Pular para o conteúdo principal

SOBRE CONVERSÃO

"Homens, irmãos e pais, ouvi agora a minha defesa perante vós (E, quando ouviram falar-lhes em língua hebraica, maior silêncio guardaram). E disse:" (Atos 22:1-2)

 Temos muito o que aprender sobre a conversão, no relato dessa conversão genuína de Saulo. O próprio, agora não mais Saulo de Tarso, mas Paulo, apresenta sua defesa, em forma de testemunho do seu chamado, da sua conversão. A conversão é a mudança de direção, que foi o que aconteceu com este que veio a ser um dos maiores servos do Senhor, um dos que mais fundaram igrejas. Quando nos convertemos por inteiro, não temos medo de falar do nosso passado, porque nada temos a esconder, e serve exatamente para mostrar o amor e Poder de Deus. Amor porque éramos perdidos, escarnecedores, e o Senhor nos chamou e nos aceitou, e o seu Poder porque foi por Ele que fomos transformados. "Quanto a mim, sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, e nesta cidade criado aos pés de Gamaliel, instruído conforme a verdade da lei de nossos pais, zelador de Deus, como todos vós hoje sois."(Atos 22:3). Assim como Paulo, a maioria de nós tivemos nossas origens em religiões ou seitas que nada tinham com a Verdade do Senhor. Por muito tempo nos orgulhávamos do procedimento que nos foi passado pelos nossos pais, adorávamos quaisquer coisas e achávamos que estávamos agradando ao Senhor. E muitos de nós fomos perseguidores dos crentes, falávamos mal, perseguíamos, escarnecíamos, os julgávamos fanáticos, doidos, pessoas que tinham sido submetidos à lavagem cerebral, alienados. Perseguíamos o próprio Jesus, e isso fazíamos por não termos conhecimento da verdade. "E persegui este caminho até à morte, prendendo, e pondo em prisões, tanto homens como mulheres, Como também o sumo sacerdote me é testemunha, e todo o conselho dos anciãos. E, recebendo destes cartas para os irmãos, fui a Damasco, para trazer maniatados para Jerusalém aqueles que ali estivessem, a fim de que fossem castigados."(Atos 22:4-5). Antes perseguíamos, e com apoio muitas vezes dos nossos pais e amigos, julgávamos os crentes pessoas inferiores, mas, por não termos conhecimento, não sabíamos que inferiores éramos nós, que não conhecíamos a Verdade da Salvação. Ríamos da maneira de eles se vestirem, por carregarem bíblias, e irem a igrejas, enquanto íamos nos divertir.
 "Ora, aconteceu que, indo eu já de caminho, e chegando perto de Damasco, quase ao meio-dia, de repente me rodeou uma grande luz do céu." (Atos 22:6). Saulo era um dos maiores perseguidores, e, quando ele se dirigiu para Damasco, foi com autorização para prender todos os crentes que encontrasse e os trazer presos a Jerusalém. Saulo tinha consentido e apoiado a morte de Estevão, que foi o primeiro mártir após a morte e ressurreição do Senhor. Mas o Senhor Jesus se apresentou a Saulo e o chamou, essa foi a última aparição do Senhor após a ressurreição e antes de subir ao céu, por tal motivo Paulo é o último dos apóstolos, uma vez que apóstolos são somente os que viram o Senhor. Todos os outros que se dizem apóstolos são somente pessoas que se fazem passar por isso. Podemos estar no erro, o Senhor nos chama, mas é necessário ouvir e aceitar o chamado com integridade de coração. "E caí por terra, e ouvi uma voz que me dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? E eu respondi: Quem és, Senhor? E disse-me: Eu sou Jesus Nazareno, a quem tu persegues." (Atos 22:7-8). Jesus chegou diante de Saulo questionando por que ele O perseguia, mas também vemos esse jovem querendo saber quem Ele era. Jesus vive em nós, e, assim, todas as vezes em que perseguimos, maltratamos, rimos de um crente verdadeiro, estamos fazendo isso contra o próprio Senhor Jesus. Jesus sempre aparece para nós e nos joga por terra e se identifica, e questiona o porquê de o perseguirmos, mas, quando nós resistimos, então padecemos, se não morrermos logo em seguida. Mas ser jogado no chão acontece através de uma enfermidade, uma dívida, separação, divórcio, filhos com problemas, e outras situações que nos deixam prostrados. "E os que estavam comigo viram, em verdade, a luz, e se atemorizaram muito, mas não ouviram a voz daquele que falava comigo." (Atos 22:9). Saulo estava acompanhado, mas o Senhor falou somente com ele, porque Jesus nos fala de forma individual. Podemos estar em nossa casa, juntos com parentes ou amigos e todos juntos, e somente conosco o Senhor nos falar, dar uma ordem. Estamos cercados de pessoas, e somente nós ouvimos e sabemos o que devemos fazer, mas, quando somos desobedientes, carnais, não obedecemos, por tal ficamos prostrados para sempre, ou seja, jamais nos levantaremos. Assim devemos estar atentos, porque, quando o Senhor nos fala, é de forma clara, e sabemos o que devemos fazer.
 "Então disse eu: Senhor, que farei? E o Senhor disse-me: Levanta-te, e vai a Damasco, e ali se te dirá tudo o que te é ordenado fazer." (Atos 22:10). O Senhor nos manda buscar uma igreja, um templo, nos manda ler a Bíblia, nos manda ouvir uma pregação, para sabermos o que devemos fazer. Mas, por conhecer a nossa natureza carnal, nosso caráter desobediente, além de nos jogar no chão, muitas vezes nos deixa cegos. Para não vermos nada, saber que não existe solução nenhuma fora Dele, nos deixa cegos para não vermos os atrativos do mundo. O Senhor nos manda ir ouvi-lo porque dirá o que devemos fazer. "E, como eu não via, por causa do esplendor daquela luz, fui levado pela mão dos que estavam comigo, e cheguei a Damasco." (Atos 22:11). Somos guiados pelas mãos, somos conduzidos à presença Dele, ao seu Evangelho. Isso é feito através de pessoas que nos convidam, nos chamam para um templo, uma igreja, para assistirmos a um culto, e assim termos a oportunidade de aceitarmos o Senhor como nosso Salvador. Uma pregação que ouvimos, assistimos no rádio, televisão, e arde o nosso coração de vontade de irmos a um templo. Ou quando lemos em algum panfleto algum escrito, ou mesmo quando nos deparamos com a Bíblia e pela primeira vez conseguimos entender o que está escrito nela. O fato é que no início somos guiados pelas mãos para fazermos o que é certo, para nos convertermos ao Senhor. "E um certo Ananias, homem piedoso conforme a lei, que tinha bom testemunho de todos os judeus que ali moravam, Vindo ter comigo, e apresentando-se, disse-me: Saulo, irmão, recobra a vista. E naquela mesma hora o vi."(Atos 22:12-13). Quando ouvimos o Senhor e Lhe obedecemos, atendemos o seu chamado, então o milagre acontece, a nossa visão se abre e tudo vemos e discernimos. Assim também o mau, a situação desesperadora que tanto nos afligia no momento é mudada, é transformada, e esse milagre acontece porque o Senhor nos dá um voto de confiança. Mas muitas pessoas traem esse voto, pois recebem o milagre e logo depois viram as costas para o Senhor, O abandonam, e por isso vivem em sofrimento para sempre. Mas a Palavra do Senhor se cumpre, recebemos o milagre, a visão, mas, quando O desvalorizamos, escarnecemos Dele, pagamos um alto preço. "E ele disse: O Deus de nossos pais de antemão te designou para que conheças a sua vontade, e vejas aquele Justo e ouças a voz da sua boca. Porque hás de ser sua testemunha para com todos os homens do que tens visto e ouvido." (Atos 22:14-15). Fomos designados pelo Senhor para viver o Evangelho, para sermos testemunhas das suas maravilhas, do seu amor. Fomos escolhidos, e a rejeição da nossa parte resulta em sofrimento, dor, morte, e o pior: a morte eterna. Portanto, quando somos chamados, devemos ir alegres, sabendo que o Senhor é quem nos chama pelo nome. Podemos passar por lutas, mas não mais passaremos sozinhos. "E agora por que te deténs? Levanta-te, e batiza-te, e lava os teus pecados, invocando o Nome do Senhor." (Atos 22:16). 
Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
 Um abraço,
 Pr.Henrique Lino 
 Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, homossexualismo, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição dia e noite para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c