Pular para o conteúdo principal

DEVEMOS SOMENTE IMITAR

"Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave." (Efésios 5:1-2)

Ser cristão é ser aprendiz de Cristo, ser imitador, andar e viver segundo Ele, praticar o seu Evangelho. Ser cristão não é somente falar no nome de Deus, nem ir a um templo, igreja, ou fazer demoradas rezas, orações, mas simplesmente praticar a sua Palavra. Amar como Jesus nos amou, não com amor conveniente com pecados, mas, ao contrário, condenar o pecado, chamar todos para viver uma vida de santidade, para que possam alcançar a salvação. Andar em amor, como Cristo andou. Cristo amou muito e se entregou por amor, e vimos como Ele agia, pois em nenhum momento tolerou ou aceitou o pecado, e dentro do templo condenou o pecado, e chamava a atenção dos fariseus e religiosos de uma maneira geral. Ser cristão é viver em santidade, é abandonar os erros. "Mas a prostituição, e toda a impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos; Nem torpezas, nem parvoíces, nem chocarrices, que não convêm; mas antes, ações de graças." (Efésios 5:3-4). Abandonar a prostituição é correr, fugir desse pecado que engloba adultério, que é relacionamento extraconjugal quando se está casado; fornicação são as relações sexuais entre solteiros; pornografia é o hábito de ler, olhar revistas, livros, ou qualquer material que desperte ou satisfaça os desejos sexuais. Prostituição é qualquer hábito praticado para trazer desejo, sem ser a relação normal entre homem e mulher, que somente pode ser praticado quando legalmente casados. Avareza é a mesquinharia, é praticada por pessoas que são idólatras, porque adoram o dinheiro, ou bens materiais, têm o desejo de sempre ter e não gostam de gastar. É amar as coisas muito mais do que as pessoas; é viver no engano, não percebendo que pode ser chamado a qualquer hora e que nada levará deste mundo. É deixar de viver bem para guardar, e, após o seu falecimento, outros gastarem em seu lugar.Ser santo é viver em santidade, fora de toda imundície e sujeira, que é o pecado; é viver pela Palavra, pelo Evangelho. Torpeza é o mesmo que imoralidade, indecência, desonestidade, desonra, atos que não são praticados por cristãos. Chocarrices (chacota, deboche, zombaria, sarcasmo, ironia, gozação, gracejo, brincadeira, bufonaria, bobice, chalaça, chocarrice truanice graçola) são praticadas por pessoas que gostam de viver rindo de outras.
"Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no Reino de Cristo e de Deus." (Efésios 5:5). Os que vivem de modo devasso, em devassidão (imoral, dissoluto libertino depravado, degenerado, indecente pervertido, sem vergonha), nenhum dos praticantes desses atos nomeados tem herança no Reino, ou seja, terá vida eterna, somente o arder implacável do castigo aos desobedientes. Nenhuma pessoa que pratica tais atos será salva, a não ser que se arrependa, se acerte com o Senhor e trilhe caminhos retos. Portanto, é necessário se examinar, pois até o fato de gostar de fazer piadinhas, rir dos tombos dos outros é errado. "Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência."(Efésios 5:6). Não se pode aceitar ensinos ou pregações que procurem suavizar, amenizar o Evangelho da Verdade, da santidade, da separação. Não são corretos os ensinos vários que dizem que Deus tolera ou não se importa com esses atos por saber que não são de coração, porque tudo é uma mentira e engano, porque nada se pode contra atos, fatos, porque esses não se desfazem. Temos que saber que nada se pode contra a verdade, e, se buscamos a salvação, então nos santifiquemos e abandonemos o mundanismo. "Portanto, não sejais seus companheiros. Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz(Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade); Aprovando o que é agradável ao Senhor."(Efésios 5:7-10). Não se pode falar em ser cristão e viver partilhando atos pecaminosos com as pessoas que estão no mundo,independentemente de ser amigos ou parentes, porque quem compactua com as obras das trevas é trevas também. Quando não se conhece o Evangelho, vive-se no erro, mas o conhecendo, não se pode concordar com ele ou apoiá-lo, mesmo porque é um ato de amor condenar o pecado e chamar todos ao arrependimento. A casa de cristão tem que ser lugar santificado, e não se pode permitir quem quer que seja de cometer erros, tais como bebedices, prostituição, prática de quaisquer vícios ou atos já citados neste texto. Mas tem que ser um lugar em que tudo serve para a pregação e divulgação do Evangelho. Somos filhos e filhas da luz, então andemos, portemo-nos como tal.
"E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as. Porque o que eles fazem em oculto até dizê-lo é torpe."(Efésios 5:11-12). Não participar, não concordar, não aceitar de nenhuma maneira o erro, nem dentro de casa, ou, principalmente,dentro dos templos, igrejas, porque, se estiver onde não se respeita a Palavra de Deus, deve-se sair, separar-se. Luz e trevas não têm comunhão. Ao aceitar, concordar que alguém erre por ignorância, desconhecimento da Palavra, a culpa é nossa, por não levarmos o conhecimento; mas se erram por não respeitarem o Evangelho e não crerem, então devemos nos afastar, porque a convivência com essas pessoas é pecado e é o mesmo que aceitação. Cristãos não participam de atos de desobediência, e nem os apoiam, em todo tempo e lugar condenam o pecado. Cristão é separado para Cristo. "Mas todas estas coisas se manifestam, sendo condenadas pela luz, porque a luz tudo manifesta." (Efésios 5:13).Toda treva, todo erro, desobediência e pecado devem ser abandonados,porque conduzem às trevas eternas. Viver em Jesus a verdadeira Luz que tudo vê é não ter medo ou vergonha dos seus atos ao ser examinado à luz do Evangelho. "Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá." (Efésios 5:14). Desperta quem viveu ou vive no engano até agora, acorda, porque a Luz verdadeira mostra toda a treva. Mudar de caminhos, abandonar os atalhos a porta larga, o evangelho permissivo, a religião e vir para Luz, para Jesus Cristo, e ser cristão legítimo. Agora é o momento de abandonar os erros e os enganos teológicos em que se viveu até hoje e mudar, sair das trevas, vir para a luz; não concordar com as trevas, condená-la sempre.Apartar, separar-se para Cristo, e Ele mesmo esclarecerá, viver Nele, continuar a obra, fazer o que Ele nos manda fazer."Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, Remindo o tempo; porquanto os dias são maus."(Efésios 5:15-16). Temos que examinar como estamos andando, como estamos vivendo, se realmente somos cristãos ou simplesmente religiosos, mentirosos, enganadores, hipócritas; se estamos condenando o pecado, ou se o estamos apoiando; se estamos salvando ou condenando as pessoas à morte eterna. O mundo jaz no maligno, os dias são maus, e não podemos concordar com o mundo, com o pecado, porque estaríamos concordando com a morte. O Evangelho não muda e não se adapta à situação, somos nós que devemos nos adaptar, nos submeter a ele. A noite está acabando, o dia está raiando. "Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração; Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo; Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus."(Efésios 5:17-21).

 Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
 Um abraço,
Pr.Henrique Lino
Se você está passando por algum problema na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, homossexualismo, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição dia e noite para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. 
Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração.

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c