Pular para o conteúdo principal

VENDO JESUS VINDO

“No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.” (João 1:29)
 

 João Batista foi o preparador do caminho Senhor, aquele que veio antes para avisar que o Senhor, o Messias, estava vindo, aquele que foi escolhido e enviado por Deus para batizar o seu Filho ali nas águas do Jordão. João Batista pregava o arrependimento e chamava todos para deixarem os seus pecados e se renderem ao Senhor. Ele não tinha medo de confrontar e condenar o pecado. Jesus disse que profeta maior do que João Batista não existiria, e esse homem foi morto por condenar o pecado do adultério, pois confrontou o rei Herodes e Herodias, que tinha sido casada com o rei Filipe, irmão de Herodes, e tinha divorciado de Filipe e se casado com Herodes. João Batista quando o via dizia: “não te é lícito possuir a mulher do teu irmão”. Isso irritava Herodias, o que fez com que, no dia do aniversário de Herodes, a sua filha Salomé pedisse a cabeça desse profeta em uma bandeja. João Batista sabia quem era Jesus porque Deus lhe tinha revelado e mostrado quem era. Quando batizou Jesus no Jordão, viu o Espírito Santo vir sobre Ele em forma corpórea de uma pomba, e o Pai do Céu falar: “este é meu Filho amado em quem me comprazo”. Assim foi que vimos o Pai, o Filho e o Espírito Santo, o Pai falando do Céu, o Filho sendo batizado, e o Espírito Santo vindo sobre Ele. João Batista sabia que Jesus tinha vindo para nos resgatar, para morrer em nosso lugar e para levar toda nossa culpa, os nossos pecados. “Este é aquele do qual eu disse: Após mim vem um homem que é antes de mim, porque foi primeiro do que eu. E eu não o conhecia; mas, para que Ele fosse manifestado a Israel, vim eu, por isso, batizando com água.” (João 1:30-31). João Batista testemunhava sobre Jesus e falava que o conhecia somente porque lhe tinha sido revelado, mas, mesmo nunca o tendo visto, sabia quem Ele era e sabia que tinha vindo antes para preparar o caminho e batizar Jesus Cristo, o Filho de Deus. João ainda explica que Jesus é antes dele, isto porque Jesus é autoexistente, sempre existiu e veio à terra, no nosso meio, como homem, e, para que pudéssemos ser libertos, Ele teve que se revestir de carne para nos salvar, nos libertar do jugo do pecado. João Batista foi um homem, um profeta escolhido por Deus para anunciar a vinda de Jesus. Devemos observar que esse primeiro pregador do Novo Testamento iniciou a sua pregação, seu ministério dizendo: “arrependa-se porque há chegado o Reino dos céus”.
 “E João testificou, dizendo: Eu vi o Espírito descer do céu como pomba, e repousar sobre Ele. E eu não o conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito, e sobre Ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo.” (João 1:32-33). Deus tinha enviado João Batista para batizar e tinha lhe dito que sobre quem ele visse o Espírito Santo pousar, saberia que aquele era o Messias, o Filho amado de Deus. Mas antes mesmo de João Batista batizar Jesus e ver esse grande sinal, ele já sabia quem era Jesus, pois ele já tinha dito ao vê-lo: “eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. Deus tinha dito que João Batista deveria batizar todos os que viessem a ele, todos os que quisessem com água, mas Jesus seria batizado com o Espírito Santo. E hoje temos Jesus nos batizando com o seu Espírito, claro que Ele só faz isso a quem realmente o busca, quem realmente se aproxima Dele, todos os que se arrependem, pois o ministério terreno de Jesus se iniciou também com a sua pregação dizendo: “arrependa-se, pois há chegado o Reino dos céus.” “E eu vi, e tenho testificado que este é o Filho de Deus. No dia seguinte João estava outra vez ali, e dois dos seus discípulos; E, vendo passar a Jesus, disse: Eis aqui o Cordeiro de Deus. E os dois discípulos ouviram-no dizer isto, e seguiram a Jesus.” (João 1:34-37). João, o autor deste livro, deste Evangelho, não é João Batista, ele é um dos filhos de Zebedeu e foi considerado o discípulo amado. Esse discípulo sempre pregou sobre o amor e morreu quando estava preso na ilha de Patmos. Também foi o escritor do livro de Apocalipse (revelação). Mas, voltando a João Batista, no dia seguinte estava junto a dois dos seus discípulos, e, quando viu Jesus passar, ele disse:“olha o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. João se refere a Jesus como um cordeiro, porque, quando Jesus foi preso e crucificado, foi como um cordeiro, uma vez que não abriu a boca uma vez sequer para reclamar, ou tentar se defender, aceitando todo o castigo, porque sabia que era plano do Pai. Jesus foi o Cordeiro de Deus. Esses discípulos que ouviram João Batista dizer isso resolveram seguir Jesus, e a partir daquele momento não eram mais discípulos de João Batista e sim discípulos de Jesus Cristo, seguidores de Jesus.“E Jesus, voltando-se e vendo que eles o seguiam, disse-lhes: Que buscais? E eles disseram: Rabi (que, traduzido, quer dizer Mestre), onde moras? Ele lhes disse: Vinde, e vede. Foram, e viram onde morava, e ficaram com ele aquele dia; e era já quase a hora décima. Era André, irmão de Simão Pedro, um dos dois que ouviram aquilo de João, e o haviam seguido.” (João 1:38-40). Esses dois foram os primeiros discípulos de Jesus, os primeiros seguidores Dele, mas não são os filhos de Zebedeu, que são Tiago e João, o autor deste livro, deste Evangelho de Jesus Cristo. Quando falamos autor, estamos dizendo somente que foi usado para escrever, pois o Verdadeiro Autor é Jesus, uma vez que toda a Bíblia foi escrita por homens, mas guiados pelo Espírito Santo de Deus. Assim se iniciou o ministério terreno de Jesus Cristo, o Messias, o Filho de Deus. “Este achou primeiro a seu irmão Simão, e disse-lhe: Achamos o Messias (que, traduzido, é o Cristo). E levou-o a Jesus. E, olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, filho de Jonas; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro). No dia seguinte quis Jesus ir à Galiléia, e achou a Filipe, e disse-lhe: Segue-me. E Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro.
Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José.” (João 1:41-45).

Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
Um abraço,
Pr. Henrique Lino


Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c