“Irmãos, o bom desejo do meu coração e a oração a Deus por Israel é para sua salvação. Porque lhes dou testemunho de que têm zelo de Deus, mas não com entendimento.” (Romanos 10:1-2)
Todos nós deveríamos agir como Paulo, que orava pelos judeus, porque sabia que em sua maioria eles eram somente religiosos, como ainda o são, uma vez que não reconhecem Cristo como o Messias, como o salvador. Os judeus, a maioria dos israelitas, ainda vivem na lei, eles temem Deus à maneira deles, não como tem que ser, porque ainda praticam as ordenanças de uma lei que se cumpriu em Jesus. Por isso Paulo fala que o bom desejo do seu coração é uma oração a Deus clamando pela salvação deles. Vemos que os judeus têm praticado a lei, ainda guardam os sábados e outras coisas mais, praticam rituais que sabemos que para nada servem, isto porque ainda estão esperando a vinda do Messias e não perceberam que Ele já veio e já está voltando pela segunda vez. Eles ficam em busca de sinais, mas o que eles deveriam fazer era reconhecer Jesus como Salvador, como o Messias, e não como um simples profeta, como eles o fazem. Mas não é anormal, uma vez que, em nosso meio, ou no meio denominado evangélico, são muitos os templos que ainda estão ensinando sobre os profetas e a lei, são muitos os pregadores que fundamentam as suas pregações na lei de Moisés e fazem as pessoas crerem que ela acontecerá. Muitos dos que se dizem crentes, quando falam, observamos que são somente religiosos, pois não conhecem Cristo, uma vez que mencionam somente a antiga lei e as promessas do Senhor para Israel. Eles acham que elas são para a vida deles e querem vê-las se cumprir, só não oferecem holocausto e sacrifícios por não terem mais lugar, apesar de pregadores espertalhões pedirem sacrifícios às pessoas que lhes dão dinheiro e tudo o que têm. “Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus.” (Romanos 10:3). Assim como os judeus ignoram a Justiça de Deus, eles esperam com seus atos estabelecerem, firmarem na justiça, que é baseada em obras, mas nós, os que vivemos em Cristo, vivemos pela fé em Jesus Cristo. Temos que conhecer o Senhor para viver segundo a sua vontade, por isto sempre recomendo, insisto com as pessoas para lerem a Bíblia, principalmente o Novo Testamento, para que não sejam enganadas por doutrinas várias.
“Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê. Ora, Moisés descreve a justiça que é pela lei, dizendo: O homem que fizer estas coisas viverá por elas.” (Romanos 10:4-5). A lei mostrava, apontava para Cristo, Moisés falava da vinda de Jesus. A lei foi dada como aio até a vinda do nosso Senhor, porque ela por si só era e é incapaz de salvar quem quer que seja. Todos os que realmente creem em Deus com entendimento creem em seu Filho Jesus Cristo e vivem pela fé Nele, e não mais no passado. A lei se cumpriu integralmente em Jesus, agora vivemos Nele. Se formos um pouquinho observadores, perceberemos que não existem dois testamentos em vigor, quando se faz um novo, o anterior é logo anulado, portanto, nós temos que saber que vivemos no Novo Testamento, na Nova Aliança feita no Sangue de Jesus. Na lei, as pessoas tinham que a cumprir integralmente, e quem não a cumpria padecia. O único que cumpriu toda a lei foi Jesus, portanto, todos os que ainda estão buscando a lei estão mortos em seus pecados, pois ela não salva, não liberta ninguém. Devemos servir ao Senhor com sabedoria e não com emoção, pois não adianta falarmos que estamos amando o Senhor do nosso jeito, porque só existe uma única maneira de servir ao nosso Deus, e essa maneira é do jeito Dele. Nós não vivemos por obras, mas por fé em Cristo, assim não ficamos praticando rituais ou coisa semelhante, pois em Cristo há liberdade. “Mas a justiça que é pela fé diz assim: Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu? (isto é, a trazer do alto a Cristo. ) Ou: Quem descerá ao abismo? (isto é, a tornar a trazer dentre os mortos a Cristo.)” (Romanos 10:6-7). Nós não temos a preocupação de fazer qualquer sacrifício para agradar ao Senhor para sermos salvos, porque sabemos que não é pela falta de sacrifícios que desceremos ao inferno, uma vez que reconhecemos o sacrifício de Cristo. Ele sim ofereceu-se uma única vez por todos nós, então esse sacrifício perfeito nos comprou para Ele. Assim, devemos viver pela fé Nele, e quem tem fé Nele vive segundo as suas ordenanças e não se preocupa, pois sabe que a salvação está Nele, e por isto tudo faz para se unir a Ele. Temos que aprender a viver em Cristo, nos unir a Ele sabendo que a vida, a salvação está Nele, e que Deus Pai não salvará ninguém exceto através de Jesus, uma vez que não existe ninguém, nada que possa interceder por nós, a não ser Cristo, que morreu por cada um de nós. “Mas que diz? A Palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a Palavra da fé, que pregamos, a saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Porque a Escritura diz: Todo aquele que Nele crer não será confundido.” (Romanos 10:8-11).
Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
Um abraço,
Pr. Henrique Lino
Se você está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração.
Comentários
Postar um comentário