Pular para o conteúdo principal

A PORTA DAS OVELHAS

"Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador." (João 10:1)

 Jesus é o Bom Pastor. Ele é o único e legítimo cuidador de ovelhas. Ovelhas e não bodes. Jesus teve que vir ao mundo como homem carnal. Ele teve que passar por um nascimento normal, um parto de uma mulher, teve que viver como uma criança normal, um jovem adolescente e passar por todas as fases pelas quais uma pessoa normal passa. Jesus Cristo viveu como uma pessoa normal até os trinta anos, e não fez nenhum milagre, não fez absolutamente nada fora do comum até essa idade. Mas, após o batismo nas águas com o profeta João Batista e de receber o Espírito Santo, foi conduzido pelo Espírito de Deus ao deserto para ser tentado pelo diabo. Depois disso começou o seu ministério terreno, e seu primeiro milagre foi transformar água em vinho. Jesus viveu como uma pessoa normal, mas resistiu a todas as tentações, não pecou, por isso é vencedor. Jesus sofreu todo tipo de provocações, tentações e dores, mas venceu. Ele não caiu em nenhuma cilada do adversário. Já o nosso arqui-inimigo, o satanás, ele não entrou pela porta, ele foi atirado, foi jogado, e nunca viveu como homem, como ser humano. O diabo é o salteador, é um mentiroso, o pai da mentira, pois nada conhece ou sabe, mas influencia todos os que buscam facilidade e prazeres. "Aquele, porém, que entra pela porta é o Pastor das ovelhas. A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora." (João 10:2-3). O que entra pela porta é Jesus, é o Pastor, e Ele as ovelhas ouvem e seguem. Temos que entender que somente quem segue o Pastor são as ovelhas, os outros animais não seguem o pastor, portanto os que não o seguem não o reconhecem como Pastor, e eles têm um outro. Os que criticam o Evangelho, que o acham pesado, ou dão desculpas para não o praticar não são ovelhas, porque discípulos e ovelhas é a mesma coisa, independentemente de qualquer situação, seguem o Mestre, o Pastor, e os que não o seguem estão seguindo alguém, e sabemos que só existe uma opção: quem não está seguindo Jesus está seguindo o diabo. Mas ser ovelhas, seguir o Pastor não é por meio de palavras, e sim trilhando o mesmo caminho que Ele.
 "E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz." (João 10:4). Ovelhas, quando ouvem a voz do Pastor, e isso se dá quando ouvem a Palavra, o Evangelho, elas largam o erro, o pecado, a idolatria e tudo o que não presta e seguem o Senhor. Ovelhas ouvem a voz do Pastor e a identificam, e o seguem, mas os que não são ovelhas escutam, mas não ouvem e, portanto, não o seguem. Todos os que não aceitam isto ou aquilo do Evangelho, os que acrescentam ou diminuem algo, os que criticam a Palavra não são ovelhas, mas bodes, ou outro animal qualquer. Os que, apesar de falarem o nome do Senhor, não vivem de acordo com os seus preceitos, não pertencem ao rebanho de Deus. Esses são os que não conhecem nem reconhecem a sua voz, portanto permanecem em suas mazelas, em seus pecados."Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos." (João 10:5). Quem é ovelha jamais vai seguir o adversário. As ovelhas seguem o Bom Pastor e não se permitem ser enganadas, não aceitam as facilidades, as falsas promessas, regalias oferecidas pelo adversário. As ovelhas fogem das propostas, das heresias, das apostasias e das pregações mentirosas e emotivas, elas simplesmente seguem o Evangelho de Jesus Cristo, pois Ele é o Pastor. As ovelhas têm medo do estranho, de propostas novas, de novidades antibíblicas. Elas não aceitam o que não é a voz do Pastor, já os outros buscam somente satisfazer a sua vontade. Os outros procuram capim fresco e alimento em qualquer lugar, já as ovelhas somente vão atrás do Pastor. "Jesus disse-lhes esta parábola; mas eles não entenderam o que era que lhes dizia." (João 10:6). Jesus gostava de ensinar utilizando parábolas, que é uma maneira ilustrativa de ensinar, relatar ou expor um assunto. Mas, mesmo assim, a maioria dos que ali o escutavam não o entenderam, não o ouviram, e isso comprova que não eram ovelhas. Não reconheciam a voz do Pastor. Assim são as pessoas que vão a igrejas, a culto, leem a Bíblia e não entendem, não compreendem e não aceitam a Verdade, porque não são ovelhas. Os que são ovelhas ouvem, aceitam e se alegram com a voz do seu Pastor."Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas." (João 10:7). O Senhor teve que falar abertamente que Ele era a porta, que era o Pastor. E, como porta, só passariam por Ele as ovelhas; assim, para passar pela porta, é necessário identificá-la, conhecê-la e querer passar por ela, e saber que só se passa por ela pela obediência.
 "Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram." (João 10:8). Todos os outros são ladrões que vêm somente para roubar as ovelhas, roubar a sua vida, a sua alma. Já o Pastor dá a vida pelas ovelhas, as protege, cuida delas e as leva para casa. As ovelhas, quando passam pela porta, que é Jesus, estão protegidas e nada pode atacá-las. Todos os ensinamentos, tudo o que foi falado, ensinado, pregado, que não é fundamentado no Evangelho de Jesus Cristo, são simplesmente artimanhas e engano do ladrão. Mas as ovelhas do Senhor não o escutam, pois estão protegidos pela Porta. "Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens." (João 10:9). Quem ouve a voz do Senhor, quem pratica o Evangelho de Jesus Cristo é porque o está ouvindo. E eles entram e saem para um lugar de paz e de vida por toda a eternidade. Jesus é o Criador da vida e quer nos dar vida, mas, para obtê-la, é necessário primeiro identificar a porta e depois querer passar por ela. Esse querer não é somente uma emoção passageira, tem que ser uma submissão eterna, tem que querer passar pelo caminho estreito que Ele oferece, porque o ladrão oferece uma porta larga e visível para todos, principalmente para os cegos, e um caminho de facilidades, mas que conduz à morte. "O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância." (João 10:10). O ladrão é um destruidor e seu prazer, sua alegria é destruir vidas, sonhos, projetos, é apodrecer tudo, pois essa é a sua essência. Vem para roubar as famílias, a saúde, os valores materiais e morais, a paz, a alegria, vem para roubar tudo o que as pessoas têm. Vem para matar, o seu nome é morte, e, além de matar espiritualmente, ainda se alegra em ver as pessoas mortas e várias outras chorando. Jesus é o Pastor, a porta, e todos os que passam por ela têm vida e tudo o que é seu protegido. Todos os que passam pela porta estão protegidos, e o ladrão não pode passar por ela. "Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas." (João 10:11). Jesus, como homem, deu a vida por nós. Ele se entregou para proteger as suas ovelhas. Somente o Pastor tem condições de dar a sua vida em troca de suas ovelhas, e isso o Senhor fez por cada um de nós. Está ao nosso alcance receber a vida que Ele nos dá. "Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas. Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas. Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas." (João 10;12-15). 
Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
 Um abraço,
 Pr.Henrique Lino
 Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, homossexualismo, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição dia e noite para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. 
Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c