Pular para o conteúdo principal

QUEM SOU?

"E saiu Jesus, e os seus discípulos, para as aldeias de Cesareia de Filipe; e no caminho perguntou aos seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens que eu sou?" (Marcos 8:27)

            Jesus já tinha operado inúmeros milagres, tinha multiplicadopães e peixes por duas vezes; tinha feito o que nunca ninguém tinha feito. Jesus tinha operado todos os tipos de milagres, curado todo tipo de doenças, e tinha acabado de curar um cego, ou seja, fez um cego voltar a enxergar normalmente e se dirige para as aldeias de Cesareia. De repente, Ele pergunta para os seus discípulos o que o povo, os homens dizem a respeito Dele, o que falam, o que acham que Ele é. Essa mesma pergunta deveríamos fazer a nós mesmos e às pessoas: o que ou quem é Jesus para nós e para elas, porque muitos  veem em Jesus uma figura abstrata, outros um santo, ou um profeta ou quem sabe alguém que tem a obrigação de nos ajudar, nos socorrer, nos salvar independentemente de qualquer coisa, quem sabe um Jesus bonzinho, bobinho, serviçal. Quem é Jesus para nós? Temos visto inúmeros milagres acontecerem no nome Dele, sabemos que somos salvos Nele, mas e daí? Quem é Jesus para nós?"E eles responderam: João Batista; e outros: Elias; mas outros: Um dos profetas." (Marcos 8:28). Os discípulos responderam que o povo achava que Ele era um dos profetas já falecidos, como Elias, que foi um grande e poderoso profeta, mas somente isto.Apesar de ter sido arrebatado em vida, Ele era somente um servo, um profeta de Deus, ou João Batista, que tinha vindo  para preparar o caminho do Senhor, o homem de pregação dura e que batizava as pessoas com o batismo do arrependimento ali no rio Jordão e que tinha sido assassinado havia pouco tempo a mando de Herodes. O povo, apesar de esperar o Messias, não tinha atentado para esse fato: que Ele, Jesus, era o messias, o Salvador, que Ele era o esperado. Esse povo que tinha as Escrituras, que todo sábado lia no templo, o povo de Deus, que sabia que todos os profetas tinham profetizado sobre a vinda de Jesus, o povo adorador de Davi, e que sabia que o próprio Davi tinha profetizado sobre Jesus, mesmo assim o povoestava cego. Nós temos os testemunhos, temos a Bíblia, temos tudo, mas quem é Jesus para nós, será que sabemos realmente quem Ele é em nossa vida? O que Ele significa? Quem é Jesus para nós que nos dizemos cristãos, que falamos que o amamos, será que realmente temos consciência de quem é Jesus?
            "E ele lhes disse: Mas vós, quem dizeis que eu sou? E, respondendo Pedro, lhe disse: Tu és o Cristo." (Marcos 8:29).Jesus agora faz a pergunta direta e dirigida aos seus discípulos, queria saber o que eles pensavam também, quem Ele era para eles que o estavam acompanhando e vendo tudo o que Ele fazia e falava. Pedro então, sem titubear, fala que Ele era o Cristo, o Messias, o Filho de Deus, o Esperado. A resposta de Pedro dizendo que Ele era o Cristo quer dizer exatamente tudo isso. Mas devemos entender o porquê. Pedro respondeu de maneira correta, porque sabia, tinha a certeza de que Ele era o Filho de Deus. Na verdade, quem tinha revelado para Pedro foi o Espírito Santo, que é quem nos guia e nos convence do Juízo e do pecado. "E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.(Mateus 16:17). O próprio Senhor Jesus afirma que não foi carne nem sangue, ou seja, que não foi ninguém, nenhum entendimento humano o que fez com  que ele tivesse tal conhecimento. Para que possamos discernir, entender quem é Jesus, devemos permitir que o Espírito Santo nos guie, nos dirija, nos mostre, e, para que isso aconteça, devemos buscar intimidade, viver de acordo com a Palavra de Deus, praticar, obedecer a seus preceitos. Quem adora imagens, ídolos, santos, santas ou outra coisa não sabe quem é Jesus, pois, se soubesse que Ele é o Cristo, o Filho de Deus, que Ele é Deus, não adoraria o que eles adoram, não tentaria dividir a Glória Dele com outra coisa. Se soubesse, seria obediente as suas ordenanças. "E admoestou-os, para que a ninguém dissessem aquilo dele." (Marcos 8:30). Quando  Pedro, usado pelo Espírito Santo, confessou quem Ele era, Jesus então pediu que não falasse para ninguém, e isso por vários motivos, mas o principal era que naquele momento só deveriam ter o conhecimento de quem era Ele aqueles a quem o Pai quisesse revelar, as pessoas que buscavam realmente entendimento, que buscavam o Senhor, porque Ele mesmo tinha afirmado que os que o buscassem de maneira nenhuma os lançaria fora, mas naquele momento,  até mesmo para que se cumprissem as Escrituras, não deveria falar com todos, chegaria o momento em que eles deveriam falar abertamente, mas não era a hora.
