Pular para o conteúdo principal

TRAZENDO A MEMORIA

"Traze estas coisas à memória, ordenando-lhes diante do Senhor que não tenham contendas de palavras, que para nada aproveitam e são para perversão dos ouvintes." (2 Timóteo 2:14)

         Como servos do Senhor, como discípulos de Jesus, não podemos entrar em debates com quem quer que seja para justificar a nossa fé. Não podemos travar discussões com incrédulos ou com os falsos irmãos para defender o Evangelho, mesmo porque Deus não precisa da nossa ajuda. Assim, fica claro que não podemos tentar obrigar, convencer alguma pessoa, por quaisquer meios, a se converter ao Senhor, ou a aceitar Jesus como seu Salvador. Temos que aprender que o nosso dever é pregar o Evangelho, as pessoas que aceitarem, permitirem ouvir, e se concordarem, aceitarão e se renderão aos pés do Senhor. Não podemos esquecer que isso não acontece por força nem violência, e sim através do Espírito de Deus. Quando vemos pessoas teimando, discutindo o Evangelho, sabemos que ali não está presente o Espírito de Deus. Se pessoas vêm até nós com o objetivo de denegrir, desmerecer o Evangelho, devemos simplesmente nos calar, e, em oração, pedir perdão pela vida dela e nos retirar. Não temos e nem precisamos tentar mostrar, provar que ela está errada, mas, ao contrário, nos calar e retirarmos. O Evangelho tem que ser falado, pregado, mostrado, vivido, mas não se pode obrigar ninguém a aceitá-lo, porque Jesus não obriga ninguém. Ele disse: "Eis que estou à porta e bato, e se alguém ouvir e a abrir, eu entrarei, e com ele cearei"; assim vemos que tem que haver aceitação, concordância. "Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a Palavra da Verdade." (2 Timóteo 2:15). Ser obreiro do Senhor é um cargo de alta responsabilidade, porque somos servos do Senhor, do Deus altíssimo, do Criador de tudo, somos servos do Deus Todo Poderoso, da maior autoridade do mundo. Ser obreiro do Senhor é ser embaixador do Reino, é viver e apresentar as leis do Reino, a constituição, a carta Magna do Reino de Deus. Assim nós temos não somente que apresentar as leis do Reino, mas viver por elas, e elas dizem que não podemos entrar em discursos com ninguém para tentar provar que Deus existe, ou que Jesus é bom. Devemos simplesmente falar, mostrar, apresentar o Evangelho. Se as pessoas discordarem, temos que nos afastar somente e não travar discussões ou tentar provar nada. Manejar bem a Palavra da Verdade é conhecer bem o nosso manual de vida, que é a Bíblia, e estarmos sempre prontos para falar dela, e não discutirmos, não colocarmos a nossa opinião, mas mostrar o que nela está registrado, porque Jesus é o Verbo, a Palavra.
 "Mas evita os falatórios profanos, porque produzirão maior impiedade. E a palavra desses roerá como gangrena; entre os quais são Himeneu e Fileto; Os quais se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição era já feita, e perverteram a fé de alguns." (2 Timóteo 2:16-18). Jamais podemos entrar em debates, discussões com supostos irmãos que tentam trazer novidades para o Evangelho, nem com os que procuram trazer entendimentos diferentes do que o Senhor já nos mostrou. Temos que falar a verdade, mas, se não quiserem aceitar, nos calamos, porque não temos que convencer ninguém. Temos que, por palavras, atitudes, pelo nosso caráter apresentar Jesus a todos. Não podemos trazer facilidades, ou dificuldades, mas simplesmente apresentar o Evangelho de maneira clara, simples como Ele é. Quem aceitar a Palavra de Deus e se converter será salvo, mas quem não aceita já está condenado como está no Evangelho. Assim somos nós sem contendas, sem debates, sem discussões, a todo o tempo falando, pregando a verdade, mas jamais obrigarmos ninguém. Simplesmente pregamos, se não aceitarem, o nosso o papel, a nossa obrigação está cumprida. Se alguém quiser permanecer no erro, não seremos nós que vamos obrigá-lo a abandonar esse erro, simplesmente mostramos, falamos, condenamos o erro."Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o Nome de Cristo aparte-se da iniquidade." (2 Timóteo 2:19). Jesus conhece o coração de todos, não somos nós quem decidimos quem deve ser salvo ou não. Assim, quem é do Senhor sabemos que é quem busca viver de acordo com a sua Palavra. Quem quer, quem busca o Senhor abandona a iniquidade, as rebeldias, os pecados e toda desobediência, porque sabe que a única maneira de demonstrar amor ao Senhor é guardando os seus mandamentos. Jesus conhece os que o amam e o temem, Jesus conhece os que o buscam, e com certeza estes o encontrarão e serão salvos. Mas buscar o Senhor é exatamente isso: buscá-lo, e não buscar bênção ou milagres, mas buscá-lo somente, porque Ele é Cristo. Viver o Evangelho não é somente frequentar algum templo evangélico, ou orar nem ficar cantando ou dançando, é viver a Palavra, praticar o Evangelho de Jesus Cristo é obedecer a sua Palavra. "Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra. De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra." (2 Timóteo 2:20-21). Sabemos que em toda comunidade, todo ajuntamento toda congregação há os verdadeiros cristãos e os falsos, os espirituais e os mundanos, mas nós temos que ser espirituais e praticantes do Evangelho. Assim, quem está em erro deve urgentemente abandoná-lo, abandonar todo pecado, tudo o que é contrário, para que possa ser encontrado como obreiro aprovado e digno de entrar no Reino de Deus. "Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor. E rejeita as questões loucas, e sem instrução, sabendo que produzem contendas. E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor; Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade, E tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos." (2 Timóteo 2:22-26). 
Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
Um abraço,
 Pr.Henrique Lino 
Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas,  ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c