Pular para o conteúdo principal

O SUMO SACERDOTE

"Porque todo o sumo sacerdote, tomado dentre os homens, é constituído a favor dos homens nas coisas concernentes a Deus, para que ofereça dons e sacrifícios pelos pecados; E possa compadecer-se ternamente dos ignorantes e errados; pois também ele mesmo está rodeado de fraqueza." (Hebreus 51-2)

 Quando se fala em sacerdote, estamos falando de um líder espiritual, de alguém que nos representa espiritualmente diante do Senhor, de alguém que nos ensina as coisas concernentes ao mundo espiritual, alguém que não somente interceda por nós como esteja disposto a sofrer, se necessário for, pelo seu povo. Portanto, sacerdote verdadeiro tivemos somente um, que foi Jesus Cristo, que trouxe ensinamentos, intercedeu, sofreu e morreu em nosso lugar. Jesus ocupou o cargo com louvor e, portanto, Ele é o nosso eterno Sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque. Mas, temos os sacerdotes humanos, os que são chamados para instruir, ensinar o Caminho que é Jesus, que é o sacerdote eterno. Esses têm a função de procurar imitar os passos do grande sacerdote e de agir com a mesma imparcialidade e amor. É necessário amar o próximo como a nós mesmos e nos colocar em último lugar, dando preferência sempre ao próximo, sabendo que em toda situação deve-se preocupar em cuidar das ovelhas do Senhor. Mas é impossível que qualquer sacerdote humano possa agir com honestidade diante do Senhor e das pessoas se não amar o próximo, porque será simplesmente como uma máquina insensível e, portanto, a sua intercessão não é aceita. Todos os sacerdotes têm que compadecer, entender, compreender as fraquezas, os sentimentos de todos, e, principalmente, saber discernir para poder orientar cada um de maneira individual. Isto porque, por ser humano, também entende as fraquezas dos outros, mas tem que saber vencer o pecado, vencer as fraquezas que conduzem ao pecado e à morte. Para que seja um sacerdote legítimo, não pode se envolver com as coisas do mundo, não pode almejar grandes coisas físicas ou materiais, deve almejar somente a sua recompensa espiritual, que é a vida eterna. Sacerdotes devem compreender toda maldade do ser humano, por serem humanos e saberem que tudo provém do pecado capital.
 "E por esta causa deve ele, tanto pelo povo, como também por si mesmo, fazer oferta pelos pecados." (Hebreus 5:3).Sendo humano, barro, pó, o sacerdote deve interceder, clamar pelo povo, mas, principalmente, por si mesmo, porque ele não é diferente dos demais. Ao contrário, o sacerdote tem somente mais responsabilidades, mais deveres, porque tem que conhecer a vontade de Deus e viver de acordo com ela para ser exemplo e pregar através das suas maneiras de viver e agir. Como humano, também é pecador, uma vez que sabemos, como está na Palavra, que todos pecaram, assim não existe ninguém que possa se alvorar dizendo-se santo. Mas a responsabilidade do sacerdote é primeiro para com Deus, afinal, ele tem o dever de conduzir o povo do Senhor a Ele. Por tal motivo, o sacerdote não pode ter outra atividade além do sacerdócio, porque tem que estar disponível vinte e quatro horas por dia para atender o povo, para orar, clamar e interceder diante do Senhor, para socorrer o povo quando necessário, aconselhando, orientando e mostrando o Caminho da Salvação, que é Jesus Cristo. Ser sacerdote é muito mais do que simplesmente abrir uma congregação qualquer onde se realizam reuniões, cultos duas três vezes por semana, onde simplesmente se canta, se ora e se faz pequenas pregações em dias de culto. O sacerdote é sacerdote em período integral, e não somente parte do dia sendo o resto do tempo um funcionário de alguma empresa, ou empresário, comerciante. Ele tem de ser sempre sacerdote, sempre cuidando do povo. O sacerdote não pode dar prioridade a sua família, porque ele é como um pai para todos, assim, tem que tratar todos como a sua família. Sabemos que a vida sacerdotal, ou pastoral, é sacrificial, só que nada comparada com a do Mestre Jesus Cristo, eterno Sacerdote. "E ninguém toma para si esta honra, senão o que é chamado por Deus, como Arão." (Hebreus 5:4). Ser sacerdote não é simplesmente uma decisão qualquer como uma escolha de uma profissão, o sacerdote tem que ser chamado por Deus. Tem que ser escolhido, tem que receber dons do Senhor, tem que ser capacitado por Ele. Caso contrário, será simplesmente mais um como tantos que lotam os templos, mas que não podem fazer pelo povo, porque ele mesmo está em rebeldia. O sacerdote tem que ser escolhido por Deus e receber toda a capacitação do Senhor, porque é necessário abrir mão da vida mundana, de qualquer interesse materialista; é necessário abrir mão dos seus planos e projetos e simplesmente viver o plano de Deus.
 "Assim também Cristo não se glorificou a si mesmo, para se fazer sumo sacerdote, mas aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, Hoje te gerei."(Hebreus 5:5). Jesus Cristo veio ao mundo como homem, como um ser humano comum. Ele se destituiu do seu Poder Divino. Jesus não buscou a sua Glória; não buscou fazer a sua vontade, somente a do Pai. Por tal motivo, como ser humano, Ele foi moldado de maneira dolorosa, iniciando seu ministério sendo tentado pelo diabo, e finalizou morrendo crucificado no calvário mesmo sendo inocente. Deus pai afirmou que Ele era seu Filho amado, porque por obediência se sujeitou a tudo para honrar ao seu Pai. Deus Pai o elegeu sacerdote para todo o sempre, e isso Jesus conquistou pela obediência, e hoje Ele é o Senhor tanto no Céu como na terra, para todo o sempre. Todos conhecem e sabem como Jesus viveu, que não foi para si mesmo, mas para o Pai. Não adquiriu nada, não vendeu ou comprou nada, somente trouxe a Verdade, o ensino de Deus, salvou vidas, libertou, curou, foi exemplo. Assim, se alguém é um sacerdote, tem que viver de maneira idêntica a Ele, e não se envolver em coisas deste mundo, e sim apresentar o Reino. "Como também diz, noutro lugar: Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque." (Hebreus 5:6).Melquisedeque foi o primeiro sacerdote que apareceu na Bíblia e que recebeu os dízimos de Abraão, antes de o mesmo receber a promessa, receber o Isaque. Esse sacerdote que não tem genealogia e só aparece ali simbolizava Jesus, o nosso eterno Sacerdote, e nessa ordem para sempre. Portanto, Cristo é o eterno Sacerdote, mas Ele elegeu homens comuns para serem sacerdotes aqui, para cuidarem do seu rebanho, para conduzirem o povo a Ele. E esses sacerdotes, para serem fiéis a ele, têm que andar e viver segundo Ele, e não podem em hipótese alguma se envolver com nada fora do seu sacerdócio. Quando analisamos à luz da Palavra, descobrimos como temos carência de sacerdotes legítimos, porque a maioria dos que conhecemos, dos que se intitulam sacerdotes estão muito aquém, e não passam de alguém que poderíamos chamar somente de usurpador, de adúltero, pois estão adulterando a Palavra, estão pregando e vivendo contra a própria Palavra. "O qual, nos dias da sua carne, oferecendo, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que o podia livrar da morte, foi ouvido quanto ao que temia. Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu. E, sendo Ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem; Chamado por Deus Sumo Sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque."(Hebreus 5:7-10). 
Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
 Um abraço,
 Pr.Henrique Lino
Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas,  ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c