Pular para o conteúdo principal

O FIRME FUNDAMENTO

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem." (Hebreus 11:1)

 Falar em fé é fácil, mas o que é difícil é exercitar a fé. As pessoas falam que têm fé em Deus, que creem em sua Palavra, mas vivem em constante desespero e não conseguem descansar Nele. Existem dois tipos de fé, a natural e a espiritual. A natural é aquela em que vamos dormir tendo a certeza de que vamos acordar, em que trabalhamos tendo a certeza de que no fim do mês receberemos o salário. Entramos em um ônibus, uma condução, com certeza de que nos levará aonde pretendemos ir, ou compramos algo com certeza de que vamos usar, usufruir, desfrutar. A fé espiritual é crer na Palavra do Senhor, esperamos algo que não vemos e não temos condições físicas, material ou financeira de ter. A fé espiritual é crermos naquilo que a Palavra de Deus diz que acontecerá, e então nos posicionamos, praticamos a Palavra e aguardamos, sabendo que receberemos. A fé espiritual é receber uma notícia do médico dizendo que a enfermidade não tem cura, e não nos abalar, crer somente no que o Senhor disse: que já fomos curados pelas suas feridas, e estamos curados. Portanto, por mais que sintamos os sintomas das enfermidades, cremos na Palavra sabendo que realmente estamos curados. Ou quando o marido, a esposa, foi embora, se divorciou, mas sabe que o Senhor disse que o que Deus uniu o homem não tem condições de separar. Então nos santificamos e aguardamos, sabendo que quem foi embora vai voltar e que a família novamente estará unida. Praticar a fé é viver segundo a Palavra, sabendo que vai acontecer, e, portanto, se santificar, colocar-se de acordo com o Senhor e simplesmente aguardar, sabendo que virá."Porque por ela os antigos alcançaram testemunho. Pela fé entendemos que os mundos pela Palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente." (Hebreus 11:2-3). Sabemos pela fé como foi criado o mundo e todo o universo. Pela fé sabemos a nossa origem e também para onde vamos, porque temos fé, cremos na Palavra de Deus. Mas os que tentam justificar, criar teorias sobre a Criação não têm fé em Deus, assim não praticam o Evangelho. Para vivermos o Evangelho, para praticá-lo, temos que ter fé, porque sem fé não existem meios de fazer o que não acreditamos. Assim fica claro que todos os não praticantes do Evangelho são pessoas que não têm fé no Senhor.
 "Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala." (Hebreus 11:4). Pela fé, a primeira vítima de homicídio, Abel, ofereceu suas primícias ao Senhor. Sabia que deveria oferecer, ofertar suas primícias, e assim o fez. Não tinha ninguém a incentivá-lo nessa prática, somente a Palavra do Senhor, e ele a ouviu. Já o seu irmão, o primeiro assassino, não ofereceu as suas primícias, ofereceu qualquer coisa, e claro com isso não agradou o Senhor. A Palavra fala que um abismo chama outro abismo, e vimos isso acontecer com Ele, pois, por não ter fé, não obedeceu ao Senhor, e por tal motivo vimos a tragédia que cometeu e como foi a sua vida ao receber a marca do Senhor. Mas Abel, pela sua fé, até hoje nos fala e nos mostra a prática da fé. "Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus." (Hebreus 11:5). Enoque foi o primeiro a ser arrebatado em vida (arrebatado é, em vida, ser levado ao Senhor, ou seja, não passar pela morte). Esse fato a Bíblia nos mostra que somente aconteceu duas vezes, o primeiro foi com Enoque, o segundo foi com o profeta Elias. Nem mesmo Jesus foi arrebatado em vida, pois Ele teve que passar pela morte para vencê-la e nos libertar. Enoque foi arrebatado, porque viveu de acordo com a Palavra de Deus, viveu em santidade, e por tal motivo o Senhor o levou para viver com Ele, sem passar pelas dores da morte. Essas coisas aconteceram não por um capricho, ou escolha do Senhor, mas simplesmente pela sua Palavra. Para recebermos qualquer promessa do Senhor em nossas vidas, é necessário ter fé Nele, e pela fé praticar a sua Palavra. "Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam." (Hebreus 11:6). É necessário ter fé no Senhor tendo a certeza de que Ele existe e que a sua Palavra é a Verdade, e que obedecemos a ela. Todos os desobedientes, os que vivem em pecados não têm fé, não creem no Senhor, porque, se cressem, obedeceriam a Ele, pois saberiam as consequências dos seus atos. Para receber o cumprimento da promessa do Senhor em nossas vidas, não basta esperar que aconteça, mas é viver de acordo com os seus preceitos, suas ordenanças. Fé é igual à prática da Palavra, que é igual a materializar as promessas.
 "Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé." (Hebreus 11:7). Noé, pela fé, creu na Palavra do Senhor e construiu a Arca que o salvou juntamente com a sua família e toda espécie de animais e vida que existia. Pela fé, ele viveu em obediência ao Senhor, viveu de forma separada do resto do mundo. Pela sua prática de fé alcançou graças aos olhos do Senhor que o escolheu para ser salvo. A fé faz materializar as promessas do Senhor, e a fé nos conduz a obediências. "Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia." (Hebreus 11:8). Abrão ainda não era chamado Abraão, ele teve fé na Palavra do Senhor e saiu da sua terra do meio dos seus parentes e foi para uma terra que ele nem sabia que existia, porque, quando o Senhor mandou sair, não indicou se era para a direita ou para a esquerda que ele deveria ir, mas somente sair. Abrão obedeceu, creu, teve fé, e por tal motivo é conhecido como o pai da fé. "Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa." (Hebreus 11:9). Tendo fé na Palavra do Senhor, viveu, habitou, morou em cabanas, peregrinou em terras estranhas sabendo que seria dos seus descendentes. E isso aconteceu com ele já velho, ele e a sua esposa não tendo filhos, e aos olhos humanos sem ter condições físicas de os ter, mas ele creu na Palavra do Senhor que tinha lhe dito que seria pai de muitas nações. A fé na Palavra de Deus é que o fez agir, praticar, obedecer, e essa obediência resultou no cumprimento da promessa em sua vida. "Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus." (Hebreus 11:10). Abraão, pela fé, sabia que deveria obedecer ao Senhor, porque ele aguardava ir viver com o Senhor. Essa prática, essa obediência pela fé o conduziu à vitória aqui e espiritual, pois sabemos pela própria Palavra da sua salvação. Assim também devemos agir pela fé, não somente em prol de receber o cumprimento das promessas aqui, mas principalmente para alcançar a salvação, a qual só conseguiremos, alçaremos, se tivermos fé e praticarmos o Evangelho de Jesus Cristo. "Pela fé também a mesma Sara recebeu a virtude de conceber, e deu à luz já fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido. Por isso também de um, e esse já amortecido, descenderam tantos, em multidão, como as estrelas do céu, e como a areia inumerável que está na praia do mar. Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra. Porque, os que isto dizem, claramente mostram que buscam uma pátria."(Hebreus 11:11-14).  
Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
Um abraço,
 Pr.Henrique Lino 
 Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, homossexualismo, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição dia e noite para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c