NESTE BLOG DISPONIBILIZAMOS MENSAGENS CRISTÃS SEGUNDO A BIBLIA. FALAMOS DOS ESTATUTOS DO REINO DE DEUS.

sábado, 27 de setembro de 2014

A LEI E OS MANDAMENTOS

"Naquele tempo passou Jesus pelas searas, em um sábado; e os seus discípulos, tendo fome, começaram a colher espigas, e a comer." (Mateus 12:1)

            Jesus com os seus discípulos, em uma das suas inúmeras viagens, andanças, passa em um dia de sábado por uma plantação, e, como estavam com fome, os discípulos foram colhendo espigas e comendo-as, o que não era errado ou desonesto. Pelo mandamento do Senhor, todos, quando colhiam, deveriam deixar algumas espigas, grãos, para os que necessitassemos colhessem e comessem, portanto eles não estavam roubando. Deus sempre teve preocupação e cuidado com toda a população, e por esse motivo instituiu que todos os que plantavam na época da colheita não colhessem tudo, não rapassem tudo sem nada deixar, que sempre deixassem alguma coisa para que o pobre e o estrangeiro, os que não tinham posse pudessem se alimentar. "Quando também fizerdes a colheita da vossa terra, o canto do teu campo não segarás totalmente, nem as espigas caídas colherás da tua sega. Semelhantemente não rabiscarás a tua vinha, nem colherás os bagos caídos da tua vinha; deixá-los-ás ao pobre e ao estrangeiro. Eu sou o Senhor vosso Deus."(Levítico 19:9-10). Assim sendo, o que eles estavam fazendo era compreensível, lógico e esperado, mesmo porque, além de estarem com fome, por não terem comido ainda,  eles realmente eram pobres, uma vez que o ministério de Jesus foi constituído  na maioria por discípulos, ou melhor, homens desprovidos  de riquezas e bens  materiais; eram pessoas simples, pescadores que seguiam um carpinteiro. "E os fariseus, vendo isto, disseram-lhe: Eis que os teus discípulos fazem o que não é lícito fazer num sábado." (Mateus 12:2).Os religiosos, os fariseus, vieram questionar o Senhor pelo fato de os discípulos estarem recolhendo alimento e se alimentando em um  sábado. Vieram questionar Jesus por uma lei que nem eles mesmos entendiam ou praticavam. Realmente Deus tinha mandado Moisés determinar a lei do sábado sim, mas com a finalidade de proteção e cuidado. Isto porque o povo, que antes era escravo no Egito, e, portanto, trabalhava todos os dias, não estava acostumado com o descanso. Deus os obrigou a descansar para cuidado deles mesmos e também para que tivessem um dia  para dedicar mais ao Senhor. Além deeles  virem a praticar a obediência, o sábado dos judeus foi criado para ensino de descanso, obediência e preservação, assim como outras leis, inclusive a de comer algumas carnes, para que no deserto não passassem mal e viessem a padecer, e isso era na época da lei, que toda ela se cumpriu em Jesus.
            "Ele, porém, lhes disse: Não tendes lido o que fez Davi, quando teve fome, ele e os que com ele estavam? Como entrou na casa de Deus, e comeu os pães da proposição, que não lhe era lícito comer, nem aos que com ele estavam, mas só aos sacerdotes?" (Mateus 12:3-4). Todas as vezes em que Jesus foi tentado, provocado, tanto pelos fariseus como pelos escribas ou pelo diabo, Ele respondeu conforme a Palavra. Aqui Ele traz à memória quando Davi fugia de Saul, foi até o sacerdote, pediu, recebeu e comeu os pães da preposição, pegou para ele e os seus companheiros, e não era permitido comer, porque somente os sacerdotes poderiam comer daqueles pães. Não podemos esquecer que Davi foi o segundo rei de Israel, e na Bíblia o único que Deus disse que era um homem segundo o seu coração, não que ele nunca tivesse pecado, ao contrário, pecou e muito, e pecados gravíssimos, mas todas as vezes em que tomava conhecimento do seu erro, vinha ao Senhor e se arrependia, pedia perdão e aquele pecado não mais praticava. Davi não repetiu o mesmo pecado nem uma vez. Mas eles estavam com fome e comeram os pães da preposição,os quais não era lícito comer, a não ser o sacerdote. O Senhor Jesus traz à memória deles as inúmeras vezes em que eles violavam os mandamentos do Senhor e isso faziam sem arrependimento, e repetidas vezes. "Ou