Pular para o conteúdo principal

SABEDORIA E PERFEIÇÃO

"Todavia falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam." (1 Coríntios 2:6)

Falamos em sabedoria, em ser sábios, em casa, no trabalho,a todo o tempo, e na maioria das vezes sempre estamos falando de sabedoria ou em como ser sábios para os irmãos da fé. Mas a sabedoria que exaltamos e pregamos não é a sabedoria do mundo, onde ser sábio é levar vantagens, é fazer as pessoas de tolas, enganar, mentir, esconder ou omitir e fazer negócios desonestos. Não é ser esperto traindo, adulterando, sendo superior aos demais;ser sábio é considerar o próximo como a nós mesmos. A sabedoria de que falamos é contrária, confrontante com a sabedoria mundana, é o oposto, porque os sábios deste século querem levar vantagens e desfrutar do paraíso, da vida aqui, e nós buscamos viver por toda a eternidade e com o Senhor. A nossa sabedoria consiste em amar a Deus acima de tudo e de todos e o próximo como a nós mesmos; é reconhecer que aqui estamos somente em uma caminhada em destino à vida ou à morte. "Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória." (1 Coríntios 2:7). Só podemos falar da sabedoria de Deus quando o conhecemos, porque, para falar de algo, devemos conhecer. Mas como há muitos que falam sobre a sabedoria sem conhecê-la, acabam criando heresias, ensinos tolos e contraditórios, que estão fazendo muitos crerem na sabedoria mundana como sendo a do Senhor. A sabedoria que devemos ter e viver não é nova, vem desde a fundação do mundo, pois ela vem com o Pai, com o Criador de todas as coisas, e Ele é imutável. A sabedoria de Deus consiste em viver segundo os seus ensinamentos e ordenanças, obedecer-lhe, amá-lo, e em troca desfrutaremos das abundâncias Dele por toda a eternidade. Já a sabedoria mundana, que consiste em ser esperto e desfrutar de todos os prazeres aqui, conduz à morte e ao sofrimento por toda a eternidade. Essa sabedoria humana faz com que a criatura julgue saber mais do que o Criador, ou prefere desconhecer a sua existência, vivendo à revelia dos seus preceitos, e assim quer transformar este mundo em seu paraíso particular, não percebendo que está sendo enganada pelo príncipe das trevas, o senhor da morte.
"A qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória." (1 Coríntios 2:8).A sabedoria verdadeira não a encontramos no mundo, nem nos prazeres carnais,e muito menos nas religiões, que são criação humana. A sabedoria só a encontramos no Senhor, no Evangelho de Jesus Cristo, na obediência aos seus preceitos. Os príncipes da religião, os líderes religiosos não tinham sabedoria, pois, se a tivessem, não teriam mandado prender e crucificar o Filho de Deus. Mandar crucificar o Filho de Deus foi um ato de total desprezo pela Palavra de Deus, foi uma insanidade cometida pelos religiosos da época. Agora esse mesmo ato é cometido a todo o tempo em vários templos e igrejas onde falam o nome do Senhor, mas ensinam uma mentira. Sim, digo mentira porque seus ensinamentos são contrários ao Evangelho; distorcem a palavra de Deus para ensinar exatamente o oposto, e como a maioria não tem a preocupação de ler, acompanhar nas Escrituras, torna-se presa fácil. Mas tanto os que ensinam como os que aprendem não têm juízo, pois não têm a verdadeira sabedoria e não a buscam com afinco como deveriam, e por isso caminham em direção ao sofrimento. "Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam."(1 Coríntios 2:9). Mas tudo aquilo que buscamos, em que cremos, e o que esperamos não somente receberemos como acontecerá de forma muito mais abundante e maravilhoso do que podemos imaginar. Não nos contentemos com nada maior e melhor que possamos receber aqui, caminhemos em sentido à vida em Jesus abrindo mão de tudo o que pode corromper nosso caminho em direção às abundâncias futuras Nele. Quem tem a sabedoria que vem do Céu sabe que aquilo que nos espera é incomparável, superior a qualquer coisa que possamos imaginar. Mas, para saber e aguardar as coisas futuras do Senhor, é necessário ter a mente Dele. "Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus." (1 Coríntios 2:10).O entendimento completo da mente de Deus só o tem quem busca a sabedoria, quem se santifica, quem se une a Ele. Quem se une a Deus recebe Dele o seu Espírito, compartilha o mesmo Espírito, portanto nada lhe é oculto, assim não vive no engano mundano.
 "Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus." (1 Coríntios 2:11). Sabemos das coisas do mundo e dos homens, uma vez que temos o espírito dos homens. Mas, quando nos santificamos, quando nos voltamos para o Senhor, quando amortecemos a nossa carne, rejeitamos os prazeres mundanos. Quando procuramos ter a mente de Cristo e viver em obediência aos seus preceitos, em purificação, então recebemos o Espírito de Deus, e o Espírito de Deus, do Pai, tudo revela, e então sabemos para onde vamos. Quem vive de acordo com os mandamentos de Deus e recebe o Consolador, o Espírito de Deus, não vive em pecado, pois conhece a grandiosidade do futuro. "Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus." (1 Coríntios 2:12).Como recebemos o Espírito de Deus, falamos então das coisas Dele, falamos do seu Reino e das suas leis, que, se praticadas, todos por elas viverão, mas o desrespeito a elas conduz ao sofrimento e à morte eterna. Não se pode comparar ou fazer analogias com prosperidade, ou reinar aqui e no Reino do Pai. Deus nos dá vida e abundâncias por toda a eternidade, mas,só se nos submetermos a Ele, e só quem consegue discernir isso são os sábios, os que têm o Espírito de Deus. A sabedoria é a obediência aos preceitos do Senhor. "As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais." (1 Coríntios 2:13). Falamos do Reino porque é o que conhecemos e vivemos, não falo das coisas do mundo, pois eu não as vivo, o que falamos muitas vezes parece ser palavras duras e de arrogante santidade, mas nada mais são do que a Palavra de Deus. Não posso falar de outra maneira, uma vez que não tenho conhecimento teológico, ou humano, falo assim como o Evangelho é.Falo de amor de Deus, e não o amor apregoado e ensinado no mundo; falo de coisas espirituais, porque sou espiritual; falo, escrevo tudo sob a direção do Espírito de Deus; e o objetivo não é agradar, mas levar a Palavra verdadeira para aquele que sabe que está em erro se arrependa e venha para a salvação. "Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido."(1 Coríntios 2:14-15). Quem é natural, religioso, é quem não tem sabedoria e não a busca, quem não conhece Deus, não aceita a Palavra de Deus, pois o que aqui transmitimos é somente a sua Palavra. Não procuramos maquiar, não procuramos amenizar, pois o tempo urge, convertam-se enquanto é tempo, antes que venha o mau tempo. Não tenho tempo para amenidades, ou maquiagem, mas somente para falar o Evangelho e como Ele é, e assim falo na simplicidade das minhas palavras e também das do próprio Evangelho. Ouçam o que o Espírito diz: busquem conversão, salvação, e não somente bênçãos, pois esta é a última época, duas já se passaram. Você pode criticar, ignorar, mas sabe que é a verdade o que escrevo, e eu te amo em Cristo e quero que se salve."Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo." (1 Corintios 2:16).
 Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
 Um abraço,
 Pr.Henrique Lino 
Se você está passando por algum problema na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, homossexualismo, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição dia e noite para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. 
Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração.

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c