Pular para o conteúdo principal

MULHERES

“E no primeiro dia da semana, muito de madrugada, foram elas ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado, e algumas outras com elas.” (Lucas 24:1)

          Não quero com esta mensagem homenagear as mulheres ou algo assim, mesmo porque não é essa a minha função; mas pregar, expor as verdades bíblicas. E não poderia deixar de citar, após observar cautelosamente a força das mulheres, a devoção delas, sem levar em consideração que são elas responsáveis pelo menos por setenta por cento das conversões dos seus lares. Minha função é pregar o Evangelho de Jesus Cristo, por isso procuro meditar sempre na Palavra e já há muito tempo que me chama a atenção o fato de os templos terem mais mulheres do que homens, e de as mulheres orarem mais do que os homens, de elas buscarem muito mais pela família do que os homens. Talvez seja exatamente o instinto materno, a preocupação em cuidar dos seus, e, portanto, a busca de ajuda de quem sabe ou de quem elas pensam que pode ajudá-las, socorrê-las. Muitas, por falta de conhecimento, por ignorância, acabam buscando ajuda e socorro onde não deveriam, muitas frequentam templos errados, seitas, centro de espiritismo, e outras religiões, mas o fato é que elas fazem isso com a melhor das intenções. Mas nos templos cristãos elas são a maioria que os frequenta, além de cuidarem, de ajudarem, de manterem e sustentá-los, e por isso recebem um cuidado e carinho especial do Senhor. Temos que entender que o ministério pastoral não é para as mulheres, mas, apesar de não poderem pregar em culto misto em que há homens e mulheres, elas podem pregar entre elas. Quando amanheceu, ou melhor, começou a amanhecer, no primeiro domingo após a morte de Jesus Cristo, as mulheres se dirigiram ao sepulcro com o objetivo de cuidar e preparar o cadáver do nosso Senhor, mas o que elas não sabiam era que Jesus não estava morto, não existia cadáver, pois Deus o havia ressuscitado. “E acharam a pedra revolvida do sepulcro. E, entrando, não acharam o corpo do Senhor Jesus.” (Lucas 24:2-3). Nenhum dos onze discípulos teve a preocupação que elas tiveram, e eles não fizeram isso, não foram ao sepulcro, não foram porque sabiam que Jesus tinha ressuscitado pois, a bem da verdade, nem eles criam nisso, e mesmo depois, quando elas falaram, eles não creram e foram constatar o fato. As mulheres tiveram a preocupação de cuidar do corpo do Senhor Jesus, e por isso tiveram a recompensa, pois foram as primeiras pessoas a estarem com Jesus ressurreto.
      “E aconteceu que, estando elas muito perplexas a esse respeito, eis que pararam junto delas dois homens, com vestes resplandecentes. E, estando elas muito atemorizadas, e abaixando o rosto para o chão, eles lhes disseram: Por que buscais o vivente entre os mortos? Não está aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos como de vos falou, estando ainda na Galileia, Dizendo: Convém que o Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, e seja crucificado, e ao terceiro dia ressuscite. E lembraram-se das suas palavras.” (Lucas 24:4-8). Quando chegam ao sepulcro, elas o encontram aberto, pois a pedra que estava fechando a entrada já não estava mais no mesmo lugar. Então elas entram e se deparam com o lugar vazio. Ficam preocupadas, abismadas, até imaginando que alguém poderia ter entrado ali e roubado o corpo do Senhor. Mas naquele instante os anjos do Senhor aparecem para elas e travam esse diálogo chamando a atenção delas por não terem prestado atenção quando Jesus falara sobre a sua morte e ressurreição. Lembra-lhes o que Jesus tinha dito a todos eles, e ainda repete o que Jesus tinha dito na época, e as questiona de por que buscar entre os mortos Aquele que está Vivo. Nós devemos sempre lembrar o que o Senhor nos fala pela sua Palavra e não agirmos de maneira emotiva, e todo o tempo analisar à luz do Evangelho, porque o que Jesus que é o Verbo, a Palavra, fala se cumpre. Jesus já tinha avisado que seria preso, humilhado, escarnecido, crucificado e que morreria na cruz, e que ressuscitaria ao terceiro dia, mas os apóstolos e todos os outros não acreditaram nisso. Eles acreditavam nos milagres que Ele fez, na multiplicação dos pães, na pesca milagrosa, mas que Ele iria ressuscitar dos mortos nem os discípulos ou as mulheres acreditavam. De igual maneira, o povo ainda acredita em várias coisas, mas ainda tem dúvidas sobre a salvação, sobre a ressurreição, isto porque olham de maneira carnal e não espiritual, como devemos. “E, voltando do sepulcro, anunciaram todas estas coisas aos onze e a todos os demais. E eram Maria Madalena, e Joana, e Maria, mãe de Tiago, e as outras que com elas estavam, as que diziam estas coisas aos apóstolos. E as suas palavras lhes pareciam como desvario, e não as creram.” (Lucas 24:9-11) Essas mulheres foram correndo avisar os discípulos de Jesus, todas estavam eufóricas, alegres, mas os discípulos, aqueles que andaram durante três anos com Cristo, vendo todos os tipos de milagres e o seu Poder não creram nelas. Duvidaram, sendo que eles tinham a obrigação de crer, pois o Senhor tinha dito a eles tudo o que iria acontecer. Essas mulheres que mantinham o ministério terreno de Jesus, pois eram elas que ofertavam, além de cuidar das coisas do Senhor, foram, na verdade, chamadas de mentirosas pelos discípulos. “E algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios; E Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, e Suzana, e muitas outras que o serviam com seus bens.” (Lucas 8:2-3). Essas nobres mulheres foram questionadas, e Pedro na hora saiu correndo para verificar, para constatar a veracidade das informações que elas passaram, mas, se Ele tivesse crido em tudo o que Jesus falou, ele não teria saído do lugar, pois sabia que era verdade. Por isso, quando Jesus apareceu para eles, chegou chamando a atenção deles por causa da incredulidade. “Pedro, porém, levantando-se, correu ao sepulcro e, abaixando-se, viu só os lençóis ali postos; e retirou-se, admirando consigo aquele caso.” (Lucas 24:12).
Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
Um abraço,
Pr. Henrique Lino


Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c