Pular para o conteúdo principal

FÉ SEM SALVAÇÃO

“Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo?” (Tiago 2:14)
 

          As pessoas gostam de falar, de afirmar que têm fé, que são pessoas de fé, mas a maioria não sabe exatamente o que é fé, porque falar que Deus é bom, que Jesus vive e nos ama não é demonstrar fé; ir a um templo denominacional, orar, cantar, ou fazer qualquer outra coisa não serve como demonstração de fé. Orar ou clamar pedindo uma cura, ou uma solução de um problema não é fé, é necessidade e desespero, porque a fé é a certeza daquilo que não existe, que ninguém viu, mas termos a certeza de que acontecerá. As pessoas entendem que a fé é ficar no estado de inércia e deixar tudo para o Senhor. Muitos acreditam que já são salvos e por isso nada precisam fazer, pois a salvação é garantida. Temos que saber que devemos sempre praticar a nossa fé, mostrar as nossas obras, isto é, agir o tempo todo em conformidade com o Evangelho de Jesus Cristo, fazer o que Ele determina pela sua Palavra, mesmo indo contra a nossa lógica, ou a lógica do entendimento humano. É viver somente fazendo o que o Senhor diz que podemos fazer, mesmo que isso ofenda a nossa inteligência. Viver pela fé é nos despir de nós mesmos e deixar Cristo viver em nós. Falar que tem fé e viver em desobediências não é fé, porque a fé é acreditar no Senhor, é acreditar em sua Palavra e tudo fazer para colocá-la em ação. “E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? ” (Tiago 2:15-16). As pessoas falam que têm fé, mas vemos nos templos, nas portas das congregações, pessoas precisando de ajuda, de socorro, e os crentes falarem somente em orar, sem se preocuparem em ajudar, socorrer, dar o que a pessoa precisa. O Senhor pela sua Palavra nos manda socorrer o necessitado, ajudar a quem está precisando de ajuda, isso é demonstração de amor pelo próximo. Mas acontece que os supostos cristãos da atualidade estão fazendo tudo para sustentar, manter em conforto, para não dizer luxo, um animal de estimação, um cachorro, um gato, ou outro bicho qualquer, mas não têm coragem de ajudar a quem precisa. As pessoas negam ajuda, pão, alimento a um faminto, e compram ração importada para um animal; não ajudam um semelhante a comprar uma receita médica, mas gastam fortunas com veterinários, e ainda dizem que têm fé, que amam Deus. Sabemos que são hipócritas, miseráveis e não têm fé e nem conhecem Cristo.
        “Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.” (Tiago 2:17:18). Portanto, se alguém disser que tem fé, mas não vive, não pratica o Evangelho de Jesus Cristo, sabemos que essa pessoa é mentirosa, e a Verdade não está nela. Praticantes da fé são os que têm obras para mostrar, porque se sentem obrigados a viver em conformidade com o Evangelho, porque creem que a sua recompensa não está aqui, mas no Senhor. Os praticantes da fé têm obras para mostrar porque são pessoas que não vivem para adquirir bens, coisas materiais, não vivem buscando realizações materiais aqui, mas vivem todos os dias buscando como agradar ao Senhor. Não existe fé sem obras, e a nossa obra é viver, praticar a Palavra de Deus, que não se resume a orar e ir a templos, mas todo o tempo a se examinar e ver se o que está fazendo ou vivendo é o que Cristo determina. “Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o creem, e estremecem.” (Tiago 2:19). Veja que até o diabo acredita, crê em Deus, e isto porque ele o conhece bem. O satanás tem medo de Deus, e, mesmo vivendo na perdição, na maldição de Deus, ele nada faz sem a permissão do Senhor. Temos que compreender que o diabo já recebeu o castigo por se rebelar contra o Senhor, e por isto hoje ele é o diabo, mas ele pode agir com a permissão do Senhor, uma vez que sem autorização ele nada pode fazer, e essa autorização, na verdade, somos nós que fazemos com que o Senhor lhe dê para agir em nossas vidas. Todas as vezes em que não praticamos a Palavra de Deus, ou que lhe desobedecemos, o diabo pede a Deus para agir em nossas vidas, e essa autorização é concedida. A pessoa falar que acredita em Deus e não viver em conformidade com o Evangelho demonstra que ela está agindo pior do que o diabo, está se rebelando contra o Senhor, e receberá a devida punição. “Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta? Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque? Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada. E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus.” (Tiago 2:20-23), Abrão, o pai da fé, ouviu o Senhor e saiu da sua terra. Foi em busca de uma terra que Deus lhe prometeu, apesar de não lhe mostrar onde era. Abrão creu e viveu vagando por muito tempo, e não esperou a Promessa do Senhor de que seria pai de uma grande nação, apesar de ser velho. Como perseverou, como obedeceu, vimos então a sua obra. Se temos fé, então que mostremos a nossa fé pelas nossas obras, caso contrário, seremos somente religiosos e mentirosos. “Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé. E de igual modo Raabe, a meretriz, não foi também justificada pelas obras, quando recolheu os emissários, e os despediu por outro caminho? Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.” (Tiago 2:24-26).
Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
Um abraço,
Pr. Henrique Lino 


Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c