não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa?" (Mateus 12:5). Os próprios sacerdotes, as autoridades religiosas de Israel não respeitavam em vários casos os sábados e cometiam pecados sérios. Além de os repetir, não se sentiam culpados. Jesus mostra os inúmeros casos de desrespeito aos mandamentos do Senhor que se cometia em Israel, mas eles só estavam preocupados porque os seus discípulos estavam simplesmente matando a fome, se alimentando. O egoísmo era uma prática adotada pelos fariseus, o que é contrário à Palavra de Deus. Assim também existem ainda hoje religiões, pessoas, que gostam de ser religiosas e guardam os sábados, não trabalham ou fazem outra coisa qualquer construtiva, mas elas se alimentam e cuidam dos seus, elas tomam banho e fazem tudo o que acham que podem, e, se ficarem doentes ou se machucarem, procuram médicos e tratamento, hipócritas. As pessoas que escolhem o que praticar na lei, já que querem praticar uma antiga lei judaica, deveriam cumpri-lapor inteiro e oferecer holocausto, sacrifícios, vestirem-se de igual maneira e participarem de todas as festas judaicas.
            "Pois eu vos digo que está aqui quem é maior do que o templo." (Mateus 12:6). Jesus agora mostra que Ele é maior do que qualquer templo, qualquer lei, porque Ele é Deus, é o Criador de todas as coisas, e a antiga lei se cumpriu totalmente Nele, e o que Ele falar, autorizar, permitir, concordar, ou negar, bloquear é que é a lei. Ele, por cumprir toda a lei, transformou a lei na Graça, pois, assim como antes todos eram culpados, agora todos poderão ser livres Nele. Jesus é maior do que tudo e, inclusive, maior do que qualquer lei anterior, porque a lei falava Dele. A lei, a antiga aliança, era somente sombra do que haveria de vir, e tudo foi somente até Jesus, e depois desfrutamos da Graça. Ele é o Maior. "Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes."(Mateus 12:7). Jesus afirma que o que deseja é misericórdia e não sacrifícios, nem castigos. Não impunha ou impõe ainda uma lei arcaica, um castigo ao povo, não os obriga a não comer isto ou aquilo, não se vestir assim ou assado, não portar joias, a  tocar nisto ou naquilo. Mas o principal, o amor, não é praticado, a justiça, pois, apesar de pregarem,ensinarem  e obrigarem as pessoas a sacrificar, continuam pecando, errando, pois só em impor  duros castigos ou imposições já estão pecando, além de cometerem uma série de outros pecados e desobediências, pois a lei deveriam cumpri-la integralmente; como não a cumprem, mostram que  são somente hipócritas. "E ele lhes disse: Qual dentre vós será o homem que tendo uma ovelha, se num sábado ela cair numa cova, não lançará mão dela, e a levantará?Pois, quanto mais vale um homem do que uma ovelha? É, por consequência, lícito fazer bem nos sábados."(Mateus 12:11-12).  Todos os que  dizem guardar o sábado estão vivendo, praticando uma mentira, um engano, e todos os que assim ensinam  não reconhecem e não aceitam Jesus, pois isso não é preceito Dele, os praticantes são religiosos somente."E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado."(Marcos 2:27).O que o Senhor diz aí sim é lei, e Ele diz. "Porque o Filho do homem até do sábado é Senhor. "(Mateus 12:8).
Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
Um abraço,
Pr.Henrique Lino
Se você está passando por algum problema na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, homossexualismo, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição dia e noite para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. 
Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração e de amor. "Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria." II Co 9:7 Doar é um privilegio. Semeando qualquer valor você estará contribuindo com a expansão do Reino de Deus.  
MINISTÉRIO ATALAIA DO EVANGELHO DE DEUS
BANCO ITAU
AGENCIA: 1639 CONTA CORRENTE: 61520-0
Banco: CAIXA ECÔNOMICA
AGÊNÇIA: 1529 OPERAÇÃO: 022 CONTA POUPANÇA NÚMERO: 230-5
Você será um agente evangelizador deste Ministério.
Sua colaboração é muito importante para nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário