NESTE BLOG DISPONIBILIZAMOS MENSAGENS CRISTÃS SEGUNDO A BIBLIA. FALAMOS DOS ESTATUTOS DO REINO DE DEUS.

quarta-feira, 8 de junho de 2016

TRIBOS QUE ANDAM DISPERSAS

"Tiago, servo de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que andam dispersas, saúde." (Tiago 1:1)

 Tiago é o meio irmão de Jesus, é o mais velho e foi líder da Igreja em Jerusalém, apesar de só ter se convertido após a morte e ressurreição do nosso Senhor Jesus Cristo. Não se deve confundir esse Tiago com o outro apóstolo Tiago, pois este morreu muito cedo para ter escrito essa carta. Mas esse Tiago aqui, assim como os demais apóstolos do Senhor, foi preso, torturado, apedrejado e morto pelas mãos do sumo sacerdote Anano, por causa de Cristo, em 62 d.C. Bom, mas o que queremos compreender é a sua fala; queremos compreender a sua mensagem, porque, guiado pelo Espírito de Deus, nos traz grandes ensinamentos sobre os quais vamos meditar agora. Logo no início, ele saúda todos, ele se identifica como um servo de Deus e fala às tribos de Israel. Quando fala "as doze tribos de Israel", está se dirigindo a todo o povo de Deus, porque somos esse povo. "Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações; Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência." (Tiago 1:2-3). Tiago, esse servo do Senhor, nos orienta a ter prazer, alegria quando cairmos em tentações, porque, ao sermos tentados, isso significa que é para que pratiquemos a nossa fé. Quando temos fé, sabemos resistir e aguardar, suportar as afrontas, e isso se chama paciência. Paciência que nos faz aumentar ainda mais a nossa fé aguardando, esperando a resposta, o socorro do Senhor, que é infalível. Temos que compreender que as tentações vêm para que possamos agir de maneira errada, contrária à Palavra de Deus, mas, se estamos fundamentados na Palavra, se praticamos a fé, com certeza não cairemos. Mesmo que esteja doendo, que sejamos humilhados, resistimos com paciência, e sabemos que só estamos passando por essa luta por estarmos no caminho certo, então é motivo de alegria. "Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma."(Tiago 1:4).Quando resistimos, perseveramos, o que gera a paciência, que gera a obra perfeita, que nos conduz à vitória. Jesus deixou bem claro que não devemos ser ansiosos por nada, que devemos todo o tempo buscar primeiramente o seu Reino. Quando exercemos a paciência, alcançamos a vitória, e vitória completa somente em Cristo, e essa é que nos dá toda a alegria. Falamos de vitória jamais experimentada fora de Cristo, pois essa é completa, e com ela não sentimos falta de nada, pois Nele temos tudo.
 "E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada." (Tiago 1:5). Quando não compreendemos com nitidez o Reino de Deus, não conseguimos esclarecimento pleno, então, devemos orar pedindo, clamando ao Senhor que nos dê entendimento. Quando lemos a sua Palavra, mas não conseguimos ter os devidos esclarecimentos, não devemos buscá-los nos homens, mas no Senhor. Toda sabedoria provém do Senhor, e, se lhe pedirmos, receberemos de maneira gratuita e completa. O Senhor quer nos ensinar, quer nos capacitar, mas para isso é necessário termos um coração temente a Ele. Devemos aprender a orar pedindo que o Senhor se revele pela sua Palavra, que ela se abra para nós para que possamos compreender com nitidez, porque a Palavra de Deus, o Evangelho de Jesus Cristo, aprendemos é com o espírito. "Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte." (Tiago 1:6). Sabemos que sem fé é impossível agradar a Deus, portanto, quando nos dirigirmos ao Senhor em oração pedindo sabedoria, entendimento, é necessário que creiamos que Ele nos dará. Se simplesmente orarmos por orar, se pedirmos somente por pedir, não receberemos nada e nada teremos. Devemos compreender que o Evangelho só se abre, só é praticado pela fé, e fé todos têm o suficiente, Jesus nos mostrou que a nossa fé é o