Pular para o conteúdo principal

LIÇÃO DE HUMILDADE

“Ora, antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que já era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim.” (João 13:1)

         Jesus, apesar de estar como homem, era Deus, e exatamente por ser obediente ao Pai, por fazer e falar somente o que Deus Pai tinha determinado é que foi vencedor. Antes da comemoração da páscoa judaica, Jesus já sabia que a sua missão estava chegando ao fim, que tinha feito tudo o que Deus tinha determinado que Ele fizesse, sabia que era a hora de retornar para o Pai, de subir para onde estava antes de vir e de se apresentar ao mundo. Jesus sabia tudo o que ia lhe acontecer antes mesmo que de fato ocorresse, porque Deus Pai lhe revelara. E Ele fazia isso por causa da sua obediência, assim, já sabia que estava prestes a ser traído, preso, humilhado, espancado e vir a morrer na cruz, porque, afinal, foi para isso que Ele veio ao mundo. Não podemos esquecer que Jesus veio ao mundo com a missão de ser preso, crucificado e morrer em nosso lugar, e Ele sempre soube disso. Se Jesus não morresse em nosso lugar, nós não teríamos condições de ser salvos, mas Ele veio e ocupou o lugar que era destinado a nós. Jesus sabia tudo o que ia lhe acontecer, e Ele amava os seus seguidores, os seus discípulos, e continuou amando-os, pois sabia que eles continuariam a sua Boa Obra, eles continuariam levando o seu Evangelho, assim como o levaram. Jesus amou os seus até o final. Temos que observar que Ele amou os seus, e não a todos, basta observar as orações de Jesus. Quando ora ao Pai, Ele ora pelos seus e não pelos do mundo. “E, acabada a ceia, tendo já o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que o traísse, Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado nas suas mãos todas as coisas, e que havia saído e Deus e ia para Deus, Levantou-se da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se.” (João 13:2-4). Jesus sabia que iria ser traído e mais: sabia quem era o traidor, mas sabia que Ele estava recebendo tudo do Pai e que teria todo Poder no Céu assim como na terra. Judas Iscariotes esteve com Jesus durante três anos e o viu operar todos os tipos de milagres, que também recebeu poder quando o Senhor os enviou a pregar, mas Ele nunca foi ovelha, era um bode, pois ele era um ladrão e roubava no próprio Ministério e por isso ele deu legalidade para o diabo agir na sua vida.
        “Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido. ” (João 13:5). Jesus, sabendo que tudo tinha se cumprido, que a sua missão estava no final, que o traidor já estava prestes a lhe entregar, Ele então resolve dar mais um ensinamento, deixar mais um grande aprendizado. Então o Mestre Jesus se prepara, pega uma toalha e, apanhando água em uma vasilha, se agacha de maneira servil diante dos seus discípulos. E então, para a surpresa de todos que estavam observando o que Ele iria fazer, começa a lavar os pés dos discípulos. O Mestre dos mestres, Jesus Cristo, o Messias, agora lava os pés dos seus discípulos, que nada entendiam, mas o Senhor estava ensinando uma grande lição a todos nós. Estava nos ensinando sobre humildade, mostrando que, sendo Ele Deus, estava fazendo o trabalho de um servo, de um serviçal, e que nós também deveríamos fazer o mesmo. Não podemos em nenhum momento nos colocar em posição superior a ninguém, inclusive Ele fala que quem quiser ser grande no Reino que seja o menor aqui. “Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim? Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois. Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo. Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça.”(João 13:6-9). