Pular para o conteúdo principal

AS MUITAS TENTAÇÕES

"Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações; Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência." (Tiago 1:2-3)

 Somos tentados constantemente e de várias maneiras, durante todo o tempo, mas a virtude está exatamente em resistir às tentações. Todos, sem exceção, são tentados, a diferença é que muitos cedem às tentações e se deixam levar por elas. Não há alguém que não seja tentado; a verdade é que todos são tentados e nas mais variadas áreas. Claro que as tentações não são iguais para todos, uns são tentados em uma área, outros em outra, o que pode ser forte em uma pode ser fraco em outra, alguém pode não se influenciar nessa, mas pode se desesperar por outra. Mas o cristão se fortalece no Senhor e resiste às tentações, porque sabe que ser tentado não é pecado. Pecado é quando se permite ser seduzido pela tentação e de fato comete o ato, o pecado. As pessoas são tentadas a mentir, mas a decisão final de mentir ou não é delas. São tentadas a adulterar, fornicar, mas o ato só acontecerá se houver aceitação por parte de quem é tentado. A tentação não obriga ninguém a pecar, a desobedecer ao Senhor, o que faz o pecado acontecer é a fraqueza, a dúvida, a pouca fé, porque, se temos fé no Senhor, sabemos que não podemos errar. "Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma."(Tiago 1:4). Assim, para resistir às tentações, devemos praticar a paciência, lutar de maneira constante e firme contra os desejos da nossa carne. Lutar contra nós mesmos, resistindo a todos os pensamentos e desejos que são contra a Palavra de Deus, porque só poderemos falar em amar ao Senhor se procurarmos mortificar a nossa carne. Temos que entender que o nosso adversário não nos obriga a agir de maneira errada, essa decisão é nossa, temos o livre arbítrio. O diabo cria sugestões, desejos e até mesmo uma falsa necessidade, mas, se estivermos fundamentados na Palavra, saberemos identificar e resistir em nome de Jesus. Assim, quando alguém erra, comete qualquer erro que seja, não pode dizer que foi obrigado pelo diabo, e nem pode dizer que o fez sem querer, porque todos nós temos o direito de escolha, o livre arbítrio dado por Deus, e aceitar ou resistir é decisão nossa. Portanto, temos que aprender a mortificar a nossa carne e não fazer o que ela quer, temos que andar pelo espírito. Agimos, assim, na paciência, porque temos que ser pacientes, não nos desesperarmos por estarmos atravessando uma luta, uma guerra contra a carne.
 "E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada." (Tiago 1:5). Mas nem todos conseguem entender isso imediatamente, por esse motivo temos que pedir sempre sabedoria, entendimento ao Senhor. Por tudo o que não entendermos, não compreendermos, devemos orar, clamar ao Senhor pedindo o entendimento, a revelação da Palavra. Tudo o que pedirmos a Deus em nome de Jesus em humildade, se estiver de acordo com a Palavra, com certeza receberemos, mas, claro, temos que pedir com fé, sem duvidar. Deus nos fala o tempo todo pela Palavra, mas, para a ouvirmos, temos que estar com os ouvidos abertos. Saber que Deus é Espírito, e só podemos ouvi-lo estando também em espírito, porque a carne não ouve o espírito. Podemos obrigar a nossa carne a nos obedecer, isso é a luta entre a carne e o espírito. De tudo o que não compreendermos devemos buscar resposta no Senhor. "Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte." (Tiago 1:6). Quando formos ao Senhor, nos dirigirmos a Ele em oração pedindo e clamando por algo, se tivermos alguma dúvida sobre o que pedimos, com certeza nada receberemos. Prova tal são as pessoas enfermas ou com qualquer outro problema e que estão há anos frequentando templos, participando de campanhas e outros atos e não conseguem a sua cura, a sua vitória. Devemos ler, meditar na Palavra para conhecer o Senhor, porque é através do conhecimento que vem a fé, e na fé tudo podemos. Não existe nada impossível para nós, porque não somos cidadãos deste mundo, mas do Reino. Entretanto, tudo o que formos pedir a Deus devemos examinar se está de acordo com a Palavra, com a vontade de Jesus; caso contrário, além de não recebermos, poderemos estar incorrendo em erro. "Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos." (Tiago 1:7-8). Não obteremos nada, nada receberemos se houver qualquer semente de dúvida em nosso coração. Quando temos fé real, verdadeira, nosso espírito é fortalecido e resistimos às tentações, porque somos sábios no Senhor.
 "Mas glorie-se o irmão abatido na sua exaltação, E o rico em seu abatimento; porque ele passará como a flor da erva." (Tiago 1:9-10). Não somos diferentes ou superiores a ninguém, somos todos iguais, e o que acontece a um acontece ao outro. Se estivermos passando por lutas, tentações, então glorifiquemos o nome do Senhor, porque somos dignos de lutar pela nossa vida. E o que estiver nos acontecendo sabemos que tem a permissão do nosso Deus, que tudo fez, uma vez que nada pode acontecer a sua revelia. Nem mesmo o diabo pode agir, fazer qualquer coisa contra quem quer que seja sem a permissão do nosso Deus. E também quem é rico, próspero, só pode glorificar o nome do Senhor, porque tanto o rico quanto o pobre, todos terão o mesmo fim se andarem de acordo com a Palavra de Deus; caso contrário, padecerão por toda a eternidade. Não existe rico, pobre, sábio, tolo para Deus, porque tudo é Deus, e Ele mesmo dá o que quer a cada um. Ele uns abate e outros exalta, e nada podemos fazer, pois isso é prerrogativa Dele, porque Ele é Deus. "Porque sai o sol com ardor, e a erva seca, e a sua flor cai, e a formosa aparência do seu aspecto perece; assim se murchará também o rico em seus caminhos." (Tiago 1:11).Muitos caem em tentação por buscarem riquezas, e por esse caminho muitos se desviam da fé, desviam-se do Senhor. Temos que compreender que aqui não é o Paraíso, e que a nossa vida passa muito rapidamente, e tendo ou não dinheiro e riquezas aqui, poderemos ir para o sofrimento eterno. Portanto, o melhor é nos dedicarmos a juntar riquezas, nosso tesouro, no céu, pois somente esse terá valor. Devemos vigiar sempre para não sermos enganados, porque as tentações vêm de várias maneiras, podemos, se não estivermos firmados na Palavra, ser enganados. "Bem-aventurado o homem que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam." (Tiago 1:12). Sofremos tentações para nos fortalecer, para aprendermos a nos defender, e, quando chegar o momento da provação, estaremos aptos a lutar, e venceremos, porque lutas vêm para todos, ricos e pobres, cristãos ou não, mas, se formos realmente discípulos de Jesus, estaremos preparados; somos sábios e, consequentemente, venceremos em nome de Jesus. Quando resistirmos, superarmos os obstáculos, vencermos na nossa peregrinação, então receberemos o prêmio maior: a vida por toda a eternidade. "Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte. Não erreis, meus amados irmãos. Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação."(Tiago 1:13-17). 
Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
 Um abraço,
 Pr.Henrique Lino 
Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, homossexualismo, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição dia e noite para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c