Pular para o conteúdo principal

COMO SER PERFEITO

"E eis que, aproximando-se Dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?" (Mateus 19:16)

Assim como esse jovem que se aproximou de Jesus querendo saber como ele deveria fazer para herdar a vida eterna, como deveria proceder para ser salvo, vários jovens, muitas pessoas, ou a maioria, querem saber como fazer para herdar a vida eterna, pois querem ser salvas. Não encontraremos ninguém que não deseja ser salvo. Muitos têm convicção da sua salvação, pois acreditam em um deus que é somente amor e misericórdias. Vamos descobrir que não basta ir ao Senhor e pedir, clamar pela salvação, que não basta se aproximar do Senhor, mas que é necessário amá-lo acima de todas as coisas."E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos." (Mateus 19:17). Jesus responde confrontando, chamando a atenção dele e mostrando que bom mesmo é Deus, e se ele estava chamando Jesus de bom, era porque estava reconhecendo o caráter Divino Dele. Portanto, se ele reconheceu o caráter Divino e queria a resposta, então deveria obedecer, e cita os mandamentos. Assim são os religiosos de várias religiões, evangélicos, espíritas, católicos, umbandistas e vários outros, que guardam muitos dos mandamentos do Senhor. Pessoas extremamente honestas, caridosas, sérias, fiéis, mas que não amam o Senhor como deveriam, e não poucos acham que obras salvam. Praticam muitos mandamentos, mas esquecem o principal: reconhecer o caráter Divino de Cristo, não o amam como deveriam. "Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho; Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo." (Mateus 19:18-19). A bem da verdade, encontramos pessoas de várias religiões que são exemplos de caráter e comportamento. Praticam a caridade, além de frequentarem seus templos religiosamente, ofertarem e trabalharem na evangelização de acordo com o que aprenderam, e por tal motivo acham que têm direitos e que serão salvas. "Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda?" (Mateus 19:20).Pessoas falam de maneira arrogante, dizendo-se salvas, além de se firmarem nas suas obras, também no amor de Deus, mas elas se esquecem de que devemos observar os preceitos do Senhor de maneira clara, devemos entender o amor de Deus, ou melhor dizendo, como devemos amá-lo.
"Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me." (Mateus 19:21). Jesus fala de maneira direta para esse jovem e mostra que, se ele quiser ser perfeito, se ele quiser realmente entrar no Reino de Deus, então ele deveria abrir mão do seu dinheiro, da sua fortuna. Mandou que vendesse e desse aos pobres e simplesmente seguisse Jesus. Portanto, o Senhor mandou que ele simplesmente o seguisse sem dinheiro ou bens materiais, porque, no caso desse jovem, o que era o seu deus era o dinheiro, a sua prioridade eram os bens materiais. Assim são muitas pessoas que não conseguem desvincular uma coisa da outra, falam que amam Deus, mas não abrem mão dos bens materiais, do luxo, conforto. São pessoas que buscam o Senhor em troca de conseguir mais e mais, e não abrem mão do seu patrimônio, que vem em primeiro lugar, e depois então o Senhor. Para outras seu deus são os filhos, o casamento, marido, esposa, netos, amigos, casa, patrimônio, trabalho, são tantos os deuses na vida dessas pessoas, digo deuses, porque, apesar de falar que amam o Senhor, elas dão prioridade às pessoas e coisas, primeiro agradam a essas e a si mesmas, e depois então ao Senhor. Pessoas que falam, ensinam que Deus quer que elas assim procedam, alegam um amor que não é bíblico, e ainda oram pedindo a Deus para cuidar dos deuses delas. "E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades." (Mateus 19:22). Jesus viu que o deus desse jovem era o dinheiro, e vemos que entre escolher seguir Jesus e ficar com seu dinheiro, seu deus,o dinheiro venceu. Alguns falam que amam Deus, mas em primeiro lugar estão pessoas, coisas, objeto, patrimônio, dinheiro. Essas pessoas jamais conseguirão ser perfeitas, jamais conseguirão alcançar a vida eterna. Para sermos perfeitos, devemos sempre e em toda circunstância dar prioridade a Deus. Ele vem em primeiro lugar em nossas vidas, pois é através Dele que recebemos as bênçãos, e adorar somente ao Senhor. "Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no Reino dos céus." (Mateus 19:23). A riqueza, o amor ao dinheiro é a raiz de muitos males,e fortuna, riquezas materiais são incompatíveis com o Reino de Deus, porque o dinheiro é um deus,de nome Mamom. Existem religiosos que amam o dinheiro, as riquezas, e querem ensinar que é bênção de Deus, mas vemos o próprio Deus, que é Jesus, afirmando que existe a incompatibilidade entre o Reino e a riqueza.
 "E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no Reino de Deus." (Mateus 19:24). Temos que entender que camelo aqui não se refere ao animal, mas a uma corda usada como espécie de cinto usada naquela época e região. (Teria havido, no texto grego, uma troca entre kamelos ("camelo") e kamilos ("corda grossa", "calabre"). A própria palavra do aramaico utilizada por Cristo carregaria ambiguidade --gamla ("camelo") e gamala ("corda grossa"). Portanto, Jesus se referiu à impossibilidade uma corda grossa entrar em um buraco de uma agulha. Impossível, assim como é impossível o rico entrar, porque, para ser rico,tem que amar o dinheiro, idolatrar o dinheiro, e idolatria é pecado. Assim não importa se são pastores, padres, ou simples ovelhas, se são ricas, milionárias, não são perfeitas e não estão aptas para o Reino. "Nenhum servo pode servir dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.E os fariseus, que eram avarentos, ouviam todas estas coisas, e zombavam Dele."(Lucas 16:13-14). Se fosse Deus que desse riquezas, então existiria incoerência da parte do Senhor, mas, como sabemos que Ele não é incoerente, entendemos que devemos confiar no Senhor e buscar primeiro o Reino de Deus, e o resto Ele nos envia. Ele sabe do que necessitamos e precisamos. Não existe um justo que mendiga o pão. Deus supre todas as necessidades, e estamos falando Palavra do Senhor. "Mas, buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal."(Mateus 6:33-34). Por isto devemos rever o que acreditamos, como estão nos ensinando, e se realmente estamos amando o Senhor, se Ele é a prioridade em nossas vidas. Não basta falar no nome de Deus, mas sim praticar os seus preceitos, isto é amor, porque a Palavra não pode mudar, e a única maneira de expressar amor ao Senhor é obedecendo a ele. "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele."(João 14;21). Para ser perfeito, tem que obedecer, porque é a única maneira de expressar amor que é aceita por Deus. "Os seus discípulos, ouvindo isto, admiraram-se muito, dizendo: Quem poderá pois salvar-se?E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível. Então Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Eis que nós deixamos tudo, e te seguimos; que receberemos? E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel.E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor de meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna.Porém, muitos primeiros serão os derradeiros, e muitos derradeiros serão os primeiros."(Mateus 19:25-30).
 Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
Um abraço,
 Pr.Henrique Lino

Se você está passando por algum problema na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, homossexualismo, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição dia e noite para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. 
Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração.

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c