“E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença. E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?” (João 9:1-2)
Jesus estava constantemente em movimento, pois Ele fazia questão de divulgar o Evangelho do Reino de Deus – e foi exatamente para isso que Ele veio, para apresentar, trazer o Reino de Deus. Portanto, estava sempre andando, ou melhor, indo de uma aldeia a outra, de uma cidade para outra, acompanhado dos seus discípulos. Sempre pregando, geralmente dormia ou passava as noites nos hortos, nos montes, orando, mas durante o dia ia para a sinagoga ensinar o Evangelho. Em uma dessas andanças, Jesus viu um homem que era cego de nascença, e os seus discípulos questionaram o porquê de aquele homem ter nascido cego, se a causa era um pecado dele ou dos seus pais. Mas eles não perceberam que estavam fazendo uma pergunta ilógica, pois, se ele nasceu cego, não tinha tido tempo, meio ou oportunidade de pecar, portanto, a grosso modo, seriam pecados dos pais, isto porque nós sempre queremos culpar alguém por um sofrimento ou uma luta, na pior das hipóteses culpamos nós mesmos. Mas devemos entender que nossos filhos não sofrerão, ou melhor, não nascerão com problemas por causa dos nossos pecados, uma vez que Deus disse que não cobraria os pecados dos filhos nos pais nem os dos pais nos filhos, que aquele que pecasse ele é que morreria. E olha que estamos falando de morte espiritual. Mas é claro que devemos tomar muito cuidado com as nossas ações, pois podemos prejudicar os nossos filhos, tanto física como espiritualmente, e saber que temos que ser exemplos e educá-los de acordo com a Palavra de Deus. “Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.” (João 9;3). Jesus responde mostrando que aquele homem tinha nascido cego exatamente para que recebesse o Amor e Poder de Deus, não era a questão de pecado, mas para que o Poder de Deus fosse mostrado através da vida Dele. Temos que aprender sobre isso, nós, os que gostamos de nos identificar como crentes, evangélicos, temos que usar o Poder de Deus em situações semelhantes a essa, pois Jesus disse que faríamos milagres e sinais maiores do que o Dele, pois Ele iria para o Pai.
“Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar. Enquanto estou no mundo, sou a Luz do mundo. Tendo dito isto, cuspiu na terra, e com a saliva fez lodo, e untou com o lodo os olhos do cego. E disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa o Enviado). Foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo.” (João 9:4-7). Jesus não somente fala, responde, como mostra na prática como se deve agir, pois ensina que Ele é a Luz do mundo, o que ilumina, e quem estiver Nele está na Luz, assim enxerga, vê tudo perfeitamente bem, portanto, estando Nele, pode e deve fazer o mesmo que Ele. Mostra que ninguém pode fazer nada nas trevas, na escuridão, na noite, devemos fazer tudo na Luz, que é Ele. Por isso, se tivermos fé Nele, com certeza nós o imitaremos, agiremos igual a Ele. Assim Jesus fala e também dá o exemplo, pois, utiliza coisas simples, como a saliva, o cuspe e a terra, ou seja, coisas que encontramos em toda parte, porque sempre teremos saliva, e a terra está em toda parte. Jesus pratica esse ato que não é nada sofisticado ou anormal, é simples. Ele cospe na terra, faz um pouquinho de barro com o cuspe, passa nos olhos daquele que tinha nascido cego e manda que ele lave, ou seja, tire o barro de cuspe com terra dos olhos. E quando esse homem obedeceu, fez o que Jesus mandou, voltou vendo, enxergando normalmente. Se nós fizermos a mesma coisa, se crermos, se obedecermos à Palavra de Deus, com certeza também mostraremos o Poder de Deus e cumpriremos com o nosso dever. Mas, quando não o fazemos, é porque estamos na noite, na escuridão, nas trevas, e não na Luz, que é Jesus; se tivermos fé, através de nós Ele agirá. “Então os vizinhos, e aqueles que dantes tinham visto que era cego, diziam: Não é este aquele que estava assentado e mendigava?” (João 9:8). Quando o mundo, as pessoas veem o milagre, muitos questionam, não acreditam e tentam justificar de inúmeras maneiras o que aconteceu, até mesmo acusar aquele que antes padecia de hipócrita. As pessoas não querem aceitar o fato de que Deus continua curando, que em Nome de Jesus os maiores milagres poderão se realizar. Apesar de as pessoas viverem pedindo milagres, quando se deparam com eles questionam e não acreditam, e é por esse motivo que sempre seremos lembrados como uma geração má e perversa. Devemos apreender a andar pela fé, a andar durante o dia, temos que obedecer a Jesus e operar no seu Nome, e com certeza o milagre acontece, basta crermos. Temos que abandonar a incredulidade e crermos somente, pois a fé é do dia, a dúvida e o medo são da noite, são trevas. “Uns diziam: É este. E outros: Parece-se com ele. Ele dizia: Sou eu. Diziam-lhe, pois: Como se te abriram os olhos? Ele respondeu, e disse: O homem, chamado Jesus, fez lodo, e untou-me os olhos, e disse-me: Vai ao tanque de Siloé, e lava-te. Então fui, e lavei-me, e vi.” (João 9:9-11).
Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
Um abraço,
Pr. Henrique Lino
Se você está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração.
Comentários
Postar um comentário