"E eis que, aproximando-se Dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?" (Mateus 19:16)
Assim como esse jovem que se aproximou de Jesus querendo saber como ele deveria fazer para herdar a vida eterna, como deveria proceder para ser salvo, vários jovens, muitas pessoas, ou a maioria, querem saber como fazer para herdar a vida eterna, pois querem ser salvas. Não encontraremos ninguém que não deseja ser salvo. Muitos têm convicção da sua salvação, pois acreditam em um deus que é somente amor e misericórdias. Vamos descobrir que não basta ir ao Senhor e pedir, clamar pela salvação, que não basta se aproximar do Senhor, mas que é necessário amá-lo acima de todas as coisas."E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos." (Mateus 19:17). Jesus responde confrontando, chamando a atenção dele e mostrando que bom mesmo é Deus, e se ele estava chamando Jesus de bom, era porque estava reconhecendo o caráter Divino Dele. Portanto, se ele reconheceu o caráter Divino e queria a resposta, então deveria obedecer, e cita os mandamentos. Assim são os religiosos de várias religiões, evangélicos, espíritas, católicos, umbandistas e vários outros, que guardam muitos dos mandamentos do Senhor. Pessoas extremamente honestas, caridosas, sérias, fiéis, mas que não amam o Senhor como deveriam, e não poucos acham que obras salvam. Praticam muitos mandamentos, mas esquecem o principal: reconhecer o caráter Divino de Cristo, não o amam como deveriam. "Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho; Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo." (Mateus 19:18-19). A bem da verdade, encontramos pessoas de várias religiões que são exemplos de caráter e comportamento. Praticam a caridade, além de frequentarem seus templos religiosamente, ofertarem e trabalharem na evangelização de acordo com o que aprenderam, e por tal motivo acham que têm direitos e que serão salvas. "Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda?" (Mateus 19:20).Pessoas falam de maneira arrogante, dizendo-se salvas, além de se firmarem nas suas obras, também no amor de Deus, mas elas se esquecem de que devemos observar os preceitos do Senhor de maneira clara, devemos entender o amor de Deus, ou melhor dizendo, como devemos amá-lo.
"Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me." (Mateus 19:21). Jesus fala de maneira direta para esse jovem e mostra que, se ele quiser ser perfeito, se ele quiser realmente entrar no Reino de Deus, então ele deveria abrir mão do seu dinheiro, da sua fortuna. Mandou que vendesse e desse aos pobres e simplesmente seguisse Jesus. Portanto, o Senhor mandou que ele simplesmente o seguisse sem dinheiro ou bens materiais, porque, no caso desse jovem, o que era o seu deus era o dinheiro, a sua prioridade eram os bens materiais. Assim são muitas pessoas que não conseguem desvincular uma coisa da outra, falam que amam Deus, mas não abrem mão dos bens materiais, do luxo, conforto. São pessoas que buscam o Senhor em troca de conseguir mais e mais, e não abrem mão do seu patrimônio, que vem em primeiro lugar, e depois então o Senhor. Para outras seu deus são os filhos, o casamento, marido, esposa, netos, amigos, casa, patrimônio, trabalho, são tantos os deuses na vida dessas pessoas, digo deuses, porque, apesar de falar que amam o Senhor, elas dão prioridade às pessoas e coisas, primeiro agradam a essas e a si mesmas, e depois então ao Senhor. Pessoas que falam, ensinam que Deus quer que elas assim procedam, alegam um amor que não é bíblico, e ainda oram pedindo a Deus para cuidar dos deuses delas. "E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades." (Mateus 19:22). Jesus viu que o deus desse jovem era o dinheiro, e vemos que entre escolher seguir Jesus e ficar com seu dinheiro, seu deus,o dinheiro venceu. Alguns falam que amam Deus, mas em primeiro lugar estão pessoas, coisas, objeto, patrimônio, dinheiro. Essas pessoas jamais conseguirão ser perfeitas, jamais conseguirão alcançar a vida eterna. Para sermos perfeitos, devemos sempre e em toda circunstância dar prioridade a Deus. Ele vem em primeiro lugar em nossas vidas, pois é através Dele que recebemos as bênçãos, e adorar somente ao Senhor. "Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no Reino dos céus." (Mateus 19:23). A riqueza, o amor ao dinheiro é a raiz de muitos males,e fortuna, riquezas materiais são incompatíveis com o Reino de Deus, porque o dinheiro é um deus,de nome Mamom. Existem religiosos que amam o dinheiro, as riquezas, e querem ensinar que é bênção de Deus, mas vemos o próprio Deus, que é Jesus, afirmando que existe a incompatibilidade entre o Reino e a riqueza.
 "E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no Reino de Deus." (Mateus 19:24). Temos que entender que camelo aqui não se refere ao animal, mas a uma corda usada como espécie de cinto usada naquela época e região. (Teria havido, no texto grego, uma troca entre kamelos ("camelo") e kamilos ("corda grossa", "calabre"). A própria palavra do aramaico utilizada por Cristo carregaria ambiguidade --gamla
 Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
Um abraço,
 Pr.Henrique Lino
Se você está passando por algum problema na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, homossexualismo, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição dia e noite para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. 
Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br 
 
Comentários
Postar um comentário