suficiente para mover montes. Basta praticá-la, exercê-la, assim, se queremos ser sábios, se queremos conhecer e praticar a Palavra de Deus, se queremos ser fortes no Senhor, devemos agir com fé. "Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos." (Tiago 1:7-8). Todos os incrédulos, os que não praticam a fé não receberão absolutamente nada. Podem ficar repetindo orações vazias e intermináveis que não serão ouvidas e nem atendidas. Enquanto quem pratica a fé basta somente abrir a boca e o milagre acontece, a resposta chega. Os que são de coração dobre, ou seja, os que falam o Nome do Senhor, mas, ao mesmo tempo, deixam a semente da dúvida germinar em suas mentes não conseguem nada. Temos tudo no Senhor, Ele é a fonte inesgotável de Poder, mas, para desfrutarmos de algo, temos que crer nisso. Nossas orações têm que ser feitas sabendo que nossos pedidos serão atendidos, porque, se orarmos sem essa certeza, é melhor nem orar.
 "Mas glorie-se o irmão abatido na sua exaltação, E o rico em seu abatimento; porque ele passará como a flor da erva. Porque sai o sol com ardor, e a erva seca, e a sua flor cai, e a formosa aparência do seu aspecto perece; assim se murchará também o rico em seus caminhos." (Tiago 1:9-11). Que o humilde se glorie na sua dignidade, o rico na sua pequenez, porque tudo passa, e somente seremos alguma coisa se o Senhor assim o permitir. O rico se perde em seus compromissos, e isso o faz definhar; o pobre, o humilde, sendo sincero, sendo digno, alcançará graças no Senhor. O fato é que todos passarão, ninguém ficará para sempre, e todos partirão mesmo que depois vão para lugares diferentes. O que faz alguém ser alguma coisa não é o dinheiro, mas o respeito à Palavra, a prática do Evangelho de Jesus Cristo. O problema das riquezas mundanas é que consomem tempo, geram compromisso, que afasta as pessoas do Senhor, e a pobreza os aproxima. "Bem-aventurado o homem que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam." (Tiago 1:12). Felizardo são as pessoas que sofrem as inúmeras tentações, mas resistem e não se deixam vencer por elas, porque é necessário sermos provados para só depois sermos aprovados, e a aprovação do Senhor conquistamos por fé, persistência, paciência em viver o seu Evangelho. Somos bombardeados o tempo todo por todos os tipos de tentações, mas, se estivermos firmes na Palavra do Senhor, resistimos, sabendo que obteremos vitórias muito maiores. Não existe ninguém que não seja tentado, o que acontece são os graus de fé diferentes, o compromisso de cada um com a Palavra do Senhor."Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta." (Tiago 1:13). As tentações não são provocadas ou originadas no Senhor, mas em nós mesmos. Assim, ninguém pode ficar dizendo que o Senhor o está tentando, o está fazendo passar por provas; a provação se dá quando resistimos às tentações geradas pela nossa própria carne, nossos desejos. O Senhor aprova quem resiste às tentações que são originadas por nossa carne, mas Deus não tenta ninguém, porque o Senhor é bom e não pode tentar pelo mal, uma vez que Ele habita em quem lhe obedece. A tentação é carnal e usada pelo adversário da nossa alma, por isso, se resistimos, vencemos. "Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte. Não erreis, meus amados irmãos."(Tiago 1:14-16). Quando cedemos às tentações, pecamos, e o pecado conduz à morte. Assim, os que se permitem ser atraídos pelos desejos não resistem às tentações, cedem ao pecado e, consequentemente, recebem a sua recompensa, que é a morte eterna. "Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação." (Tiago 1:17).
Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
 Um abraço,
 Pr.Henrique Lino  
Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, homossexualismo, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição dia e noite para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário