NESTE BLOG DISPONIBILIZAMOS MENSAGENS CRISTÃS SEGUNDO A BIBLIA. FALAMOS DOS ESTATUTOS DO REINO DE DEUS.

sábado, 29 de março de 2014

NUVENS VAZIAS.

"Quando Efraim falava, tremia-se; foi exaltado em Israel; mas ele se fez culpado em Baal, e morreu. E agora multiplicaram pecados, e da sua prata fizeram uma imagem de fundição, ídolos segundo o seu entendimento, todos obra de artífices, dos quais dizem: Os homens que sacrificam beijem os bezerros.” (Oséias 13:1-2)

            Efraim, uma das doze tribos de Israel, muito se fortaleceu. Desfrutava de abundância e poder, tanto de poderio bélico como financeiro. Por tal motivo se ensoberbeceu e se desviou do Senhor. Começaram a adorar demônios e deuses estranhos; fizeram imagens de tudo, inclusive de bezerros de ouro que adoravam, além de adorar o deus baal dos pagãos. Assim muitos procedem, pois vemos pessoas que buscavam o Senhor, e, após melhorar a situação, se ensoberbecem e se desviam, e hoje adoram todos os tipos de imagens de santas, santos, padroeiros, guias, visitam cartomantes, creem em espíritos e outras tantas coisas mais. Mas todos os que se afastam do Senhor, com certeza, receberão o seu devido castigo no tempo certo, porque o Senhor não permite ingratidão, e todos os que debandam para outros deuses ou imagens recebem o tratamento da parte do Senhor como adversários, ou seja, inimigos de Deus.  "Por isso serão como a nuvem da manhã, e como o orvalho da madrugada, que cedo passa; como folhelho que a tempestade lança da eira, e como a fumaça da chaminé. Todavia, eu sou o SENHOR teu Deus desde a terra do Egito; portanto não reconhecerás outro deus além de mim, porque não há Salvador senão eu.” (Oséias 13:3-4). Os soberbos serão consumidos porque não respeitaram ou temeram o Senhor, e o traíram, se prostituíram e foram atrás de outros deuses, outro objeto de adoração, ou até mesmo levantaram em seus corações alguém para adorar e confiar e se esqueceram do Senhor,  ou querem dividir a glória do Senhor com outra coisa. Quando assim procedem, o Senhor garante que são consumidos, e temos visto pessoas que antes reinavam e agora vivem em situações precárias, com enfermidades, vivem à base de medicamentos, ou  em situação de abandono, divórcio, cheios de dívidas e  às vezes na miséria, e isso porque abandonaram o Senhor.
            "Eu te conheci no deserto, na terra muito seca. Depois eles se fartaram em proporção do seu pasto; estando fartos, ensoberbeceu-se o seu coração, por isso se esqueceram de mim.” (Oséias 13:5-6). Deus nos socorreu em momentos de aflição, de dor e desespero, e, quando nós achamos que estamos bem, muitos já imaginam que não precisam mais do Senhor e dão lugar às dúvidas, e começam a imaginar que tudo o que conseguiram foi por méritos próprios, e então vêm a soberba, o orgulho, e isso traz a rebelião contra o Senhor; consequentemente, recebem a devida punição, pois o mal vem de repente sobre a casa, a família, e muitas vezes a morte física. "Serei, pois, para eles como leão; como leopardo espiarei no caminho. Como ursa roubada dos seus filhos, os encontrarei, e lhes romperei as teias do seu coração, e como leão ali os devorarei; as feras do campo os despedaçarão”. (Oséias 13:7-8). Veja que o Senhor fala que será como um animal feroz à espreita da vítima, da presa para dar o bote, o pulo no momento certo, mas inesperado; a presa que pega de surpresa é destruída. A palavra do Senhor garante que esses soberbos, idólatras e desobedientes serão consumidos; é o próprio Senhor que os destruirá; e devemos entender que não existe nada que nos pode defender da ira de Deus, a não ser o arrependimento e a conversão. "Para a tua perda, ó Israel, te rebelaste contra mim, a saber, contra o teu ajudador. Onde está agora o teu rei, para que te guarde em todas as tuas cidades, e os teus juízes, dos quais disseste: Dá-me rei e príncipes? Dei-te um rei na minha ira, e tirei-o no meu furor.” (Oséias 13:9-11).A rebelião do povo não é tolerada, mas condenada a receber a punição mais severa; temos que entender que esse deus bonzinho, tolinho, tolerante com o pecado não é o Nosso Deus, esse é o diabo, e muitos têm sido enganados, pois querem acreditar que o Senhor  é bonzinho e permite tudo, pois  ama o povo. Realmente, Deus nos ama com um amor incondicional, só não tolera o pecado, pois não foi em vão que Ele mandou o seu Filho único para sofrer e morrer por nossa culpa. Quando estamos em pecado, desprezamos o sacrifício da cruz,  o sofrimento e a morte do Seu Filho amado.
         "A iniquidade de Efraim está atada, o seu pecado está armazenado. Dores de mulher de parto lhe sobrevirão; ele é um filho insensato; porque é tempo e não está no lugar em que deve vir à luz.” (Oséias 13:12-13). Como as pessoas preferiram as trevas, abandonaram a luz, deixaram o Senhor, então Ele agora virá como o anjo vingador, e não existe modo de se safar a não ser o arrependimento legítimo e se converter a Ele, porque somente Nele existe vida e abundância, e fora Dele não há nada, só dor, sofrimento e destruição. "Eu os remirei da mão do inferno, e os resgatarei da morte. Onde estão, ó morte, as tuas pragas? Onde está, ó inferno, a tua perdição? O arrependimento está escondido de meus olhos.”(Oséias 13:14). Deus chama a morte, o sofrimento, para agir  na vida desses soberbos e desobedientes, e diz que não se arrependerá da sua decisão.  "Ainda que ele dê fruto entre os irmãos, virá o vento leste, vento do SENHOR, subindo do deserto, e secar-se-á a sua nascente, e secar-se-á a sua fonte; ele saqueará o tesouro de todos os vasos desejáveis.” (Oséias 13:15). Mesmo que a pessoa tente de todas as maneiras progredir, prosperar, o Senhor manda destruição, dor, enfermidade,  confusão, morte, ou seja, é impossível alguém  seguir, viver em paz e alegria,  se estiver em rebeldia. Portanto hoje é o seu dia, mude-se, converta-se e saia desse sofrimento antes que seja destruído(a) por inteiro(a); salve-se e salve os seus. "Samaria virá a ser deserta, porque se rebelou contra o seu Deus; cairão à espada, seus filhos serão despedaçados, e as suas grávidas serão fendidas pelo meio.”(Oséias 13:16)
 Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
Um abraço,
                                            Pr.Henrique Lino

Nenhum comentário:

Postar um comentário