Pular para o conteúdo principal

PODER DE DEUS, NÃO MAGIA

"E estava ali um certo homem, chamado Simão, que anteriormente exercera naquela cidade a arte mágica, e tinha iludido o povo de Samaria, dizendo que era uma grande personagem; Ao qual todos atendiam, desde o menor até ao maior, dizendo: Este é a grande virtude de Deus." (Atos 8:9-10)

 Samaria era uma cidade apóstata desde a época da divisão entre Israel e Judá, reino do norte e reino do sul. Esse fato aconteceu no reinado de Roboão, neto de Davi e filho de Salomão (Samaria ficou sendo de Israel, e Jerusalém de Judá). Simão, para que o povo não fosse a Jerusalém adorar a Deus, tinha mandado construir dois bezerros de ouro e determinado que o povo o adorasse, que aqueles eram o deus deles. Mas Jesus já tinha passado por ali algumas vezes e, em uma delas, pregou para uma mulher na beira do poço, a qual, após ouvi-lo, trouxe uma grande multidão para ouvi-lo. Aceitaram a Palavra e ainda insistiram para que Ele ficasse naquela cidade mais dois dias pregando. Agora Filipe, um homem de Deus, chega à cidade e, no seu trabalho de pregar a Palavra, se depara com um mágico que fingia ser alguma coisa. E como praticava a malandragem e outras coisas, fazendo crer que era um enviado de Deus, todos nele acreditavam. Assim também temos visto no nosso meio pessoas que dizem fazer cirurgias através de espírito, ou que falam com os mortos, e outras muitas coisas, que têm levado muitos a crerem no que fazem. Existem muita malandragem e ação diabólica, porque os demônios usam as pessoas para enganar, além de o próprio ser humano ter a tendência de querer ser enganado e receber e ouvir o que deseja. Também no meio gospel existe muita coisa que não é lícito e não tem nenhum fundamento na Palavra, vemos e ouvimos promessas mirabolantes que nada têm a ver com o Evangelho de Jesus Cristo. Os mágicos, magos, os enganadores estão em toda parte, mas nós temos que observar a Palavra de Deus, praticá-la, e assim não seremos enganados. "E atendiam-no, porque já desde muito tempo os havia iludido com artes mágicas." (Atos 8:11) Os buscadores de facilidades, os que procuram um caminho fácil para obter o que desejam são facilmente enganados. Também há os que são enganados por desconhecerem o Evangelho, por isso a necessidade de sempre meditar na Palavra do Senhor.
 "Mas, como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do Reino de Deus, e do Nome de Jesus Cristo, se batizavam, tanto homens como mulheres." (Atos 8:12). Quando Filipe chegou a Samaria e começou a pregar o verdadeiro Evangelho, muitos creram e se renderam ao Senhor. Todos os que aceitavam o Senhor eram batizados, e olha que não tinham que se submeter a nenhum curso de batismo, muito em moda na nossa época. O batismo ensinado na Bíblia é praticado após as pessoas aceitarem o Senhor e não exige nenhuma preparação para isso, pois Jesus disse que sem batismo não existe salvação. O tempo urge, portanto não se pode perder tempo, porque podemos ser responsáveis por almas que partem antes de cumprirmos com o nosso dever. Filipe pregava, e as pessoas que o ouviam e aceitavam o Evangelho de Jesus Cristo eram por ele batizadas imediatamente. "E creu até o próprio Simão; e, sendo batizado, ficou de contínuo com Filipe; e, vendo os sinais e as grandes maravilhas que se faziam, estava atônito." (Atos 8:13). O mágico entendeu que não era mágica o que estava vendo, percebeu que o que Filipe pregava e os sinais que operava não eram ilusão, como as artes dele, que realmente eram o Poder de Deus. Até o mágico creu e se rendeu, mas não se converteu totalmente, como veremos adiante. Quando as pessoas vêm ao Senhor, quando ouvem a Palavra e a aceitam e são batizadas, isso não quer dizer que a conversão seja total, porque como estavam no mundo onde passaram a vida toda, para mudar os hábitos, costumes demora um pouco; assim como mudar a forma de pensar e agir. Mas quando veem realmente o Poder de Deus em ação se