Pular para o conteúdo principal

COMO COMBATER A IDOLATRIA

"E, enquanto Paulo os esperava em Atenas, o seu espírito se comovia em si mesmo, vendo a cidade tão entregue à idolatria." (Atos 17:16)

 Paulo, o maior pregador da igreja dos primogênitos, o maior missionário citado na Bíblia - o homem que sofreu e morreu por levar a Palavra de Deus, o Evangelho de Jesus Cristo, a toda parte, e até hoje Jesus fala através dele pelos seus escritos -, quando chegou a Atenas e se deparou com a idolatria dominante, ficou incomodado e procurou agir. A fé de Paulo não era improdutiva, ao contrário, era produtiva para o Reino de Deus, porque ele, quando via o erro, não se limitava a orar, buscava mudar a situação. Procurava levar a Verdade a todos os que não a conheciam e viviam no engano, adorando ídolos vários. Em várias partes nos deparamos com pessoas idólatras e nada fazemos, não as alertamos sobre esse erro, porque temos medo de sermos ofendidos. Não temos coragem de condenar o pecado, de mostrar o erro que as pessoas estão cometendo adorando qualquer ídolo ou imagem. "De sorte que disputava na sinagoga com os judeus e religiosos, e todos os dias na praça com os que se apresentavam." (Atos 17:17). Paulo ia às praças e falava abertamente contra os vários ídolos em uma terra idólatra, mostrava o erro que se faz ao adorar ídolos, e principalmente o afastamento que o ídolo traz do nosso Deus. Temos parentes, amigos, em cujas casas mantêm imagens e fazem até santuário para vários ídolos, e, para não perder uma amizade ou para não chatearmos alguém, não falamos nada. Nós nos calamos quando, como cristãos verdadeiros, é nossa obrigação ensinar que é pecado a idolatria, e muitos estão assim por desconhecerem a verdade bíblica. Não importa que tipo de ídolo ou imagem, não existem desculpas, temos que mostrar nas Escrituras que é pecado, temos que ter coragem de sempre falar de Jesus, pois, quando nos convertemos ao Senhor, automaticamente entramos em missão de pregar o Evangelho de Jesus Cristo. Ficar calado é uma ação egoísta e condenada por Jesus, e prestaremos conta das pessoas que padeceram por desconhecer a Verdade, por nos omitirmos. Não importa se muitos não vão aceitar, nem concordar, ou se vão nos ofender, ou se ficarão com raiva de nós. Importa muito mais agradar a Deus do que agradar a homens, e, se praticamos o amor, devemos tudo fazer para que todos sejam salvos. Amar não é concordar com erro e pecados, mas levar a salvação.
"E alguns dos filósofos epicureus e estóicos contendiam com ele; e uns diziam: Que quer dizer este paroleiro? E outros: Parece que é pregador de deuses estranhos; porque lhes anunciava a Jesus e a ressurreição." (Atos 17:18). As pessoas, por desconhecerem Deus e a sua Palavra, vão tentar defender as suas crenças, isto porque é o que conhecem. Pessoas que nasceram e cresceram no erro e engano adorando imagens, ídolos vários não vão aceitar de imediato abandonarem a sua fé, uma vez que estão convictos de que estão certos. Por tal motivo, devemos estar preparados, firmes no Evangelho, devemos conhecê-lo bem, para que possamos mostrar sem sombra de dúvida que o Senhor não permite nenhum tipo de ídolo. Qualquer idolatria é pecado e é condenado por Jesus, mas não basta falar, devemos fundamentar nossa argumentação na Bíblia e mostrá-la a todos. Não podemos esperar que, falando e condenando a idolatria aos idólatras, eles venham a concordar conosco. Mas temos que estar preparados para responder e mostrar na Palavra, mostrar o Poder absoluto de Deus. A maioria das pessoas adora ídolos por desconhecerem o Senhor, seu Poder e a maneira como Ele age. "E tomando-o, o levaram ao Areópago, dizendo: Poderemos nós saber que nova doutrina é essa de que falas? Pois coisas estranhas nos trazes aos ouvidos; queremos pois saber o que vem a ser isto"(Atos 17:19-20). Encontraremos muitas - senão a maioria - pessoas que têm sede da verdade, querem compreender, querem entender a Palavra de Deus. Muitos já achavam que não estava correto o fato de adorarem imagem, porque o Espírito Santo já as comovia. Essas pessoas, ao ouvirem, procuram aprender, entender e fazem perguntas, querem esclarecimentos, são estas as primeiras a se converter e abandonar a idolatria. Não podemos concordar que Deus esteja em todas as religiões, pois é mentira, uma vez que Ele não divide a Glória Dele com ninguém. Deus não está em nenhum local onde existam imagens, ou ídolos, não se pode falar o Nome do Senhor junto com qualquer outra divindade. Não se pode fazer uma imagem de qualquer pessoa, por mais importante ou que tenha vivido uma vida em santidade, para a adorarmos. Não se pode fazer uma imagem de Jesus ou Deus, pois Ele não é uma imagem, e Ele mesmo proibiu tal ato. Deus está acessível a todos os que o buscam em espírito e em verdade, portanto não é necessário intermediário para se chegar a Ele.
 "(Pois todos os atenienses e estrangeiros residentes, de nenhuma outra coisa se ocupavam, senão de dizer e ouvir alguma novidade). E, estando Paulo no meio do Areópago, disse: Homens atenienses, em tudo vos vejo um tanto supersticiosos" (Atos 17:21-22). Vivemos em um país extremamente religioso, prova tal que encontramos todos os tipos de religiões e cultos, além de imagens de suas divindades. Encontramos todos os tipos de imagens e objetos de cultos em toda parte, nas esquinas e ruas onde se fazem despacho, encontramos nas praias as suas oferendas, em estradas as imagens e santos e santas, em fontes de águas. Nos deparamos com imagens em casas, escritórios, lojas, escolas e centros comunitários, além de frases e dizeres de impacto religioso. Pessoas têm fé, mas a aplicam de maneira errada, pois adoram demônios ou ídolos que nada são, e nada podem fazer. Essas pessoas assim procedem adorando o que não conhecem por total desconhecimento da Verdade. Por falta de pessoas que as esclareçam e as conduzam ao Senhor, são cegas espiritualmente, assim como muitos de nós éramos antes de nos convertermos. Mas um dia alguém pregou, nos falou e mostrou a Verdade e, portanto, devemos fazer o mesmo."Porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio." (Atos 17:23). As pessoas falam que amam Deus, mas não o conhecem, portanto não o adoram como deveriam. As pessoas falam que amam Deus, mas nada sabem sobre Ele, e por isso adoram imagens, por acharem que estão fazendo o correto, que assim estarão agradando-o. Usam intermediários santos, santas, padroeiros, padroeiros para tentarem chegar ao Senhor, mas não sabem que assim estão simplesmente colocando um muro entre elas e o Senhor. Por isso há necessidade de ajudarmos essas pessoas, levar-lhes o esclarecimento, mostrar-lhes que Deus não aceita idolatria e condena todo tipo de imagem, e nem permite nenhum culto que não seja de adoração somente a Ele. Muitos adoram um deus que nem sabem quem é e nem por que, simplesmente acompanham a maioria; quando questionados, nada sabem falar a respeito da sua fé. "O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens; Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas; E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação; Para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós; Porque Nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração. Sendo nós, pois, geração de Deus, não havemos de cuidar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida por artifício e imaginação dos homens. Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam."(Atos 17:24-30). 
 Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
 Um abraço,
 Pr.Henrique Lino
 Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, homossexualismo, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição dia e noite para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. 
Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c