Pular para o conteúdo principal

VISITANDO OS IRMÃOS

"E aconteceu que, passando Pedro por toda a parte, veio também aos santos que habitavam em Lida." (atos 9:32)

 Lida era uma cidade que ficava a uns 4 km ao norte da estrada entre Jope e Jerusalém. Lida dista quase 20 km de Jope. Pedro, viajando por várias cidades e regiões, visitando as igrejas, os irmãos, veio até a cidade de Lida. Devemos observar que o apóstolo Pedro não foi em uma missão missionária, mas visitar os irmãos em Cristo. Ao contrário do apóstolo Paulo, que se dedicou quase que inteiramente a fazer missões evangelizadoras, pregando para os ímpios. Pedro, ocupando uma posição mais sacerdotal, quase não fez missões evangelizadoras. Aqui vemos o seu trabalho, sua missão, no meio dos irmãos. Temos que aprender a praticar o Evangelho de Poder com esses homens, esses servos do Senhor que deram a vida pelo Evangelho de Jesus Cristo. "E achou ali certo homem, chamado Enéias, jazendo numa cama havia oito anos, o qual era paralítico." (Atos 9:33). Acreditamos que esse homem, Enéias, era um crente, pois o motivo da viagem de Pedro foi ver os crentes. Portanto, ele vivia no meio de crentes que oravam e clamavam, mas, mesmo assim, havia no meio deles um doente, um enfermo. Assim como hoje, há vários ajuntamentos solenes, templos lotados, onde existe uma quantidade muito grande de pessoas enfermas, e são enfermidades de toda natureza. Observamos que não se fala que havia vários doentes, mas um é citado: Enéias, que estava há oito anos paralítico. Não sabemos qual foi a causa da sua enfermidade, mas sabemos que não foi de nascença, pois a Palavra fala de anos e não de nascimento, como em outros relatos. Quando vamos a templos, igrejas, ou a campanhas que as modernas igrejas denominacionais fazem, vemos muitos doentes, e raros são os casos em que presenciamos alguma cura. "E disse-lhe Pedro: Enéias, Jesus Cristo te dá saúde; levanta-te e faze a tua cama. E logo se levantou." (Atos 9:34). Prestemos bem atenção nesse versículo, pois não vemos aqui Pedro fazer prolongada oração, ou qualquer outro gesto. O apóstolo simplesmente deu a ordem no nome de Jesus, deu o recado, e mandou que Enéias levantasse e pegasse a sua cama. Pedro sabia quem era, e por tal motivo ele agia com intrepidez no nome de Jesus, o que não vemos acontecer no meio dos que se dizem apóstolos, bispos, pastores da atualidade. Não os vemos praticar o Poder de Deus, não vemos ninguém dar a ordem para libertar os cativos.
 "E viram-no todos os que habitavam em Lida e Sarona, os quais se converteram ao Senhor." (Atos 9:35). Pedro deu a ordem, mandou em Nome de Jesus, informou que Jesus já o havia curado, e Enéias, ao ouvir, se levantou, obedeceu e recebeu a cura imediatamente. Todos nós já fomos informados pela Palavra do Senhor de que já fomos curados, os líderes eclesiásticos com seus vários títulos, que conhecem a Palavra, supostamente estudaram com afinco a Palavra de Deus, e fazem dela a sua meditação diária. Mas eles não dão a ordem, não mandam os enfermos se levantarem, nem os cegos verem, não mandam nada, nem dão o recado do Senhor. E, se fazem as suas orações emotivas, nada acontece, e não acontece por falta de fé, santidade e compromisso com o Evangelho. "Para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías, que diz: Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e levou as nossas doenças." (Mateus 8:17). Sabemos que Jesus já levou todas as nossas enfermidades, mas pessoas que se dizem crentes estão enfermas, e os seus pastores, seus líderes não dão a ordem. Esses que têm a obrigação de colocar o Evangelho em prática não o fazem, preferem fazer prolongadas orações sem poder, pois não vemos mudanças. Criam campanhas, pedem isto e aquilo, pedem cura ao Senhor, esquecendo que a cura o Senhor já nos deu, e o que temos que fazer é mandar a enfermidade, o mal embora em Nome de Jesus. Quando praticamos o Evangelho, quando damos a ordem em Nome de Jesus, o Poder de Deus se manifesta, e a cura apressadamente brota, e as pessoas veem e reconhecem e se convertem ao Senhor. O