Pular para o conteúdo principal

NA GALILÉIA

"E dois dias depois partiu dali, e foi para a Galiléia. Porque Jesus mesmo testificou que um profeta não tem honra na sua própria pátria. Chegando, pois, à Galiléia, os galileus o receberam, vistas todas as coisas que fizera em Jerusalém, no dia da festa; porque também eles tinham ido à festa." (João 4:43-45)

         Jesus afirmou que nenhum profeta tem honra na sua própria pátria, na sua casa, ou no meio dos seus, isso porque as pessoas andam por vista, e não por fé. Exatamente por conhecer a pessoa do profeta, saber a sua origem, e como viveu é que acham impossível aquela pessoa ser usada pelo Senhor. A dúvida, a incredulidade, a maldade, a inveja são sentimentos humanos que fazem com que as pessoas desprezem os seus profetas. Observamos isso quando alguém se converte, e a sua família sempre são as últimas pessoas a crerem realmente em sua conversão. Geralmente os familiares aceitam e pedem orações a todos, mas não acreditam que as orações dos seus possam fazer alguma diferença. Isto acontece com todos, e não foi diferente com Jesus, que enfrentou a rejeição e o desprezo dos seus, e não somente isso, também a incredulidade dos seus irmãos carnais por parte de Maria, que escarneceram Dele; inclusive, quiseram prendê-lo como doido, achavam que estava fora de si (Marcos 3:21). Jesus tinha operado milagres em Jerusalém e em outras regiões, mas em Jerusalém muita gente o tinha visto, porque, como era dia de festa, o povo tinha se deslocado de vários lugares para lá, para participarem, e por tal motivo viram ou tomaram conhecimento do que Jesus lá fizera, inclusive muitos galileus. Temos que aprender a ter fé em Cristo, e ter fé em Cristo é ter fé em sua Palavra. Devemos sempre examinar o que estamos vendo, assistindo ou o que estamos ouvindo, o que estão nos ensinando, apresentando, se está de acordo com a Palavra de Deus, porque, se estiver, então, por mais absurdo que possa parecer aos nossos olhos, devemos simplesmente crer, porque é o Senhor que está agindo. Não podemos viver através de entendimento humano, porque, se somos espirituais, então andamos em espírito, e andar em espírito é viver de acordo com a Palavra de Deus. Portanto, não importa o nosso entendimento, mas se o que está acontecendo está escrito, previsto na Palavra de Deus, então creiamos, porque sabemos que é a verdade, por mais que ninguém creia, mas, por sermos discípulos de Jesus e estar em sua Palavra, ou seja, é o próprio Jesus falando, então creiamos, porque é a Verdade.
 "Segunda vez foi Jesus a Caná da Galileia, onde da água fizera vinho. E havia ali um nobre, cujo filho estava enfermo em Cafarnaum. Ouvindo este que Jesus vinha da Judéia para a Galileia, foi ter com Ele, e rogou-lhe que descesse, e curasse o seu filho, porque já estava à morte." (João 4:46-47). Em Caná da Galileia foi onde Jesus iniciou o seu Ministério, porque foi lá que Ele operou o primeiro milagre, que foi transformar água em vinho, mostrando assim que Ele é o transformador, e que para Ele nada é difícil demais. Jesus, antes desse milagre, não tinha feito nada. Ele só veio se mostrar para o mundo a partir daí, antes disto foi uma pessoa normal como outra qualquer. Agora nessa mesma cidade, mesmo local, um oficial que estava a serviço de Roma de César e que estava com o seu filho doente vem até Ele em busca de socorro para salvar a vida do filho. Esse oficial que pede socorro a Jesus por causa do seu filho mostra que tem fé, porque foi até Jesus sabendo que somente Jesus poderia salvar o seu filho. Esse homem tinha mais fé do que a maioria dos judeus, dos hebreus, e, principalmente, dos que viram Jesus crescer. Muitas vezes vemos pessoas de religiões diferentes, ou até mesmo sem religião, virem em busca de socorro para si ou para os seus e pela sua fé alcançar, enquanto os que se dizem crentes, que falam que conhecem o Senhor padecem nos seus males, porque se transformaram em religiosos, não têm fé e não praticam a fé sobrenatural. Esse oficial foi até Jesus não perguntando se Ele podia curar o seu filho, mas foi rogando, clamando, pedindo que o curasse, porque ele sabia, tinha certeza de que Jesus podia curá-lo. Assim é que devemos ir ao Senhor sabendo que Ele pode todas as coisas, e saber que a solução acontecerá se pedirmos, se clamarmos a Ele."Então Jesus lhe disse: Se não virdes sinais e milagres, não crereis. Disse-lhe o nobre: Senhor, desce, antes que meu filho morra." (João 4:48-49). Jesus fala, lembra que, se o povo não vê os sinais, não acredita, não crê, e essa necessidade é que atrapalha a fé, porque a fé é crer no que não vemos. Por tal motivo, as pessoas deixam de receber o milagre, a solução do problema que as aflige, porque querem ver acontecer. Assim aconteceu com o general Namã quando foi até o profeta Elizeu, porque esperava que o profeta viesse, clamasse a Deus, orasse, impusesse as mãos para que ele fosse curado, mas, quando o profeta mandou-lhe simplesmente banhar-se no rio Jordão, se sentiu decepcionado. Por insistência dos seus comandados é que foi e recebeu a cura. Portanto, sabemos que não devemos esperar grandes coisas ou sinais, somente crer, porque a Palavra diz: "se creres verás a Glória de Deus""Disse-lhe Jesus: Vai, o teu filho vive. E o homem creu na Palavra que Jesus lhe disse, e partiu. E descendo ele logo, saíram-lhe ao encontro os seus servos, e lhe anunciaram, dizendo: o teu filho vive." (João 4:50-51). Esse oficial que não era dos hebreus, que não era do povo de Deus, mas creu, e pela fé viu o milagre acontecer, nos serve de exemplo para saber que devemos somente crer. Jesus não foi à casa dele, mas o milagre aconteceu, e creia o Senhor já deu, já enviou a sua Palavra, e o nosso milagre já aconteceu, basta crermos. "Perguntou-lhes, pois, a que hora se achara melhor. E disseram-lhe: Ontem às sete horas a febre o deixou. Entendeu, pois, o pai que era aquela hora a mesma em que Jesus lhe disse: O teu filho vive; e creu ele, e toda a sua casa. Jesus fez este segundo milagre, quando ia da Judéia para a Galiléia." (João 4:52-54). 
Leiam e pratiquem a Bíblia. Deus os abençoe.
Um abraço,
Pr.Henrique Lino 
Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas,  ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c