faz, mas nós temos que obedecer-lhe, exemplo é que, se estamos buscando emprego, não podemos ficar simplesmente parados esperando, mas com fé distribuir currículos por toda parte. Se estamos passando por um problema de saúde, além de orar, devemos procurar os médicos, devemos tomar os medicamentos, mesmo porque isso não impede a ação de Deus. Se estamos lutando pela restauração do nosso casamento, temos que entregar nas mãos do Senhor e nos afastar, não tentar fazer nada por nós mesmos, temos que viver pela fé, uma vez que o Senhor nos garante que os casados são uma só carne.
 “Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. Ora, àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a Graça, mas segundo a dívida. Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça.” (Romanos 4:3-5) Abraão creu e mostrou a sua fé pela obediência; assim, se cremos no Senhor, somos obedientes e vivemos de acordo com a sua Palavra. A desobediência caracteriza a falta de fé, pois quem age assim não crê, não acredita que pode ser enviado para o sofrimento e morte eterna, não acredita que somente obedecendo é que será salvo. Quando procuramos viver de acordo com a Palavra de Deus, estamos mostrando a nossa fé, sabemos que temos uma longa caminhada, mas sabemos que a vitória é certa, porque o Senhor nos garante pela sua Palavra. Não existe fé sem obra, porque é pelas obras que mostramos a nossa fé, e as obras neste caso são simplesmente a obediência a Deus, somos e temos que ser, fomos criados para sermos pessoas ativas. Não existe ninguém que possa afirmar que crê em Jesus Cristo e vive no mundo dos pecados, porque quem crê sabe que, se não praticar o seu Evangelho, estará fadado à morte e ao sofrimento eterno. “Assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça sem as obras, dizendo: Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado.” (Romanos 4:6-8) Felizardas, abençoadas são as pessoas nas quais Deus não vê pecado, e só existe uma maneira de não ser encontrado pecado em nós, que é viver segundo os preceitos do Senhor. Todos nós nascemos no pecado, pois temos a herança adâmica, entretanto, aquele que assume seu lugar diante de Cristo é perdoado, e, como vive de acordo com a Palavra de Deus, não existe mais lugar para o pecado. Davi foi um pecador, mas Deus o usou para falar sobre perdão Divino, e ele nos diz que felizes são as pessoas nas quais Deus não vê pecado, mas ele não está falando de si próprio, mesmo porque vimos pecados sérios que Davi cometeu. Temos que ser sábios e entender que não existe vida fora da fé em Cristo, que não existe salvação sem Jesus, portanto, devemos ir a Ele, e a única maneira de irmos a Ele é pela fé que exige a obra, porque a fé sem obras é morta. Abrão era um incircunciso, era uma pessoa que veio praticar a circuncisão antes da lei, mesmo porque a lei deriva dele, porque foram os seus descendentes que geraram Moisés, a quem Deus entregou a lei. Portanto, quando Abraão se circuncidou, não existia lei, mas o Senhor mandou e ele obedeceu pela fé. Temos que verificar se somos pessoas de fé ou somente tagarelas, pois os obedientes são praticantes da fé. “Vem, pois, esta bem-aventurança sobre a circuncisão somente, ou também sobre a incircuncisão? Porque dizemos que a fé foi imputada como justiça a Abraão. Como lhe foi, pois, imputada? Estando na circuncisão ou na incircuncisão? Não na circuncisão, mas na incircuncisão. E recebeu o sinal da circuncisão, selo da justiça da fé quando estava na incircuncisão, para que fosse pai de todos os que creem, estando eles também na incircuncisão; a fim de que também a justiça lhes seja imputada; E fosse pai da circuncisão, daqueles que não somente são da circuncisão, mas que também andam nas pisadas daquela fé que teve nosso pai Abraão, que tivera na incircuncisão. Porque a promessa de que havia de ser herdeiro do mundo não foi feita pela lei a Abraão, ou à sua posteridade, mas pela justiça da fé.”(Romanos 4:9-13).
Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
Um abraço,
Pr. Henrique Lino


Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c