problema é que as denominações estão preocupadas em criar atrativos para as pessoas se converterem a eles e a suas igrejas, e não a Cristo. "E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia." (Atos 9:36). Jope fica a quase 60 km de Jerusalém, sendo o porto marítimo da Judéia. Hoje é chamada Yafo, comunidade residencial de Telavive. Nessa cidade havia uma irmãzinha comprometida com a Palavra de Deus, que vivia segundo os preceitos do Senhor. Além de ir à igreja orar, ela também praticava a caridade, o amor. Não como a maioria de crentes modernos que vão à igreja, oram, mas não praticam a misericórdia, porque não socorrem ninguém.
 "E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto." (Atos 9:37). Essa irmã, querida por todos, ficou doente e faleceu. Os irmãos pegaram o seu corpo e o colocaram em um quarto da parte alta da casa. Vemos que ela estava morta e já preparada para o sepultamento, já tinha sido lavada e arrumada para o seu velório. Aconteceu com essa irmã o que acontece diariamente com vários irmãos em Cristo em toda parte, pois morrem, ou melhor, ficam enfermos e falecem, são preparados e velados e depois sepultados. Mas, no caso dessa irmã, houve um diferencial que tem um nome: apóstolo Pedro, que conhecia Jesus e seu Poder. "E, como Lida era perto de Jope, ouvindo os discípulos que Pedro estava ali, lhe mandaram dois homens, rogando-lhe que não se demorasse em vir ter com eles." (Atos 9:38). Os irmãos daquela cidade, daquela igreja, sabendo que Pedro estava não muito distante, chamaram dois outros irmãos e os enviaram para buscar Pedro. Isso é fé, é reconhecer um homem de Deus, saber que o Senhor através dele faria milagres. Quero chamar atenção para o fato de tanto a irmã falecida como os outros crentes serem chamados aqui discípulos, ou seja, aprendizes, imitadores de Jesus. Foram chamar Pedro e lhe pediram que viesse com urgência, e, por mais rápido que tenha sido a decisão dos irmãos, a viagem e o retorno junto com Pedro sabemos que, na pior das hipóteses, demorou pelo menos dois dias, uma vez que na época não existiam os recursos de transporte de hoje. Em Jerusalém, o corpo deveria ser sepultado no mesmo dia em que a pessoa morresse, mas, fora de Jerusalém, permitia-se um período de até três dias. Vemos que os discípulos aproveitaram essa exceção. "E, levantando-se Pedro, foi com eles; e quando chegou o levaram ao quarto alto, e todas as viúvas o rodearam, chorando e mostrando as túnicas e roupas que Dorcas fizera quando estava com elas." (Atos 9:39). Como discípulo de Jesus, Pedro foi e, lá chegando, conduziram-no ao aposento onde se encontrava a defunta, cercada das irmãs chorosas que lamentavam a sua partida. Pastores são chamados constantemente para irem a velórios, mas lá, quando chegam, simplesmente consolam os familiares, e muitas vezes nem isso fazem. "Mas Pedro, fazendo sair a todos, pôs-se de joelhos e orou: e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te. E ela abriu os olhos, e, vendo a Pedro, assentou-se."(Atos 9:40). Pedro não pediu ajuda aos irmãos ou irmãs, preferiu ficar só e orou ao Senhor, clamou ao lado de um defunto. Pedro orou ao Senhor por uma mulher que estava morta há tempo, assim como Jesus orou por Lázaro. Quando praticamos a fé, praticamos o Poder de Deus, o milagre acontece. Temos que curar enfermos e ressuscitar os mortos, pois foi isso que Jesus nos mandou, portanto é nosso dever, nossa obrigação, e já fomos capacitados por Ele para fazer a obra. Temos que dar a ordem "E ele, dando-lhe a mão, a levantou e, chamando os santos e as viúvas, apresentou-lha viva. E foi isto notório por toda a Jope, e muitos creram no Senhor. E ficou muitos dias em Jope, com um certo Simão curtidor." (Atos 9:41-43) 
Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
 Um abraço,
 Pr.Henrique Lino
 Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, homossexualismo, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição dia e noite para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. 
Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c