Pular para o conteúdo principal

INDO A BETÂNIA

“Foi, pois, Jesus seis dias antes da páscoa a Betânia, onde estava Lázaro, o que falecera, e a quem ressuscitara dentre os mortos. Fizeram-lhe, pois, ali uma ceia, e Marta servia, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com Ele.” (João 12:1-2)

          Alguns dias antes do dia em que se comemorava a festa judaica da páscoa, Jesus foi a Betânia. Essa páscoa não tem nada a ver e nada se parece com a páscoa que conhecemos, pois não existem chocolates e nem ovos de espécie alguma, muito menos coelhos. A festa da páscoa foi determinada desde a época em que Deus tirou o seu povo do Egito, e não é uma festa comercial como se comemora aqui. Jesus sempre que ia a Betânia passava na casa de Marta e Maria, irmãs de Lázaro, pois os considerava amigos, e, portanto, às vezes pernoitava ali, ou sempre fazia alguma refeição junto com eles. Lázaro era um amigo de Jesus. Ele tinha ficado doente, e as suas irmãs tinham mandado chamar Jesus para o ajudar, para o curar, mas o Senhor estava distante, e mesmo quando recebeu o recado, ele ainda permaneceu onde estava, e só foi ao encontro das irmãs quatro dias após Lázaro ter morrido. Quando chegou, é claro que o corpo de Lázaro já estava fedendo, pois já estava iniciando a decomposição. Mesmo assim Jesus deu a ordem, chamou pelo nome, e Lázaro, mesmo preso com faixas, tiras de lençol, como era o costume daquela época, ele subiu os degraus de sua cova e apareceu como uma múmia, e então Jesus mandou soltá-lo. Aquele que estava morto ressuscitou, pois Jesus tinha dado a ordem, tinha o chamado à vida de novo, e esse foi um grande milagre, e tudo foi feito para que o Nome do Senhor fosse Glorificado. Apesar de Jesus, durante o tempo do seu Ministério terreno, ter libertado muitas pessoas endemoniadas, curado enfermos, aberto olhos aos cegos, Ele ressuscitou somente duas pessoas, uma foi Lázaro, e a outra o filho de uma viúva em Naim. Isto o Senhor fez mostrando que Ele tinha Poder para ressuscitar os mortos, uma vez que a sua principal missão foi a de nos resgatar, ou seja, nos fazer ressuscitar, porque até então estávamos todos mortos em nossos pecados, e não havia a menor possibilidade de sermos salvos, de termos vida. Jesus veio para trazer vida para todos os que crerem em seu Nome, porque Ele no Dia dará a ordem e todos os que estiverem mortos ressuscitarão, uns para a vida eterna e outros para a desonra e o sofrimento eterno.
             “Então Maria, tomando um arrátel de unguento de nardo puro, de muito preço, ungiu os pés de Jesus, e enxugou-lhe os pés com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do unguento.” (João 12:3). Jesus estava ali sentado, e junto com Ele estava também Lázaro sentado. Conversavam, enquanto Marta, como sempre, estava preocupada em organizar tudo, servir ao Senhor, arrumar a casa, deixar tudo em ordem, pois tinha acabado de servir uma alimentação a Jesus e aos seus. A sua irmã Maria chega com uma vasilha cheia de nardo, um perfume caríssimo na época, e unge os pés de Jesus. Ela derrama o unguento, perfume, nos pés de Jesus e vai enxugando com os seus cabelos. Assim, a casa, o ambiente todo foi tomado pelo cheiro do perfume com que ela estava ungindo Jesus, e possivelmente nem ela mesma sabia o porquê de estar fazendo aquilo. Na verdade, ela estava sendo guiada pelo Espírito de Deus, pois estava ungindo Jesus, pois, como Ele logo seria crucificado e morreria, ela estava preparando-o para a morte que enfrentaria, mas ela mesma não tinha conhecimento disso. Muitas vezes as pessoas fazem algo sem saber exatamente o porquê, pois estão sendo usadas pelo Espírito de Deus para fazerem algo que só depois irão descobrir o que é, entender o porquê de agirem daquela maneira. Mas também pessoas que não vivem de acordo com a Palavra de Deus podem ser usadas pelo diabo para fazerem coisas que venham a trazer problemas, confusão, sofrimento e dor para elas mesmas ou para outras pessoas. Pelo nosso comportamento diante do Evangelho de Jesus Cristo é que estamos escolhendo ser usados por Deus ou pelo diabo. “Então, um dos seus discípulos, Judas Iscariotes, filho de Simão, o que havia de traí-lo, disse: Por que não se vendeu este unguento por trezentos dinheiros e não se deu aos pobres? Ora, ele disse isto, não pelo cuidado que tivesse dos pobres, mas porque era ladrão e tinha a bolsa, e tirava o que ali se lançava.” (João 12:4-6). Assim como vimos Marta sendo usada pelo Espírito de Deus para ungir Jesus, vemos também Judas Iscariotes sendo usado pelo diabo, porque Judas era desonesto, ladrão, uma vez que ele, como uma espécie de tesoureiro do Ministério de Jesus, roubava sempre das ofertas, e assim o diabo tinha legalidade para agir na vida dele. Assim, quando viu Jesus sendo ungido, ele logo se levanta para questionar. Como era um homem ganancioso e só pensava em dinheiro, ele logo questiona o porquê de ela estar fazendo aquilo, dando a entender que era um desperdício, pois poderia ter vendido o perfume e arrecadado um bom dinheiro, que daria para ajudar os pobres, mas na verdade ele estava pensando era nele mesmo. Judas Iscariotes, por ser ladrão, permitiu que o diabo agisse em sua vida, e usado pelo diabo e com a sua ambição, ele traiu Jesus e depois se suicidou, foi para o inferno, para a morte e sofrimento eterno. “Disse, pois, Jesus: Deixai-a; para o dia da minha sepultura guardou isto; porque os pobres sempre os tendes convosco, mas a mim nem sempre me tendes. E muita gente dos judeus soube que Ele estava ali; e foram, não só por causa de Jesus, mas também para ver a Lázaro, a quem ressuscitara dentre os mortos. E os principais dos sacerdotes tomaram deliberação para matar também a Lázaro; Porque muitos dos judeus, por causa dele, iam e criam em Jesus.” (João 12:7-11).
Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
Um abraço,
Pr. Henrique Lino


Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c