Pular para o conteúdo principal

QUEM BATIZOU.

“E quando o Senhor entendeu que os fariseus tinham ouvido que Jesus fazia e batizava mais discípulos do que João (Ainda que Jesus mesmo não batizava, mas os seus discípulos), Deixou a Judéia, e foi outra vez para a Galiléia. E era-lhe necessário passar por Samaria. Foi, pois, a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, junto da herdade que Jacó tinha dado a seu filho José. E estava ali a fonte de Jacó. Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonte. Era isto quase à hora sexta.” (João 4:1-6)

          As pessoas sempre querem idolatrar alguém, elas têm necessidade de, mesmo em coisas espirituais, agirem como carnais. Vemos que as pessoas já comentavam que Jesus estava batizando mais do que João Batista, mas, na verdade, isso não importava, e sim o fato de que as pessoas estavam sendo batizadas, para Honra e Glória do Senhor. Como sempre as pessoas sempre omitem a verdade ou acrescentam alguma coisa, porque, nesse caso, falavam que Jesus estava batizando mais pessoas do que João Batista, mas, na verdade, quem fazia isso era a sua equipe, eram seus discípulos, uma vez que Ele mesmo não batizou ninguém. Quando Jesus ficou sabendo disso, Ele deixou a Judeia e foi novamente para a Galileia, mesmo porque Ele não tinha interesse de criar ciúmes ou discórdias, ciumeiras, portanto, Ele se retira, se afasta. Todos nós deveríamos seguir seu exemplo, mas vemos o contrário, pois líderes gostam de falar, de apregoar quantas pessoas estão batizando, ou quantas pessoas são membro das suas congregações. Estão mais preocupadas com números do que com as almas das pessoas. “Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. Porque os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida.” (João 4:7-8). Jesus teve que passar por Samaria, e, já cansado, parou próximo a um poço, enquanto os seus discípulos iam à cidade para comprar alimento. Quando estava ali sentado, aproxima-se uma mulher samaritana e Ele lhe pede um pouco de água para matar a sua sede. Ao contrário do que muitos fantasiam, Jesus era um homem, estava revestido de carne, portanto, tinha as mesmas necessidades que qualquer um de nós, tais como sede, fome, e se cansava também.
     “Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (Porque os judeus não se comunicam com os samaritanos).” (João 4:9). Essa samaritana, não sabendo quem era Jesus, o questiona primeiro pelo fato de ele ser um judeu e dirigir-se a ela pedindo água, uma vez que os samaritanos e os de Jerusalém não se davam, desde a época de Roboão, neto de Davi, filho de Salomão, quando se dividiu Israel em reino do norte e reino do sul. Esse é o problema: nós nos fixamos nas aparências, gostamos de sempre agir como essa samaritana, porque, se alguém que achamos que não gosta de nós se dirigir a nós, achamos estranho, e se nos fizer uma gentileza, logo achamos que é uma armadilha. Não era normal um homem se dirigir a uma mulher para conversar, e principalmente por serem de reinos que se consideravam inimigos. “Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e Ele te daria água viva.” (João 4-10). Jesus responde mostrando-lhe a sua ignorância, principalmente em relação a Ele, e diz que, se fosse o contrário e ela lhe pedisse, Ele lhe daria sem questionar a Água Viva. Nós temos o hábito de ficar muito preocupados com as coisas terrenas, físicas, naturais, e muito pouco olhamos para espirituais, não examinamos as coisas que nos acontecem, porque, se fôssemos inteligentes, sábios, saberíamos que tudo o que ocorre no mundo físico tem a sua origem no espiritual. Nós devemos nos preocupar mais em conhecer a Deus e a sua vontade, temos que aprender a viver de acordo com a sua vontade, assim como Jesus disse a essa mulher samaritana. “Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva? És tu maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado? Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.” (João 4:11-14). A mulher continua falando, pensando de maneira natural, carnal, mas Jesus lhe fala de maneira espiritual e explica, fala de vida eterna. Mostra a ela que a água comum nada é, assim como o alimento e tudo mais, o que realmente importa é Jesus e recebê-lo, pois Ele nos conduzirá para a vida eterna. Ele, somente Ele pode nos dar vida, pode nos dar da Água Viva, que saciará para sempre a nossa sede. Agora, ao ouvir isso, essa mulher que era uma pecadora pede ao Senhor dessa Água Viva. “Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la. Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido, e vem cá. A mulher respondeu, e disse: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido; Porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade. Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta. Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo. Jesus disse-lhe: Eu o sou, eu que falo contigo.” (João 4:15-26).
Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
Um abraço,
Pr. Henrique Lino


Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c