Pular para o conteúdo principal

OS DONS ESÍRITUAIS

"Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes. Vós bem sabeis que éreis gentios, levados aos ídolos mudos, conforme éreis guiados. Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema, e ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo." (1 Coríntios 12:1-3)

         Observamos que muitas pessoas falam em dons, ministérios, sem terem realmente a menor noção do que falam, e acabam criando muita confusão. Exemplo é que muitas pessoas, especialmente os jovens, falam em ministério de dança, e, a bem da verdade, não existe esse ministério na igreja do Senhor. Muitos tomam por base o fato de Mirian, Davi e outros terem dançado em determinado momento, e querem entender que por isso deve-se assim proceder, e seria ministério. Mas, na verdade, inexiste esse ministério, não quero dizer com isso que é errado, pecado em algum momento, ou em uma ocasião de festa as pessoas dançarem ao som de louvores, e de maneira comportada. Não com funks, rocks, gospel, porque isso não existe e é pecado, e jamais pode se sexualizar a dança, e muito menos ficar se mostrando. Ministérios são funções específicas na igreja, em que determinadas pessoas fazem algo em prol da igreja, dos irmãos, e, principalmente, do Evangelho. Por exemplo, são ministérios o diaconato, cuidar das crianças, dos idosos, cuidar dos menos favorecidos, dos necessitados, ou ajudar a manter a igreja, evangelizar, enfim são vários. Já os dons são a capacitação do Senhor para que façamos a boa obra. Os dons são vários, uma pessoa pode ter vários ou somente um, mas todo o tempo devemos estar sempre buscando mais do Senhor, porque, quando o buscamos, o Senhor nos dá, nos capacita para que possamos estar exercendo o ministério que Ele nos deu. Ninguém que é convertido, que conhece o Senhor fala de alguma maneira contra o Senhor, ninguém que tem o Espírito de Deus fala que Jesus é maldito (anátema), porque estaria se autoamaldiçoando. Uma vez que nos convertemos, se realmente for legítima a nossa conversão, então temos o Espírito de Deus, temos o próprio Jesus habitando em nós, portanto, como falaríamos contra nós mesmos? Todos os que falam contra o Senhor, tendo consciência disso, são eternamente malditos, porque estão pecando contra o Espírito Santo, e esse pecado é imperdoável. Assim, os que conhecem Jesus podem e afirmam que Jesus é o Senhor.
 "Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.
E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.
E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil." (1 Coríntios 12:4-7).
 São vários os dons, mas todos eles são dados por Jesus, são guiados pelo Espírito Santo de Deus, assim como são vários os ministérios que também são a mesma coisa, entretanto a manifestação é ocasional e depende de cada um de nós. Temos que entender que o dom é uma ferramenta que o Senhor nos dá para que possamos usá-la para evangelizar e ajudar, socorrer os irmãos. Jamais pode ser usado com orgulho ou soberba, porque os dons são para servir o Reino, e são irrevogáveis, entretanto a sua manifestação depende do nosso comportamento, do nosso modo de vida e de nossa fé. Assim como as variedades de ministérios são dados pelo Espírito de Deus, uma pessoa pode amar ser diácono, obreiro, ou cuidar de crianças, fazer questão de manter o ministério, cantar, louvar, evangelizar, ajudar, todas são capacitações, vontades, colocadas em seu coração pelo Espirito Santo. "Porque a um pelo Espírito é dada a Palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a Palavra da ciência; E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas." (1 Coríntios 12:8-10). Nem todos os crentes têm o mesmo dom, tampouco há algum cristão que tenha todas as capacitações espirituais. A palavra de sabedoria é o dom correspondente ao poder de analisar profundamente algo que é descoberto e apresentado. O dom de conhecimento tem a ver com a capacidade dos profetas e mestres de trazer à luz novas revelações da Palavra para o benefício do Corpo de Cristo. Muitas vezes assistimos a uma pregação, ou em uma conversa com um irmão ele nos expõe algo da Palavra do Evangelho que não tínhamos percebido, não tínhamos entendido, apesar de já termos lido várias vezes. Isto é o dom da sabedoria. O dom da fé não é o mesmo que a fé para a salvação que todos ganham, que também é um dom de Deus, mas a fé inabalável no cumprimento da Palavra de Deus em várias áreas. O dom da fé para o serviço cristão é uma capacitação especial para crer no cumprimento da Palavra e na realização de grandes obras espirituais em prol da comunidade cristã e na evangelização do mundo. Já os dons de cura referem-se a várias capacidades espirituais oferecidas pelo Espírito Santo aos crentes, a fim de poderem ministrar de várias formas cada uma das muitas doenças que afligem a humanidade de tempos em tempos. Maravilhas ou milagres são a confirmação de que o milagre é sempre uma intervenção sobrenatural e extraordinária de Deus, que nesse caso usa como canal a pessoa de determinado crente e a sua capacitação espiritual e especial (dom) concedida pelo próprio Senhor. A profecia é igualmente um ato da vontade de Deus que o Espírito Santo transmite especialmente ao crente agraciado com esse dom específico. A revelação Divina pode ser uma predição ou um anúncio da vontade expressa de Deus a partir da exposição da Palavra. Entretanto, como falsas profecias e ensinos podem adentrar a comunidade dos crentes, o Senhor concede o dom de distinguir os espíritos, separando com clareza os ensinamentos e práticas que vêm do Senhor dos enganos e mentiras com que tentam seduzir os cristãos desde o início da igreja."Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer. Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito. Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos." (1 Coríntios 12:11-14). 
Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
Um abraço,
Pr.Henrique Lino 
Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas,  ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c