Pular para o conteúdo principal

JESUS FALANDO NO TEMPLO

"E, falando Jesus, dizia, ensinando no templo: Como dizem os escribas que o Cristo é filho de Davi?" (Marcos 12:35)

          Os religiosos, os praticantes de uma lei que não conhecem profundamente são os que mais erram e criam heresias, que são difundidas como sendo a Palavra de Deus. Por não conhecerem como deveriam a Palavra de Deus, os escribas, os que tinham a obrigação, o ofício de transcrever as Escrituras - uma vez que naquela época não existia máquina de tipografia e muito menos xerox -, eles ficavam transcrevendo a lei e sobre os profetas, mas não meditavam a respeito de tudo o que estava escrito, ou do que estavam escrevendo. Prova tal que eles difundiam e afirmavam que Jesus era filho de Davi, e, apesar de anos, séculos terem se passado, muitas pessoas, pregadores ainda ensinam, afirmam isso. Jesus combatia as heresias, os falsos entendimentos, a religiosidade, e por esse motivo, no templo, quando estava ensinando, pregando, Ele pergunta o que os escribas diziam sobre Ele ser filho de Davi. Eu sempre faço questão de ressaltar que Jesus se dedicava a ensinar o Evangelho, se dedicava a pregar a Palavra de Deus, não como muitos pensam que Ele veio somente para abençoar, curar e fazer milagres. Ele veio e começou o seu Ministério terreno foi pregando, ensinando, e agora no templo Ele traz mais um ensinamento com essa pergunta. Quem eles dizem que Ele é, porque, se falarem que é Filho de Davi, então as Escrituras estão se chocando, porque elas afirmam que Ele é Filho de Deus. Sabemos que a Palavra de Deus não se contradiz, mas, na própria escritura, vimos pessoas afirmarem, chamarem-no de filho de Davi, assim como foi o caso de um cego que ficou gritando para que Ele tivesse piedade dele e o curasse. Mas o seu chamamento foi exatamente chamando-o de filho de Davi. Não somente este, na verdade, quase todos os judeus assim pensavam e pensam até hoje. Os judeus até hoje se referem a Jesus como filho de Davi, mas devemos entender que isso não é possível, porque o mesmo Davi se referia a Ele como o Filho de Deus. Davi, profetizando em seus salmos, em nenhum momento se refere ao Salvador, ao Messias como seu filho, e também não sabemos de nenhum dos profetas chamarem, afirmarem que Jesus seria filho de Davi. Hoje vemos, ouvimos várias citações que se dizem bíblicas sem o serem, e também falam frases dizendo que foram ditas por Jesus ou por Deus, só que elas não se encontram na Bíblia. As pessoas afirmam muitas coisas, tais como          "não cai uma folha se não for a vontade de Deus", ou "Deus escreve certo por linhas tortas", e "o cair é do homem, mas o levantar é de Deus", essas e mais um monte de citações que não existem na Bíblia.
 "O próprio Davi disse pelo Espírito Santo: O Senhor disse ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita Até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés. Pois, se Davi mesmo lhe chama Senhor, como é logo seu filho? E a grande multidão o ouvia de boa vontade." (Marcos 12:36-37). Jesus então explica, questiona como Davi, sendo usado por Deus, chama Jesus de Senhor, e não é hábito em lugar algum os pais chamarem os filhos de Senhor, e sim os filhos chamarem os pais de Senhor. Davi, sendo usado por Deus em revelação, refere-se a Jesus como o Senhor, então como ele poderia ser pai de Cristo? Não há como Jesus ser filho de Davi se o conhecemos como o Filho de Deus. Portanto, devemos atentar para o que falamos ou ensinamos, porque podemos ser mentirosos, podemos estar difundindo heresias. Jesus só tem e teve um Pai, que é Deus, e Maria foi usada por Deus para que Jesus tivesse um nascimento, um surgimento humano, porque, para vencer, Ele tinha que vir na carne e suportar todas as fraquezas que o ser humano suporta. Jesus foi vencedor exatamente nisso, porque venceu sendo humano e mostrou que todos nós podemos vencer se estivermos Nele. Temos que ser inteligentes, temos que buscar entender, compreender a Palavra de Deus, e não ficarmos simplesmente aceitando o que nos falam. Temos que aprender a pesquisar, afinal, temos a nossa Bíblia, que não é para enfeite, mas para ser usada. Basta analisar que Maria ficou grávida pelo Espírito Santo, e não por José, apesar de este ser da linhagem de Davi, mas ele não teve nenhuma participação no nascimento de Jesus. Portanto, não podemos falar nem mesmo que Ele é descendente de Davi, uma vez que José nada teve a ver com o nascimento da criança Jesus, portanto, sabemos pela Escritura, pela Palavra de Deus, que Jesus é somente Filho de Deus. Veja que o próprio Jesus ensinou isto no templo. Ele mostrou a contradição dos escribas ao afirmarem que Ele era filho de Davi, mas sabemos que o nosso Mestre é Filho de Deus. Temos que saber que Davi foi um grande homem, extremamente abençoado por Deus, foi um homem que foi usado por Deus para guiar os hebreus, para libertá-los do jugo dos adversários, mas ele era somente um ser humano. Falamos é de Jesus, o Rei dos reis, aquele que é Deus, e, consequentemente, Filho de Deus, para isto que devemos atentar. "E, ensinando-os, dizia-lhes: Guardai-vos dos escribas, que gostam de andar com vestes compridas, e das saudações nas praças, E das primeiras cadeiras nas sinagogas, e dos primeiros assentos nas ceias; que devoram as casas das viúvas, e isso com pretexto de largas orações. Estes receberão mais grave condenação." (Marcos 12:38-40).
Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
Um abraço,
 Pr. Henrique Lino 
Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas,  ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c