Pular para o conteúdo principal

VIVENDO EM MISSÕES

"E o anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai para o lado do sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserta." (Atos 8:26)

 Devemos sempre praticar o que o apóstolo Paulo nos ensinou, que é andar em espírito e não satisfazer a vontade desenfreada da carne, porque, quando estamos em espírito, somos sensíveis para ouvir a voz de Deus, conseguimos entender a voz do Senhor e fazer o que Ele nos manda. Mas andar em espírito é viver em santidade, viver meditando na Palavra de Deus, viver em conformidade com o Evangelho de Jesus Cristo, e não com a lei do mundo. Filipe, por estar em espírito, foi sensível e ouviu a voz do Senhor, e compreendeu a sua missão. Somente estando em espírito conseguimos discernir a voz, o comando do Senhor, e, quando a ouvimos, devemos obedecer imediatamente, porque a desobediência gera dores e sofrimentos. Temos que estar em espírito para não sermos enganados por nossa emoção, desejo ou outra coisa. Também ter consciência de que todas as missões que o Senhor nos envia são produtivas e geram resultados."E levantou-se, e foi; e eis que um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros, e tinha ido a Jerusalém para adoração, Regressava e, assentado no seu carro, lia o profeta Isaías. E disse o Espírito a Filipe: Chega-te, e ajunta-te a esse carro." (Atos 8:27-29). Filipe ouviu o Senhor e foi para a missão a que o Senhor o tinha enviado, mas devemos entender que o Senhor o mandou assim como mandou Abrão na época. Enviou e não disse qual era a missão, somente determinou que ele fosse. Felipe, por obedecer, se depara com um alto oficial da rainha da Etiópia, que tinha ido a Jerusalém e regressava agora para sua terra e sua rainha, e estava com as Escrituras nas mãos e lia o livro do profeta Isaías. Esse oficial, que buscava conhecer mais do Senhor, que meditava na Palavra, que não teve preguiça em sair da sua terra e ir à viagem de dias somente para adorar o Senhor, iria receber o que buscava. Novamente, vemos o Senhor falar com Filipe, mostrar-lhe qual era a sua missão, pois agora o manda se aproximar desse oficial. Filipe, com certeza, não sabia exatamente qual era a sua missão, mas tinha consciência de que a missão maior era obedecer ao Senhor e cumprir todas as suas ordens, ir a todas as missões que Ele o enviasse.
 "E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês?" (Atos 8:30). Felipe corre ao encontro dessa carruagem, corre ao seu lado e escuta que o oficial está lendo segundo era o costume da época: em voz alta. Na verdade, o oficial lia, mas não conseguia entender, como muitos assim também fazem, por falta de alguém para explicar-lhes. Os templos atuais, as igrejas denominacionais estão cheias de pessoas que carregam uma Bíblia, a transportam e a leem, mas nada entendem, portanto, os pregadores as conduzem como bem querem. Exatamente pelo analfabetismo bíblico é que se criam tantas heresias, e se propagam mentiras e engano. Esse oficial responde a Filipe depois de ser questionado pelo mesmo, dizendo que não compreendia o que lia porque não tinha ninguém para ensinar-lhe. "E ele disse: Como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse." (Atos 8:31).Ele pediu que Filipe subisse ao carro e lhe ensinasse a Escritura. Esse oficial da Etiópia, que tinha sede de conhecer a Palavra de Deus, graças a ele a Palavra de Deus chegou até aquela região. Agora havia um homem de Deus viajando com ele e lhe ensinando a Palavra de Deus, ele estava sendo capacitado para levar a mensagem do Senhor ao seu país. Vemos que Deus enviou Filipe em missão para ensinar uma só pessoa, mas essa só pessoa ensinou a vários e levou a mensagem da salvação para o seu país. Aprendemos com isso que não temos que nos preocupar com multidões, e sim em obedecer ao Senhor, pois Jesus já nos deu vários exemplos de como é o crescimento do Reino e da propagação do seu Evangelho. "E o lugar da Escritura que lia era este: Foi levado como a ovelha para o matadouro; e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, Assim não abriu a sua boca. Na sua humilhação foi tirado o seu julgamento; E quem contará a sua geração? Porque a sua vida é tirada da terra. E, respondendo o eunuco a Filipe, disse: Rogo-te, de quem diz isto o profeta? De si mesmo, ou de algum outro?" (Atos 8:32-34).Vemos que o oficial de Candace estava lendo o livro do profeta Isaías no capítulo 53, verso 7, mas ele não entendia nada, nem de quem o profeta Isaías estava falando. Não sabia quem era o Cordeiro cuja vida foi tirada. Esse homem lia em voz alta mostrando reverência, mas sem entender nada.
 "Então Filipe, abrindo a sua boca, e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus." (Atos 8:35). Filipe então passa a apresentar o Senhor Jesus, apresenta o Verbo, o Evangelho de Jesus Cristo. Ensina a verdade, mostra quem foi e é Jesus Cristo, a luz da Palavra, e assim esse oficial bebeu da Fonte. Filipe não fez como os pregadores atuais, que andam oferecendo bênção ou qualquer atrativo, ele simplesmente apresentou Jesus, e vemos que esse oficial o recebeu de muito bom grado. Temos que aprender com Filipe e apresentarmos Jesus a todos os que queiram ouvir e conhecê-lo, e parar de apresentar uma figura mitológica que tem a única preocupação de abençoar e dar tudo o que queremos, porque esse não é Jesus Cristo, o nosso Salvador, o nosso é o que nos cobra obediência, mas nos dá vida eterna e abundante. O nosso Jesus Cristo, o seu Reino não é aqui, não pertence a este mundo, porque Ele mesmo disse que o príncipe deste mundo é outro. "E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado?" (Atos 8:36). Após Filipe apresentar Jesus ao oficial, este agora quer logo receber o batismo, quer o selo, quer fazer tudo o que tem quer ser feito para obedecer ao Senhor, porque Jesus disse que todos deveriam ser batizados nas águas, assim como Ele o foi. Assim esse homem quer logo receber o batismo, e veremos que o batismo é simplesmente uma obediência à qual todos os que creem devem se submeter. Jesus disse que quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. Ou seja, a pessoa só pode se submeter ao batismo se crer que Jesus é o Salvador, essa é a exigência. "E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou." (Atos 8:37-38). Filipe perguntou se ele acreditava, e, após receber a resposta afirmativa, o conduziu às águas e o submeteu ao batismo. Vemos que não houve curso de batismo, ou se marcou um tempo para isso. A bem da verdade, todas as pessoas que recebem o Senhor como seu único e suficiente salvador deveriam imediatamente ser batizadas, porque, se elas vierem a falecer depois, sabemos que poderão ser salvas. Mas não existe salvação sem batismo, assim esses líderes de igreja que ficam adiando, marcando data para batizar as pessoas estão correndo o risco de alguma delas morrer antes, e então eles irão prestar conta das suas almas. Filipe obedeceu ao Senhor e imediatamente foi conduzido a outra missão. "E, quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e não o viu mais o eunuco; e, jubiloso, continuou o seu caminho. E Filipe se achou em Azoto e, indo passando, anunciava o evangelho em todas as cidades, até que chegou a Cesaréia." (Atos 8:39-40). 
Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
 Um abraço,
 Pr.Henrique Lino
Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, homossexualismo, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição dia e noite para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c