rendem e desejam não somente receber como também vir a praticar a Palavra em Nome de Jesus. "Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, ouvindo que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João." (Atos 8:14). A liderança da igreja em Jerusalém, quando ficou sabendo que Filipe tinha pregado o Evangelho de Jesus Cristo em Samaria e que muitos tinham se rendido ao Senhor, resolveu mandar Pedro e João para lá para completarem o trabalho, porque, após as pessoas se renderem ao Senhor, necessitam de acompanhamento, de orientação e ensino, para que possam conhecer o Evangelho e assim viverem de acordo com o mesmo. É preciso apoio para que não desanimem, porque o mundo procura desviá-los, fazê-los desistir do Caminho chamado Jesus.
 "Os quais, tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo (Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido; mas somente eram batizados em Nome do Senhor Jesus)." (Atos 8:15-16). Os discípulos Pedro e João, chegando a Samaria e continuando o trabalho, começaram a orar com imposição de mãos para que aqueles que tinham recebido a Palavra do Senhor, que tinham sido batizados nas águas, também recebessem o batismo no Espírito Santo. Mesmo porque eles ainda não conheciam o batismo com o Espírito Santo, e sabemos que, quando nos rendemos ao Senhor, nos convertemos a Ele, com sinceridade então recebemos o batismo com fogo. Mas também devemos saber que o batismo com Espírito Santo é uma prerrogativa do Senhor, e não nossa, portanto não basta querer, desejar, é o Senhor que decide a hora exata para receber essa dádiva. Neste caso, em Samaria aconteceu, porque foi o próprio Espírito Santo que direcionou os apóstolos para agir naquela cidade e naquele momento de tal maneira. Assim uma pessoa pode ser direcionada por Deus para orar por uma ou mais pessoas para que recebam o Batismo, e isso acontece na hora. "Então lhes impuseram as mãos, e receberam o Espírito Santo." (Atos 8:17). Quando se fazem as coisas direcionadas pelo Espírito, a resposta é imediata, os apóstolos oravam e então as pessoas recebiam o batismo. Não é por vontade do pregador, pastor que o batismo acontece, mas é sob a direção do próprio Espírito Santo. "E Simão, vendo que pela imposição das mãos dos apóstolos era dado o Espírito Santo, lhes ofereceu dinheiro, Dizendo: Dai-me também a mim esse poder, para que aquele sobre quem eu puser as mãos receba o Espírito Santo." (Atos 8:18-19). Como observamos, o mágico se rendeu ao Senhor, mas o mundo ainda estava nele, e por isso, quando viu a ação do Espírito Santo, tentou agir de forma carnal, tentou comprar esse Poder com dinheiro. Assim são vários que, quando se convertem, agindo na emoção, oferecem e dão dinheiro e outras coisas na intenção de negociar com Deus, querendo receber bênçãos do Senhor, através de negociação. E não são poucas as igrejas denominacionais, pastores que incentivam esse tipo de comportamento, no intuito de levar vantagens. Pessoas participam de campanhas, colocam valores em envelopes, na esperança de receber algo do Senhor, não percebendo que o Senhor não negocia, e, para recebermos algo Dele, basta nos rendermos a Ele e praticar a sua Palavra. "Mas disse-lhe Pedro: O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois cuidaste que o Dom de Deus se alcança por dinheiro. Tu não tens parte nem sorte nesta palavra, porque o teu coração não é reto diante de Deus. Arrepende-te, pois, dessa tua iniquidade, e ora a Deus, para que porventura te seja perdoado o pensamento do teu coração; Pois vejo que estás em fel de amargura, e em laço de iniquidade." (Atos 8:20-23). 
Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
 Um abraço,
 Pr.Henrique Lino
 Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, homossexualismo, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição dia e noite para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. 
Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c