Pular para o conteúdo principal

EXEMPLOS DE FÉ

"Pela fé Moisés, já nascido, foi escondido três meses por seus pais, porque viram que era um menino formoso; e não temeram o mandamento do rei." (Hebreus 11:23)

 São vários os exemplos de fé praticados por homens corajosos na Bíblia, que está repleta de ações produzidas pela fé. Infelizmente, vivemos uma geração que muito fala sobre a fé, mas não a coloca em prática, digo a fé sobrenatural, fé bíblica, porque fé natural todos têm e a colocam em prática, exemplo é quando alguém toma uma condução para ir ao trabalho e tem fé de que chegará lá no horário. Ou quando trabalha o mês todo tendo fé de que no final do mês receberá o salário, ou quando pratica qualquer outra coisa. Isso é fé natural, que as pessoas praticam até de forma inconsciente, e na maioria das vezes praticam obrigadas, por não terem outra opção. Mas a fé de que a Bíblia nos fala é a sobrenatural, é crer no impossível aos olhos humanos e acreditar quando as circunstâncias mostram o contrário. Todos os heróis, os homens, as pessoas que se destacaram na Bíblia colocaram a fé sobrenatural em ação. Os pais de Moisés tiveram fé de que conseguiriam salvar o menino quando existia uma ordem direta do Faraó para matar todos os recém-nascidos do sexo masculino. Eles arriscaram a própria vida e salvaram aquele que veio a ser o libertador dos hebreus. "Pela fé Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, Escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado; Tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa." (Hebreus 11:24-26). Moisés, que foi acolhido pela filha de Faraó e educado no palácio, abriu mão de todo luxo e poder depois de adulto para viver ao lado dos seus. Por não concordar com a covardia, com os maus-tratos infligidos ao seu povo, acabou cometendo um crime que fez com que tivesse que fugir da frente do faraó. Moisés tinha tudo no palácio e não tinha motivos para ir contra as leis de faraó, mas, por obediência a um chamado, agiu colocando a sua própria vida em risco. Todos falam, contam a história de Moisés, mas não citam a fé que o conduziu a se rebelar contra quem o educou. Todos gostam de falar da abertura do Mar Vermelho e de outros milagres, mas se esquecem do principal.
 "Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível." (Hebreus 11:27).Moisés agiu pela fé na Palavra de Deus, que o conduziu de volta ao Egito, de onde saiu fugido quarenta anos antes. Voltou se apresentando diante do rei, exigindo em Nome do Senhor a libertação de todo o povo hebreu com os seus bens. Para isso, teve que enfrentar o Faraó várias vezes, recebeu várias ameaças, mas creu no Senhor e saiu vitorioso. Apesar das inúmeras recusas do rei, continuou, perseverou até mesmo quando o seu próprio povo ficou contra ele, mas teve fé na Palavra de Deus e viu o milagre acontecer. Viu todos os egípcios despedirem os hebreus, dando presente para que saíssem mais rápido dos seus territórios. "Pela fé celebrou a páscoa e a aspersão do sangue, para que o destruidor dos primogênitos lhes não tocasse." (Hebreus 11:28). Foi pela fé na Palavra de Deus que Moisés determinou que todos os hebreus marcassem as suas portas com sangue de um cordeiro para que o destruidor a mando de Deus não os destruísse. Moisés não tinha outra coisa a não ser a Palavra de Deus e creu e a colocou em prática. Vimos, conhecemos o resultado. Nós também temos a Palavra de Deus e somos derrotados, porque não a colocamos em prática, não agimos de acordo com os preceitos, as determinações do Senhor. Por tal motivo, muitos não alcançam a terra prometida, muitos não se apoderarão da vida eterna, mas padecerão, cairão no deserto. Foi pela fé que foi celebrada a primeira páscoa ainda no Egito, que foi o início da saída do território inimigo, da escravidão. Muitas vezes estamos sendo escravizados por qualquer situação ou mal, mas não temos fé para marcar a nossa casa, nosso território, para que o destruidor não adentre. "Pela fé passaram o Mar Vermelho, como por terra seca; o que intentando os egípcios, se afogaram." (Hebreus 11:29). Foi praticando a fé sobrenatural que Moisés tocou no Mar Vermelho com o seu cajado e viu o mar se abrir. Ninguém nunca tinha visto ou sabido que o mar parou e tivesse aberto um caminho. Mas ele creu na Palavra de Deus e viu o milagre acontecer. E não teve medo de entrar com todo o povo no meio do mar com paredes de águas à sua direita e à sua esquerda. Praticando a fé, conduziu todo povo para o outro lado quando era perseguido pelo rei, e viu eles todos se afogarem quando o mar se fechou sobre eles.
 "Pela fé caíram os muros de Jericó, sendo rodeados durante sete dias. Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias." (Hebreus 11:30-31). Pela fé uma prostituta escondeu os espias enviados por Josué, pois criam que o Senhor a salvaria. Por essa mesma fé os hebreus ficaram durante sete dias rodeando um muro inexpugnável esperando o momento de vê-lo cair. E por cumprirem a Palavra de Deus viram o milagre acontecer, e sem nenhum esforço humano as paredes, o muro ruiu diante deles. Todos esses eventos aconteceram pela prática da fé. "E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel e dos profetas, Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões,Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos." (Hebreus 11:32-34). São tantos os exemplos de homens que colocaram a sua fé em ação e viram o milagre acontecer que é praticamente impossível enumerá-los todos aqui nesta simples mensagem. Gideão venceu um grande exército somente com trezentos homens, e mesmo assim estes não lutaram na batalha inicial, porque o Senhor venceu por eles. São tantos os homens que gostamos de citar, mas não imitamos a fé deles, porque, se assim fosse, esse povo que se diz cristão seria vencedor. Mas, para a nossa tristeza, não praticam a fé, e sim uma religião, pois sabem ficar repetindo orações vazias com pedidos, mas não obedecem ao Senhor. Todos os heróis da fé se tornaram heróis porque ouviram e obedeceram ao Senhor, colocaram em prática a ordem de Deus. Nós temos os mandamentos, temos a promessa, mas ficamos ainda com medo, com dúvidas e procurando ouvir outras vozes, por isso somos derrotados, e muitos estão morrendo em seus desertos. "As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição; E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões." (Hebreus 11:35-36). Os profetas bíblicos ressuscitaram pessoas comprovadamente mortas e as devolveram às suas mães, aos seus entes queridos. Jesus ressuscitou Lázaro e o filho da viúva de Naim. Mas muitos dos homens de Deus, da Bíblia, foram mortos de várias maneiras pela fé, e por isso alcançaram a salvação, a vida eterna. Isso serve para mostrar que pela fé se vive para sempre, e que o Paraiso não é aqui. "Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados (Dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra. E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa, Provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados." (Hebreus 11:37-40). 
Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
 Um abraço,
 Pr.Henrique Lino 
Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, homossexualismo, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição dia e noite para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c