Pular para o conteúdo principal

PESCANDO

“E aconteceu que, apertando-o a multidão, para ouvir a Palavra de Deus, estava Ele junto ao lago de Genesaré; e viu estar dois barcos junto à praia do lago; e os pescadores, havendo descido deles, estavam lavando as redes.” (Lucas 5:1-2)

          Quando Jesus estava andando ou pregando, sempre havia uma multidão de pessoas que o cercavam com o objetivo de ouvi-lo, de aprender mais sobre a Palavra de Deus. É evidente que nem sempre todos os que estavam ali queriam aprender, conhecer a vontade de Deus, porque no meio havia os religiosos com o intuito de pegá-lo em alguma contradição, ou de lhe armar ciladas, armadilhas, para o pegarem. Também havia os que estavam ali simplesmente à espera de um milagre, querendo uma bênção somente para si, e outros, os curiosos, que queriam ver algum milagre, algum sinal, além dos que queriam levantá-lo com rei físico de Israel. Mas aqui a nossa atenção está toda voltada para as pessoas que estavam ali para ouvir a Palavra de Deus, e era uma multidão trazendo desconforto e impossibilitando Jesus de olhar e pregar para todos de maneira clara. Foi quando Ele observou dois barcos junto ao lago, então resolveu fazer uso de um para que de dentro dele, ali nas águas, Ele pudesse pregar livremente. Jesus entra em um dos barcos, que era de Pedro, e pede que o afaste um pouco da terra, e de lá então prega a Poderosa Palavra de Deus a todos os ouvintes que estavam ali às margens do lago. “E, entrando num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, assentando-se, ensinava do barco a multidão. E, quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar.” (Lucas 5:3-4). Jesus, após pregar, ensinar o Evangelho, vira para Pedro Simão, que era o dono do barco, e fala para ele adentrar o mar e lançar as redes para pescar. Temos que observar que Jesus ainda estava ensinando, como tudo o que Ele fez foi para nos dar ensinamentos, sabemos que Pedro era um pescador profissional que entendia tudo sobre pesca, e quando Jesus o viu, ele estava junto com outros lavando as redes depois de uma noite que passou pescando. Vamos descobrir que foi uma noite infrutífera, mas o seu amanhecer estava sendo muito produtivo, pois começou sendo usado para dar condições ao Senhor Jesus de pregar, de ensinar o seu Evangelho, e agora veremos que Ele também terá um grande ensinamento, pois Cristo se revela para ele.
         “E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua Palavra, lançarei a rede.” (Lucas 5:5). Quando Jesus manda ele se afastar e lançar as redes, Pedro primeiro reconhece que Jesus é o Mestre, e depois confessa o seu fracasso como pescador aquela noite, pois não tinha conseguido pescar nada, portanto, quando o Senhor o chamou e entrou em seu barco, ele estava lavando as redes, triste e desiludido com o seu fracasso. Também temos que observar que Pedro, sendo um pescador profissional, tinha tentado toda a noite e não tinha pescado nada, e agora o Senhor manda-lhe jogar as redes, e ele diz que sabe que ali não há peixes, não há nada, mas sob a Palavra de Jesus ele jogará as redes novamente. Aqui vemos a fé e, principalmente, a obediência de Pedro, pois diz que jogará porque o Senhor mandou. Pedro era um homem obediente, por isto ele foi um dos discípulos mais falados, comentados, citados. Pedro poderia ter dito que não iria jogar as redes, pois, como pescador, ele sabia que não havia peixes, mas ele simplesmente obedeceu e ainda disse que estava jogando as redes porque o Senhor mandara. “E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes rede. E fizeram sinal aos companheiros que estavam no outro barco, para que os fossem ajudar. E foram, e encheram ambos os barcos, de maneira tal que quase iam a pique.” (Lucas 5:6-7). Assim que jogou as redes onde antes não havia nenhum peixe, a rede veio cheia, transbordando de peixes, por isto estava a ponto de romper, de rebentar de tantos peixes. Vemos novamente o milagre, porque, apesar de cheias, as redes não estouraram, e assim Pedro chamou os seus colegas para irem ajudar a apanhar a grande quantidade de peixes, pois, possivelmente, se só usasse o seu barco, este tombaria. A quantidade de peixes foi tão grande que deu para encher os dois barcos, e ficaram lotados, tanto que quase afundaram. Então os pescadores e todos viram o grande milagre, pois onde não existia peixes agora havia em grande quantidade. “E vendo isto Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, ausenta-te de mim, que sou um homem pecador.” (Lucas 5:8). Pedro, quando viu aquilo, reconheceu o Senhor como o Messias, como Ele realmente era, e, sabendo que era pecador, pediu que Jesus se afastasse dele. Todos nós, seres humanos, somos pecadores, mesmo porque a nossa origem adâmica nos transforma em seres pecadores, e só somos salvos quando reconhecemos que Jesus é o Filho de Deus, nosso Salvador, e que devemos ir a Ele pedir perdão. Só assim poderemos ser salvos pela sua Graça, pelo seu infinito amor. Pedro pediu que Jesus se afaste dele, pois sabia que era um pecador, mas o Senhor veio para nós, os pecadores arrependidos, Jesus veio para nos salvar. Pedro, a partir daquele momento, deixou de ser um simples pescador e passou a ser pescador de homens. “Pois que o espanto se apoderara dele, e de todos os que com ele estavam, por causa da pesca de peixe que haviam feito. E, de igual modo, também de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. E disse Jesus a Simão: Não temas; de agora em diante serás pescador de homens. E, levando os barcos para terra, deixaram tudo, e o seguiram.” (Lucas 5:9-11).
Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
Um abraço,
Pr. Henrique Lino

Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c