NESTE BLOG DISPONIBILIZAMOS MENSAGENS CRISTÃS SEGUNDO A BIBLIA. FALAMOS DOS ESTATUTOS DO REINO DE DEUS.

terça-feira, 28 de abril de 2015

QUALIFICAÇÕES EXIGIDAS DE UM PASTOR

"Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam, e de cidade em cidade estabelecesses presbíteros, como já te mandei." (Tito 1:5)

   Paulo tinha deixado Tito em Creta para organizar as igrejas na região e concluir a organização. Envia essa carta lembrando os procedimentos que deveriam ser adotados para escolher os presbíteros, pastores, supervisores da igreja. Como já explicamos anteriormente, os termos presbíteros, bispos, na Bíblia, nada mais servem do que para designar pastores ou supervisores da igreja. Paulo tinha determinado a Tito que levantasse pastores para as igrejas recém-abertas, para os novos ministérios em Creta. O apóstolo lembra que foi por esse motivo que o deixou naquela região, assim fica subentendido a principal missão de Tito: levantar pastores para Creta. Tito era amado e considerado por Paulo como um verdadeiro filho na fé; em versículos anteriores, ele deixa isso de forma clara, possivelmente levando a crer que Tito se converteu através do apóstolo. "Aquele que for irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução nem são desobedientes." (Tito 1:6). Observemos a lista de qualificações exigidas que são idênticas às que Paulo também tinha exigido que fosse observada por Timóteo. Primeiro tem que ser marido de uma só mulher, portanto fica extremamente claro que não pode ser alguém que já tenha sido divorciado, não pode ser ninguém que esteja vivendo um recasamento, mesmo porque estaria em adultério. E a Palavra diz marido de uma só mulher, e não mulher de um só marido, portanto confirmamos que mulher não pode ser responsável por igreja, não existe mulher líder de igreja. Também esse homem, para ser pastor de uma igreja e que seja casado e com filhos, esses têm que ser exemplos. Não existem pastores que tenham filhos desobedientes, pecadores, dissolutos, porque, para cuidar das ovelhas do Senhor, é preciso saber cuidar da própria família. Os filhos têm que ser obedientes e amantes da Palavra de Deus. Assim sabemos que todos os que se dizem pastores e que vivem em recasamentos e ou tenham filhos que vivam de maneira desordenada não têm qualificações para exercer essa função, da mesma maneira todas as mulheres que estão nessa posição estão em desobediência à Palavra de Deus.
 "Porque convém que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância." (Tito 1:7). Também o pastor não pode ser uma pessoa que seja acusado de viver ou praticar qualquer ato contrário à Palavra de Deus, ou que deixe margem para questionamentos. Tem que ter as finanças em ordem e de maneira clara, para que todos saibam a origem do que possui. Nenhum cristão legítimo pode ser briguento, irado, raivoso, ou andar de mau humor, principalmente se exerce a função de supervisor do povo de Deus. Nem soberba, pois todos sabem que a soberba é pecado, assim, como poderá exigir das ovelhas um comportamento fiel à Palavra se o pastor não é? Pastor tem que ser humilde, tem que ser ovelha antes de ser pastor, tem que imitar Jesus na sua humildade. Claro que bebida alcoólica não faz parte da vida de nenhum homem de Deus, e em sua casa é radicalmente proibida a sua entrada, nem mesmo para agradar a quem quer que seja. Pastor não briga, não bate em ninguém, não age com violência e nem se preocupa com bens materiais, com dinheiro, pois é servo do Senhor, e, assim como a tribo de Levi, não tem herança no meio do povo de Deus. Pastor preocupa-se em ensinar o Evangelho, e não em acumular riquezas, porque quem cuida do pastor e da sua família é o Senhor. "Mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante; Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes." (Tito 1:8-9). Pastor tem que ser receptivo, sempre pronto a atender, a socorrer a quem precisa; sua casa, por ser casa do Senhor, sempre tem que estar com as portas abertas para receber a todos os que o procurarem, tem que amar o bem, o que é certo e correto, porque assim é exigido pelo Evangelho de Jesus Cristo. Supervisores da casa de Deus têm que conhecer a Palavra de Deus e praticá-la, vivê-la com toda intensidade, e estarem sempre prontos para responder conforme a Palavra a qualquer questionamento. Tem que saber exortar, admoestar, consolar, confortar, mas tudo de acordo com o Evangelho de Jesus Cristo, e não por emoções carnais. É necessário que pratique a Palavra para que não exista motivo para acusações, e sempre poder responder a todos os questionamentos pela Palavra e na Palavra.
   "Porque há muitos desordenados, faladores, vãos e enganadores, principalmente os da circuncisão, Aos quais convém tapar a boca; homens que transtornam casas inteiras ensinando o que não convém, por torpe ganância." (Tito 1:10-11). Muitos são os que se intitulam pastores, bispos, presbíteros, apóstolos, missionários e outros títulos criados por eles; muitas são as mulheres que se levantam também com títulos idênticos. Esses e essas que se levantam fundam igrejas, ministérios, ou como gostam de se identificar pregadores itinerantes. Esses que estão à frente de ministérios, mas que não têm essas qualificações exigidas pelo Senhor estão em desobediência total. São pessoas que gostam de se justificar através de parte de versículos, de distorcerem a Palavra, criam textos fora de contextos, criam doutrinas próprias. São pessoas interessadas em poder, riquezas, pessoas que têm todos os tipos de interesses, só não o legítimo de servir ao Senhor conduzindo o seu rebanho. São pessoas que ensinam qualquer mentira, qualquer coisa para agradar o povo e assim facilitar as exigências de ofertar, ou seja, apresentar a cobrança. Gostam de títulos pomposos como se fossem alguma coisa diante do Senhor, mas só são alguma coisa diante de homens, e assim mesmo dos que desconhecem a palavra de Deus, dos muitos que transformam o Evangelho em motivo de enriquecimento. "Um deles, seu próprio profeta, disse: Os cretenses são sempre mentirosos, bestas ruins, ventres preguiçosos." (Tito 1;12). Por causa dos inúmeros falsos pregadores, falsos pastores, por causa das inúmeras pessoas totalmente desqualificadas que ocupam igrejas com ensinosheréticos, doutrinas estranhas é que o Evangelho é criticado, O verdadeiro cristão sofre críticas e é repudiado por causa dos mentirosos e falsos que inundam as igrejas, os comerciantes, os mercadejantes da fé, das ovelhas do Senhor, por tal motivo as acusações e o descrédito, uma vez que muitos utilizam o Evangelho para roubar, extorquir."Este testemunho é verdadeiro. Portanto, repreende-os severamente, para que sejam sãos na fé. Não dando ouvidos às fábulas judaicas, nem aos mandamentos de homens que se desviam da verdade." (Tito 1:13-14). Por esse motivo temos que ser contrários à doutrina e ao ensino que não são fundamentados de maneira clara na Palavra de Deus. Não aceitar ensino fundamentado na história de Israel, ou outro, temos que entender que vivemos na época da Graça e aprender a separar doutrina de história. Devemos abrir os nossos olhos e saber que tipo de igreja frequentamos, se temos um líder, um pastor de acordo com a Palavra de Deus."Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados. Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda a boa obra." (Tito 1:15-16). 
Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
Um abraço,
Pr.Henrique Lino
Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, homossexualismo, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição dia e noite para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. 
Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário