Pular para o conteúdo principal

TEMPERO

"Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens."(Mateus 5:13)

 Jesus fez essa afirmação nos mostrando qual deve ser o nosso comportamento e maneira de viver. O sal é que dá gosto e tempera, sem o sal a comida é ruim e sem sabor, portanto o que dá gosto e sabor é o sal. Temos que fazer a diferença, não podemos ser iguais, devemos apresentar o Reino de Deus através da nossa vida. Em todos os ambientes em que estivermos, devemos fazer a diferença, o nosso comportamento tem que ser de acordo com o Evangelho, com a Palavra de Deus. Não por falarmos, mas por agirmos de maneira diferente, sermos fiéis à Palavra de Deus, andarmos na contramão do mundo, não concordarmos jamais com o pecado. Ser o sal é a responsabilidade de todos os cristãos, dos que se dizem discípulos de Jesus, e esse procedimento tem que ser em público e secreto também, porque o nosso Pai vê em secreto. Podemos ser criticados, acusados, ignorados, mas jamais nos unir, nos igualar a todos, pois é nossa função dar sabor e gosto. O cristão tem a obrigação de ser referência em comportamento e fé, tem que ser exemplo de obediência aos preceitos do Senhor. Mas, se não agirmos dessa maneira, seremos piores do que todos, pois falamos e não agimos, e na verdade o nosso exemplo é ao contrário, e por tal motivo não servimos para nada. Se não temos utilidade para o Reino de Deus, nada receberemos Dele, nossas orações não serão atendidas, e no final vamos para o sofrimento e morte eterna. Infelizmente, vivemos uma época em que vemos muitos religiosos, muitas pessoas da religião evangélica, mas não vemos o sal da terra. Isto porque o mundo entrou nas igrejas, dentro dos templos, e o que se faz é falar muito. Os supostos cristãos se misturam com os profanos, os pecadores, os seus hábitos, comportamentos são idênticos, senão piores. Vemos hoje os supostos irmãos praticarem e defenderem nas igrejas o divórcio, o adultério, que é muito mais praticado do que em muitas religiões. Mentiras, roubos, estelionatos, prostituições, e todos os tipos de comércio. Na verdade, os que deveriam ser sal, fazer a diferença, têm feito o contrário, têm dado um exemplo invertido. Por tal motivo, vemos uma igreja fraca, derrotada, onde o que abundam são pessoas derrotadas, sofredoras, clamando por bênçãos e milagres.
 "Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte." (Mateus 5:14). Ser a luz do mundo, ter a obrigação de iluminar, sabendo que a luz é conhecimento. Quando se está na escuridão, nas trevas, nada se vê, anda-se tateando, porque não se tem conhecimento de nada. Mas, quando estamos na luz, temos conhecimento e tudo vemos e, portanto, desviamo-nos dos obstáculos. A verdadeira Luz é Jesus e, quando estamos Nele, somos luzes também e somos iluminados e iluminamos e, portanto, tudo é conhecido. É impossível esconder uma cidade iluminada dentro de qualquer coisa; assim, se formos luzes, todos têm que ver e saber. Temos que fazer a diferença, temos que brilhar, mesmo os que não gostam, os que odeiam a Luz, não podem nos ignorar. Temos que ser referência, exemplo, assim como o farol guia os navios e barcos, também temos a incumbência de guiar todos ao porto seguro, que é Jesus. É impossível ser luz e passar despercebido onde há trevas, porque só em se aproximar as trevas se desvanecem. Ser cristão, ser discípulo de Jesus é muito mais do que ir a uma igreja, cantar hinos, música gospel, orar e ofertar, é viver de acordo com o Evangelho, é ser luz. Este foi o pronunciamento de Deus no início. "E disse Deus: Haja luz; e houve luz." (Gêneses 1:3). Deus estava dizendo haja conhecimento, e esse mandamento é para todos nós, para que tenhamos conhecimento de Deus e de seu Poder, e que também levemos o conhecimento, a Verdade a todos. Que sejamos guia dos cegos, dos que vivem em trevas. Haja luz em nós, façamos a diferença, brilhemos, mas com o brilho do Senhor. "Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida." (João 8:12).Jesus é a Luz, e todos os que o seguem são luzes, discípulos da Luz, e não existe escuridão neles. Infelizmente, vemos hoje pessoas que dizem pertencer à religião evangélica sendo trevas, e grandes trevas, porque vivem em erro e pecado. Toda desobediência, rebeldia aos preceitos do Senhor é rebelião direta ao Senhor, e isso é trevas, escuridão, ausência de conhecimento. Eles não sabem para onde vão e com certeza cairão no buraco profundo do qual jamais sairão. Sendo luzes, temos a função de condenar o pecado, de aborrecer o mal, e jamais compartilhar, aceitar erros. Não existem desculpas para andarmos ou vivermos contrários à Palavra de Deus, pois são trevas, é morte.
 "Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa." ((Mateus 5:15). A luz não pode ficar escondida, não se prende a luz. Temos que ser reconhecidos em toda parte como luz, como discípulos de Jesus, como praticantes do Evangelho, temos que aborrecer o pecado, expulsar as trevas. Não temos obrigação de sermos bonzinhos, agradar a todos, e muito menos aceitar os seus erros. Mas fomos chamados para confrontar o pecado, expulsar as trevas, trazer conhecimento, as pessoas podem nos rejeitar, mesmo porque não buscamos aceitação ou concordância, uma vez que só queremos concordar com o Senhor. A verdadeira Luz foi perseguida e rejeitada, e nós, como seus discípulos, temos que esperar a mesma coisa, mas não podemos nos calar ou mudar o nosso comportamento. Ser o sal, a luz, é dever de todos os que se dizem cristãos, seguidores de Jesus. "Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus." (Mateus 5:16). Todos os que realmente são do Senhor, os que têm algum compromisso com o Senhor, e até os ímpios louvam o Senhor, quando se deparam com os verdadeiros discípulos Dele. O nome do Senhor é exaltado, glorificado, quando as pessoas veem a sua Luz em um dos seus servos. O comportamento cristão verdadeiro, não o religioso, é motivo de exaltação ao Senhor. Assim, em todo o tempo sejamos cristãos, sejamos luzes, sejamos o tempero, façamos a diferença para que todos vejam e glorifiquem o Pai. Mas todos os que estão enlameando o nome do Senhor com o comportamento de trevas pagarão um alto preço. "Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab rogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido." (Mateus 5:17-18). Jesus veio para cumprir a lei, e assim foi, porque toda lei se cumpriu Nele, todas as profecias se realizaram Nele. Mas toda Palavra será cumprida e não há meios de escapar dela, os que desobedecerem receberão o castigo proposto na própria Palavra. Todos os que ensinam de maneira diferente, os que praticam o erro, os que vivem em trevas, com certeza conhecerão a morte e o sofrimento, se não se converterem imediatamente. A Palavra do Senhor se cumpre por inteiro, tanto para o bem como para o mal. Portanto, sejamos sábios e andemos na Luz, sejamos luzes, sejamos sal. "Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no Reino dos Céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no Reino dos Céus. Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no Reino dos Céus." (Mateus 5:19-20). 
Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
 Um abraço,
 Pr.Henrique Lino
Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas,  ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c