Pular para o conteúdo principal

PREGAR PARA UM

"E o anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai para o lado do sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserta." (Atos 8:26)

 O Senhor enviou Filipe em uma missão específica, o enviou a um determinado local, uma região quase deserta, porque era um local de passagem, não de muitos moradores. Muitas vezes o Senhor nos envia a locais que aos nossos olhos não entendemos, porque não vimos nada, ou alguém que poderia se interessar pela Palavra. Somos enviados a lugares desertos, somos enviados ao deserto por um determinado propósito do Senhor. E, por não sermos espirituais como deveríamos ser, às vezes recusamos, achamos que não é do Senhor, que Ele não nos enviaria para tal lugar. Mas devemos acima de tudo ser obedientes e não buscarmos desculpas para não fazer o que nos desagrada. Queremos pregar, mas para multidões, queremos templos cheios, queremos multidões, e não nos preocupamos em perguntar se é isso o que o Senhor quer, deseja de nós. Muitas vezes estamos fazendo a nossa vontade, nosso desejo e não a do Senhor, estamos agradando a homens e não ao Senhor. "E levantou-se, e foi; e eis que um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros, e tinha ido a Jerusalém para adoração, Regressava e, assentado no seu carro, lia o profeta Isaías." (Atos 8:27-28). Filipe foi enviado para pregar, ensinar a um oficial etíope, e não a uma grande multidão, não a uma cidade, nem mesmo a um povoado, somente a uma pessoa. Rejeitamos ir a cidades pequenas, povoados, não queremos ter poucos membros na congregação, mas esquecemos que o Senhor trabalha de maneira totalmente diferente da nossa. Desprezamos locais onde não vemos quase ninguém interessado em nos ouvir, achamos que não podemos perder tempo com uma pessoa, e temos o hábito de falar que o Senhor nos envia às multidões. Na verdade, não conhecemos tão bem a Palavra de Deus, porque, se assim fosse, não teríamos a preocupação de satisfazer a nossa vontade e permitiríamos ser guiados pelo Espírito. Temos que simplesmente fazer o que o Senhor nos manda, sem nos preocuparmos com quaisquer outras coisas, não existe nenhuma outra prioridade que não seja obedecer ao Senhor.
 "E disse o Espírito a Filipe: Chega-te, e ajunta-te a esse carro.E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês?" (Atos 8:29-30). Muitos são os que, de maneira solitária, nos aconchegos dos seus lares, trabalhos, em seus quartos, procuram meditar na Palavra. Mas, por vários motivos, nem todos têm a oportunidade de ter alguém que possa lhes ajudar a entender o Evangelho, pode ser talvez que estejam meditando de maneira furtiva, por estarem em local onde não concordam com os ensinamentos do Senhor. Pessoas que estão no meio de uma família, que não aceitam o Evangelho, ou até em países onde a religião é outra, enfim, são várias as maneiras que podem dificultar o aprendizado da Palavra de Deus. Muitos a leem e não entendem e clamam para que o Senhor envie alguém para ajudá-los, mas os supostos servos, quando são enviados, muitas vezes não aceitam a missão, por acharem que não podem perder tempo em ensinar a uma pessoa somente. Acham que o Senhor não os enviaria. "E ele disse: Como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse." (Atos :31). Todos precisam ser ensinados pelo Senhor, e o Senhor nos usa para levar a sua mensagem, trazer entendimento, esclarecer as dúvidas, afinal, foi para isto que Ele nos capacitou. Assim não podemos recusar, devemos pregar tanto para uma pessoa como para cem, o importante é ensinar a todos os que querem aprender, dar água a todos os que têm sede, pois para isso fomos capacitados. Vemos que o Senhor enviou um servo para esclarecer dúvidas de um homem só, mas uma semente produz vários frutos, e dessa pregação, desse ensinamento, vemos os frutos hoje."E o lugar da Escritura que lia era este: Foi levado como a ovelha para o matadouro; e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, Assim não abriu a sua boca. Na sua humilhação foi tirado o seu julgamento; E quem contará a sua geração? Porque a sua vida é tirada da terra." (Atos 8:32-33). Muitos como esse oficial não sabem, não entendem com clareza a Palavra de Deus, e é necessário que alguém, algum servo do Senhor os conduza, para que possa esclarecer as suas dúvidas. A Palavra é viva, mas o Senhor capacitou os servos para levar luz onde há trevas, e sabemos que onde não há conhecimentos há trevas, porque as pessoas não veem o que queriam, ou melhor, o que está ali diante dos seus olhos.
 "E, respondendo o eunuco a Filipe, disse: Rogo-te, de quem diz isto o profeta? De si mesmo, ou de algum outro?" (Atos 8:34). As pessoas que estão dando os primeiros passos no Evangelho fazem confusão com a Antiga lei e a Graça; não sabem separar o Antigo do Novo. Não entendem o porquê de muita coisa nas Escrituras, e, se não houver alguém para dar as orientações mínimas, ficarão confusas. Da mesma maneira, encontramos pessoas que não sabem quando o Senhor falou determinadas coisas e para quem; fazem confusões que, ao contrário de trazerem crescimento espiritual, acabam gerando perturbações. Por tal motivo, o Senhor capacitou pastores, para conduzir ovelhas, para ensinar a sua Palavra. Conhecemos pessoas que já leram trechos da Bíblia várias vezes e têm entendimentos errados, porque não tiveram mestres para orientá-las. Muitos são os adoradores de imagens que não sabem que o Senhor condena curvar-se diante de qualquer imagem. Pessoas comem alimentos sacrificados a ídolos, ou sangue, porque não aprenderam que é pecado. "Então Filipe, abrindo a sua boca, e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus" (Atos 8:35). Temos obrigação de levar esclarecimentos a todos, temos que pregar o Evangelho, quer seja para uma pessoa, para uma família ou para dezenas, mas simplesmente obedecer ao Senhor, pois Ele disse "Ide", e não disse que era para multidões, nem para países distantes, às vezes temos um vizinho, um colega de trabalho que busca aprender a Palavra, mas não tem quem lhe ensine. Devemos abrir as nossas bocas e permitirmos ser usados pelo Senhor, para ensinar a qualquer um que queira aprender. "E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou." (Atos 8:36-38). Ensinar a Palavra, o Verbo, o Evangelho de Jesus Cristo e não uma religião nem uma denominação qualquer, e também sem muita delonga batizar em Nome de Jesus. Não podemos ficar presos a doutrinas e preceitos de homens, não se podem negar águas batismais a ninguém. Não se pode, em hipótese alguma, exigir que as pessoas passem por curso de batismos para só depois vir a batizá-las, porque não é esse o ensinamento, porque, se uma pessoa morrer antes de receber o batismo que tinha pedido, a sua alma será cobrada de nós. Graças à obediência de Filipe, o Evangelho foi levado à Etiópia, e hoje temos vários irmãos nesse país. Pregar para uma pessoa pode produzir muito mais resultado do que pregar para uma multidão. "E, quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e não o viu mais o eunuco; e, jubiloso, continuou o seu caminho. E Filipe se achou em Azoto e, indo passando, anunciava o evangelho em todas as cidades, até que chegou a Cesaréia." (Atos 8:39-40). 
Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
 Um abraço,
 Pr.Henrique Lino
 Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, homossexualismo, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição dia e noite para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c