Pular para o conteúdo principal

POTESTADES

“Toda a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus.” (Romanos 13:1)

         A Bíblia é tão maravilhosa, tão esplêndida que nos ensina tudo, inclusive como controlar nossas finanças, para que não fiquemos fazendo dívidas, além de nos ensinar como nos portar diante das autoridades e situações controversas como a corrupção, muito comum em nosso país. Vejamos o que a Palavra de Deus fala em relação a ficarmos criticando as autoridades e não acatarmos e desrespeitarmos as suas ordens, porque se tudo o que acontece é por vontade ou permissão do Senhor, sabemos então que todas as autoridades são constituídas pelo Senhor. Temos essa certeza porque, como está claro no versículo acima, não temos como duvidar ou questionar; sendo assim, temos a obrigação, o dever, de obedecer a todas as autoridades, porque estaremos obedecendo ao próprio Senhor. Quando nos deparamos com autoridades corruptas ou maldosas, não devemos usar isso como pretexto para não obedecer, e sim questionar as nossas atitudes diante do Evangelho, porque se temos uma autoridade sobre nós que está nos causando dores, sofrimentos ou incômodo, a culpa é nossa, porque quem a colocou naquela posição foi o Senhor, e só a colocou porque era o que merecíamos. O que não pode acontecer é usarmos desculpas para sermos desobedientes, porque é rebelião contra Deus se formos desobedientes tanto com as autoridades federais, estaduais, municipais, como com o nosso chefe, nosso gerente, com aquela pessoa que tem poder sobre nós, porque tudo está sob o comando do Senhor.“Por isso quem resiste à potestade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação.” (Romanos 13:2). Todos nós temos a obrigação de respeitarmos e acatarmos as determinações das lideranças, quando nos deparamos com um líder, uma autoridade que tudo faz para nos prejudicar, nos atrapalhar, não devemos brigar nem questionar, mas irmos diante do Senhor clamar a Ele. Isto para que o Senhor nos mostre onde estamos errando e como devemos proceder, porque, se nos humilharmos diante do Senhor, Ele mesmo nos exaltará no momento certo. A serva de Sarai tentou fugir da presença dela, mas Deus a mandou de volta e determinou que ela se submetesse a ela, da mesma forma Ele nos manda, porque assim como teve o momento apropriado para que a serva Agar saísse da presença de Sarai, terá o momento certo de sairmos debaixo da má autoridade.
        “Porque os magistrados não são terror para as boas obras, mas para as más. Queres tu, pois, não temer a potestade? Faze o bem, e terás louvor dela. ” (Romanos 13:3).Também não podemos ter medo de juízes, promotores, ou autoridades da segunda instância tais como desembargadores ou procuradores, porque eles simplesmente fazem com que a lei seja cumprida e somente cometendo falta é que iremos a sua presença. Não podemos temer a justiça, nem os seus representantes, mesmo porque são cumpridores das ordens que são provenientes do Senhor, uma vez que o nosso Deus é Juízo, ou seja, é Justiça, sendo Ele Justiça, Ele fez com que a justiça seja feita em todas as esferas. Temos que aprender a temer é o erro, a desobediência, o pecado, porque se não nos rebelarmos contra as autoridades, contra a justiça dos homens, e principalmente contra a Justiça de Deus, então com certeza não teremos problema algum. “Porque ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador para castigar o que faz o mal. Portanto é necessário que lhe estejais sujeitos, não somente pelo castigo, mas também pela consciência.” (Romanos 13:4-5). Assim, os que são desobedientes enfrentam os rigores da lei, e não se pode culpar as autoridades, culpar a si mesmo, uma vez que foi a desobediência que gerou o castigo, porque, quando estamos fazendo o que é certo, temos as autoridades a nosso favor, temos as leis que nos defendem e apoiam, por este motivo devemos estar sempre debaixo das autoridades, do seu poder, porque estaremos debaixo da autoridade de Deus. Assim devemos nos examinar antes de criticar, rebelar, fazer greves e outros atos se realmente estamos sendo servos do Senhor, se o que estamos fazendo é correto. Sejamos sábios e obedeçamos a Deus, e todo o resto irá bem, basta sermos autênticos cristãos e não só de fachada. “Por esta razão também pagais tributos, porque são ministros de Deus, atendendo sempre a isto mesmo. Portanto, daí a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.”(Romanos 13:6-7). De igual maneira é a questão de pagar impostos, pois muitos são os que sonegam impostos alegando que o governo rouba, que os impostos são ilegais. Mas nós, como cristãos, não podemos, porque o Senhor nos manda devolver os impostos, os tributos a quem é de direito, e temos o exemplo em Cristo, que pagou os impostos Dele e de Pedro quando foi cobrado no templo. Assim também o Senhor nos orienta a não ficarmos fazendo dívidas, pois poderemos passar por momentos ainda piores e não termos condições de pagar, e aí sim seremos difamados, ficaremos com nome sujo e até poderemos ser processados. A solução é seguirmos Jesus, praticarmos a sua Palavra. “A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.” (Romanos 13:8-10).
Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
Um abraço,
Pr. Henrique Lino


Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c