Pular para o conteúdo principal

Fugindo


“E também Saulo consentiu na morte dele. E fez-se naquele dia uma grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos foram dispersos pelas terras da Judéia e de Samaria, exceto os apóstolos.” (Atos 8:1)
 
         Saulo de Tarso, que é na verdade o apóstolo Paulo, antes da sua conversão, consentiu e apoiou a morte de Estêvão. Saulo, que foi um dos maiores perseguidores da igreja do Senhor, depois de convertido, veio a ser um dos maiores defensores, um dos maiores pregadores do Evangelho de Jesus Cristo. Nessa época foi desencadeada uma perseguição contra a igreja do Senhor. Procuravam por toda parte os que eram seguidores de Jesus, que eram espancados, presos e até mortos. E isso tudo era feito sob as ordens dos religiosos, dos sacerdotes, dos que diziam conhecer Deus, os mesmos que mandaram executar o Filho de Deus. Assim, muitos foram para outras regiões, outras cidades e aldeias, fugindo da perseguição, só permanecendo em Jerusalém os apóstolos, pois sabiam que não poderiam abandoná-la por ordem direta de Cristo. Infelizmente, a religião judaica foi a que mais perseguiu e combateu a igreja de Cristo, mas, por mais que fizesse para exterminar a igreja, esta crescia, porque até o fato de os irmãos saírem fugidos de Jerusalém foi uma providência Divina - onde eles iam ou por onde passavam estavam sempre pregando o Evangelho, assim mais pessoas se convertiam ao Senhor, e o Evangelho ia sendo divulgado por todo o mundo.“E uns homens piedosos foram enterrar Estêvão, e fizeram sobre ele grande pranto. E Saulo assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, os encerrava na prisão. Mas os que andavam dispersos iam por toda a parte, anunciando a Palavra.” (Atos 8:2-4). Homens de Deus apanharam o corpo de Estêvão, que foi morto apedrejado, e o enterraram. Enquanto isto Paulo, ou Saulo de Tarso, com toda raiva, fúria, ódio, entrava, ou melhor, invadia as casas onde imaginava que havia pessoas que eram seguidoras de Jesus e as espancava e tentava fazê-las negar a fé, negar Jesus, e como elas não o negavam, ele as mandava para a prisão. Paulo achava que estava fazendo o que era certo, porque aprendeu na religião, e assim tentava combater Jesus Cristo, mas isto só durou até o Senhor aparecer para ele e o convocar para sofrer pelo seu Nome (que é Santo para sempre Amém). Assim conhecemos a trajetória de Paulo, um dos apóstolos mais perseguidos e que no final foi morto por defender o Evangelho que antes ele combatia.
               “E, descendo Filipe à cidade de Samaria lhes pregava a Cristo. E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia; Pois que os espíritos imundos saíam de muitos que os tinham, clamando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos eram curados. E havia grande alegria naquela cidade.”(Atos 8:5-8). Filipe, um servo do Senhor, também estava em fuga, para não ser preso por Paulo, ou por outros, por ser um discípulo de Jesus. Ele fugiu e, passando por Samaria, pregava o Evangelho de Jesus Cristo, agindo com o poder e autoridade que há no Nome do Senhor. E muita gente estava ouvindo, prestando atenção nele, mesmo porque os sinais que ele operava mostravam que realmente era um homem de Deus. Foram muitos os que foram curados, que foram libertos de demônios, pessoas que eram consideradas até mesmo loucas foram libertas de todo o mal e passaram a ter uma vida normal. O povo maravilhado assistia a essa demonstração do Poder de Deus e muitos, não poucos, se renderam ao Senhor. E, claro, a alegria do Senhor tomava conta de todos, as pessoas se alegravam ao verem e desfrutarem do Poder de Deus, e assim muitas pessoas se converteram, se renderam ao Senhor, através das pregações desse homem de Deus que estava em fuga. Vemos que até a sua fuga foi providência Divina, pois foi através dele que o Evangelho foi pregado em Samaria, e muitos se renderam a Ele. “E estava ali um certo homem, chamado Simão, que anteriormente exercera naquela cidade a arte mágica, e tinha iludido o povo de Samaria, dizendo que era uma grande personagem; Ao qual todos atendiam, desde o menor até ao maior, dizendo: Este é a grande virtude de Deus. E atendiam-no, porque já desde muito tempo os havia iludido com artes mágicas.”(Atos 8:9-11). Mas existia ali um enganador, um falso profeta, um mentiroso que há muitos anos vivia enganando o povo dando a entender que era alguma coisa. O povo, por ignorância, acreditava nele, e assim ele vivia enganando e se aproveitando do povo, como muitos falsos profetas que existem por aí, que vivem explorando o povo. A diferença era que esse não conhecia o Senhor, e os de hoje simplesmente desprezam o Senhor. Mas esse mágico, esse enganador, quando ouviu e viu a ação do Evangelho de Jesus Cristo, ele mesmo se rendeu, ele também entregou a sua vida a Cristo.
 “Mas, como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do Reino de Deus, e do Nome de Jesus Cristo, se batizavam, tanto homens como mulheres. E creu até o próprio Simão; e, sendo batizado, ficou de contínuo com Filipe; e, vendo os sinais e as grandes maravilhas que se faziam, estava atônito. Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, ouvindo que Samaria recebera a Palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João. Os quais, tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo.”(Atos 8:12-15).

Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
Um abraço,
Pr. Henrique Lino


Se você está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c