Pular para o conteúdo principal

DESPREZO, SOBERBA E ORGULHO.

E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros." (Lucas 18.9)
Parábola é uma história, uma ilustração à respeito de um assunto no qual esteja discorrendo, é uma maneira teatral de falar, comentar algo. Jesus falava muito em forma de parábolas para que, quem realmente quisesse, buscasse a verdade, o entendimento, mas, quem não tinha compromisso nada entendia, era como um livro fechado ou aberto na mão de um analfabeto. Aqui nesta parábola o Senhor Jesus estava explicando, ensinando a respeito da confiança excessiva em si mesmo e a não confiança no Senhor, ou seja, a supervalorização do ser humano, de nós mesmos. São pessoas religiosas, e digo de várias religiões, cultos, seitas, e dogmas que se acham justificados diante do Senhor por serem religiosas, por fazerem caridade, e serem honestos; pensam que somente por estes motivos serão salvas e terão direito às bênçãos, acreditando que todo o resto são inferiores a elas.
"Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano." (Lucas 18.10). A parábola que Jesus usou para descrever, comentar e enriquecer este assunto é a respeito de duas pessoas; dois homens que foram a igreja, sendo um deles extremamente religioso, pois, sabemos que os fariseus eram exatamente assim. Às vezes encontramos pessoas que tem orgulho de dizer que frequentam esta ou aquela igreja há vários anos, pessoas que tem orgulho de falar que há muitos anos aceitaram Jesus, que há muitos anos fora batizado, e portanto, se acham mais santas; entretanto quando verificamos a vida destas, observamos, que são somente religiosas, pois, no cotidiano, não conhecem, nem praticam o poder de Deus e ainda vivem em pecados.
"O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: O Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano.” (Lucas 18.11). Pessoas como este fariseu que são arrogantes até nas orações, que  se acham, que pensam, ou melhor, tem a certeza que são justificados pela sua soberba e orgulho, desconhecem a Palavra de Deus; pessoas, que escolhem como servir a Deus, pensando que o nosso Deus é um deus de barganha, de troca. Pessoas que acham que por não serem assassinos, ladrões, assaltantes, estupradores, se tornam mais santos; não entendem que o fato deles não praticarem estes crimes simplesmente é obrigação, é mandamento do Senhor; assim também como não mentir, trair, adulterar, guardar mágoa ou ódio no coração, nem ser soberbo, pois para o Senhor todos os pecados são iguais; não existe pecadinho, nem pecadão, existem somente pecados, e eles são os condutores, o caminho, que conduz ao sofrimento e morte eterna. Fazer o que é certo, viver em santidade, não é virtude é obrigação.
"Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo.” (Lucas 18.12). Não pecar, fugir das tentações, ir a igreja, devolver os dízimos do Senhor, ofertar, é simplesmente alguns dos mandamentos, entretanto, não é o bastante. Não é por praticar somente estes que está garantida a vida eterna nem salvação para ninguém. Ser cristão é muito mais do que isto.
"O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: O Deus, tem misericórdia de mim, pecador!" (Lucas 18.13).Jamais devemos ser arrogantes, nem orgulhosos; devemos sim, reconhecer que nada somos; que somos dependentes da misericórdia de Deus; que somos pecadores, e sempre dependemos do seu perdão,  que devemos todos os dias buscar a santificação mais e mais, pedir perdão e procurar sempre se aproximar do Senhor, e não se considerar perfeito.
"Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer.” (Romanos 3.10) e mais "Na verdade que não há homem justo sobre a terra, que faça o bem, e nunca peque.” (Eclesiastes 7.20) ainda, "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.” (Romanos 3.23).  Portanto é injustificado quem se justifica, quem pensa que é santo, que não tem pecado, é o mais pecador, e precisa urgente se converter. Devemos nos humilhar na presença do Senhor, clamar por sua misericórdia, seu socorro, porque somos barros, pó, pecadores, e somente Ele pode nos resgatar e nos libertar do engano e dos laços do maligno. Nos tirar da religiosidade, soberba, orgulho e dessa nossa vã maneira de pensar que a salvação é por obras, esquecendo que somos salvos pela graça, que é um favor imerecido.
"Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado." (Lucas 18.14).
Leiam e pratiquem a Bíblia.
Que Deus os abençoe.
Um abraço.
Pastor Henrique Lino
Se você está passando por algum problema na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, homossexualismo, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição 24 horas por dia para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. 
Fale Conosco TEL: (31) 3568.1077CEL TIM: (31) 93428855 OI 31-88172771 VIVO 31-98004621 CLARO 31-82134027FAX(31)2565.4577 E-MAILS  ,MSN, E, Orkut: (ministerioatalaiadedeus@hotmail.com) BLOG http://ministerioatalaiadedeus.blogspot.com/Visitem nosso site(www.atalaiadedeus.com.br) - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo divulgar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração e oferta de amor. "Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.” II Co 9:7 Ofertar é um privilegio. Semeando qualquer valor você estará contribuindo com a expansão do Reino de Deus. Envie sua oferta em nome de 
MINISTÉRIO ATALAIA DO EVANGELHO DE DEUS
BANCO ITAU
AGENCIA: 1639 CONTA CORRENTE: 61520-0
Banco: CAIXA ECÔNOMICA
AGÊNÇIA: 1529 OPERAÇÃO: 022 CONTA POUPANÇA NÚMERO: 230-5
Você será um agente evangelizador deste Ministério.
Sua colaboração é muito importante para nós.
 

Comentários

  1. Louvado seja o Senhor Deus Todo Poderoso no nome Santo do Senhor Jesus e que tenha misericórdia de nós pecadores.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c