            "E começou a ensinar-lhes que importava que o Filho do homem padecesse muito, e que fosse rejeitado pelos anciãos e príncipes dos sacerdotes, e pelos escribas, e que fosse morto, mas que depois de três dias ressuscitaria." (Marcos 8:31). Uma vez que eles já sabiam quem realmente Ele era, Jesus começa a  revelar tudo o que iria acontecer nos próximos dias. Falou que iria ser preso, humilhado, abandonado, crucificado, mas que Deus Pai iria  ressuscitá-lo. Uma vez que eles sabiam que Ele era o Cristo, deveriam saber que as Escrituras iriam se cumprir totalmente Nele, tudo o que os profetas tinham dito iria acontecer totalmente. Mas devemos entender que o nosso adversário arma cilada e tenta até o último momento. O diabo tentou Jesus até o último momento, e agora vemos que ele usa Pedro, que tinha acabado de receber uma revelação do Espírito Santo. "E dizia abertamente estas palavras. E Pedro o tomou à parte, e começou a repreendê-lo." (Marcos 8:32). O diabo, usando Pedro, disse que isso não deveria acontecer, que Ele não iria sofrer,que nada daquilo iria acontecer, portanto estava negando as Escrituras, a Palavra de Deus. Da mesma maneira, muitos falam em um suposto amor, concordam com o adultério, o homossexualismo, a mentira, o divórcio, a desonestidade, com tudo o que Deus disse que abomina, e  criam histórias que alegam amor e que Deus é amor e vai tolerar isto ou aquilo, mesmo sabendo que Ele já disse pela Palavra que não aceita. Mas a resposta de Jesus foi somente uma repreensão e expulsão ao diabo. "Mas ele, virando-se, e olhando para os seus discípulos, repreendeu a Pedro, dizendo: Retira-te de diante de mim, Satanás; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas as que são dos homens." (Marcos 8:33). Jesus não falou com Pedro,mas  com o diabo que o estava usando naquele momento, e  ainda nos mostra que todas as vezes em que concordamos com o que é contrário à Palavra de Deus, estamos concordando com o mundo, as coisas do mundo, e o mundo jaz no maligno. O que muitos dizem ser amor para justificar as desobediências aos preceitos do Senhor nada mais é do que fazer a vontade do diabo. O nosso adversário sempre e em toda situação vai nos tentar, se Jesus ele tentou e não desistiu, com certeza também não vai desistir de nós, mas, se estivermos firmados na Palavra, venceremos, e sabendo que somos e seremos tentados por ele, Jesus sabia. "E, acabando o diabo toda a tentação, ausentou-se dele por algum tempo." (Lucas 4:13). O diabo tentou Jesus no deserto, no início do ministério, e o Senhor o expulsou, mas sabia que foi somente por algum tempo e que ele voltaria a atacar. Se somos discípulos de Jesus, devemos ficar alerta, pois ele vive ao nosso derredor. 
Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
Um abraço,
Pr.Henrique Lino 
Se você está passando por algum problema na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, homossexualismo, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição dia e noite para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. 
Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração e de amor. "Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria." II Co 9:7 Doar é um privilegio. Semeando qualquer valor você estará contribuindo com a expansão do Reino de Deus.  
MINISTÉRIO ATALAIA DO EVANGELHO DE DEUS
BANCO ITAU
AGENCIA: 1639 CONTA CORRENTE: 61520-0
Banco: CAIXA ECÔNOMICA
AGÊNÇIA: 1529 OPERAÇÃO: 022 CONTA POUPANÇA NÚMERO: 230-5
Você será um agente evangelizador deste Ministério.
Sua colaboração é muito importante para nós.

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c