Pular para o conteúdo principal

LIMPANDO OS DISCÍPULOS

“Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado nas suas mãos todas as coisas, e que havia saído de Deus e ia para Deus, Levantou-se da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se.” (João 13:3-4)

            Jesus, sabia que a sua missão aqui na Terra, a qual deveria ser executada por Ele como homem, em carne, estava finalizando, e tinha o conhecimento de que ainda passaria por sofrimentos, como a traição de Judas, a prisão, o abandono, a negação dos discípulos, a crucificação, o peso do pecado e morte, mas que logo após estaria voltando para onde estava antes. Sabia de onde tinha vindo, e para onde ia; sabia que aquela era a última Ceia de que participava com os seus discípulos. Continuou ensinando, pregando o Evangelho, mas, principalmente, mostrando como deveriam agir. Jesus não somente falava, como Ele mesmo fazia, tudo o que Ele nos mandou fazer. Ele fez primeiro, Ele mostrou como se faz e, principalmente, deixou claro que é possível fazer. Não podemos dar a desculpa de que Ele era Deus, pois Ele estava aqui como homem, e tudo passou e fez como homem, e tudo absolutamente tudo o que Ele fez nós podemos fazer mais ainda, pois Ele mesmo afirmou, porque Ele foi para o Pai. Jesus aqui nos ensina, nos dá uma grande lição de humildade. “Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugá-los com a toalha com que estava cingido.” (João 13:5). Jesus, após Cear, com os discípulos, apanha uma toalha e se prepara. De posse de uma vasilha com água, começa a lavar os pés dos discípulos, não que Ele estivesse preocupado com a sujeira, com o pó dos pés deles; estava simplesmente ensinando uma grandiosa lição sobre humildade. Isso não significa que esse gesto deva ser praticado, que devemos sair por ai lavando os pés das pessoas. Devemos saber que nada somos, que não somos melhores do que ninguém, que é nosso dever cuidar do próximo, atender. Portanto, devemos nos colocar em posição inferior aos demais, sabendo que quem nos exalta é o Senhor. Jesus, o Filho de Deus, lavou os pés de pessoas somente para que saibamos que Ele aqui não se considerou superior a ninguém, que andou, viveu com pessoas simples, com cobradores de impostos, pescadores, com os que eram desprezados, que foi perseguido, e nem uma única vez amaldiçoou, xingou ou reclamou, e sempre glorificava o Pai.
            “Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim? Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.” (João 13:6-7). Pedro não estava entendendo, pois olhava com os olhos carnais, e questionou o porquê de Ele, como o Mestre, estar lavando os seus pés. Vemos que Jesus não entrou em debate com Ele tentando lhe dar explicação naquele momento, simplesmente disse que no momento certo ele entenderia. Pedro não estava vendo aquilo, ou seja, aquele gesto como um ensinamento, e, portanto, naquele momento, não conseguiria entender. Sabemos que esse discípulo era um tanto impulsivo, porque em vários momentos ele demonstrou isto. “Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo.” (João 13:8). Pedro estava decidido a não deixar lavar os seus pés, pois ele achava um absurdo o Mestre lavá-los, mas Jesus foi taxativo e lhe disse que, se não permitisse tal gesto, então ele nada tinha a ver com Jesus. Se não aplicarmos a humildade, nada temos com Jesus, se achamos que somos melhores do que qualquer pessoa, nada temos com Jesus, pois devemos ser lavados da nossa soberba, orgulho, e nos vestirmos da humildade do Senhor. “Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça.” (João 13:9). Ao se sentir ameaçado, excluído, Pedro agora pede que Ele o lave por inteiro, que Jesus lave todo o seu corpo. Pedro mostrava amor ao Senhor, só que ainda não tinha o conhecimento real de como se deve amar e demonstrar esse amor, pois amar a Deus é obedecer, é praticar os seus ensinamentos, como o próprio Jesus já tinha explicado. “Disse-lhe Jesus: Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo. Ora vós estais limpos, mas não todos.” (João 13:10). Aquele que conhece o Senhor tem simplesmente que se despir da impureza, do erro, da arrogância, da soberba, do orgulho. Jesus estava dizendo que o que ele precisava era somente de se tornar humilde com a pomba, pois já o conhecia, portanto, Pedro já estava lavado pela Palavra que Jesus tinha pregado, mas o que faltava era a humildade, era se tornar semelhante ao Mestre. Jesus conhece todos nós, Ele conhece o nosso interior e sabe quem é arrogante e mentiroso e quem o trai, ou que ainda vai traí-lo.
            “Porque bem sabia ele quem o havia de trair; por isso disse: Nem todos estais limpos. Depois que lhes lavou os pés, e tomou as suas vestes, e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito?” (João 13:11-12).  Jesus sabia que Judas ia traí-lo, que esse discípulo ia entregá-lo, vendê-lo por trinta moedas. Jesus também sabia que cada um que é semelhante a Judas, diz que o ama, chama-o de Mestre, mas no coração não aceita a sua Palavra. Judas não concordava com Jesus a respeito de algumas questões, principalmente a questão financeira, mesmo porque ele roubava no ministério. Assim várias pessoas nas igrejas falam em amor de Deus, mas vivem de forma errada. Há vários judas povoando as igrejas, os altares.“Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.” (João 13:13-15). Falar que Jesus é bom é fácil, que Ele é o Mestre, maravilhoso, é fácil e é verdade, mas, se realmente Ele é assim, então  temos que lhe obedecer, temos que praticar a sua Palavra, temos que fazer o que Ele fazia e faz. Jesus é o Mestre Supremo, e, se queremos estar com Ele, se queremos ter parte em seu Reino, devemos obedecer-lhe; se somos cristãos, então somos aprendizes de Cristo e temos de andar nos mesmos caminhos que Ele, e  sempre saber que devemos  julgar o próximo superior a nós, devemos agir como Jesus que, sendo o Deus todo Poderoso, ainda hoje nos serve, pois nós não o servimos, e sim somos servidos por Ele. Sempre lhe pedimos socorro e Ele nos atende, então somos servidos por Ele e não o contrário. “Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes.” (João 13:16-17).
 Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
Um abraço,
                                           Pr.Henrique Lino
Se você está passando por algum problema na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, homossexualismo, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição 24 horas por dia para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual.
https://www.facebook.com/atalaiadedeus Skype: atalaiadedeus
Visitem nosso site(www.atalaiadedeus.com.br) - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo divulgar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração e oferta de amor. "Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.” II Co 9:7 Ofertar é um privilegio. Semeando qualquer valor você estará contribuindo com a expansão do Reino de Deus. Envie sua oferta em nome de 

MINISTÉRIO ATALAIA DO EVANGELHO DE DEUS
BANCO ITAU
AGENCIA: 1639 CONTA CORRENTE: 61520-0
Banco: CAIXA ECÔNOMICA
AGÊNÇIA: 1529 OPERAÇÃO: 022 CONTA POUPANÇA NÚMERO: 230-5
Você será um agente evangelizador deste Ministério.
Sua colaboração é muito importante para nós.

 

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c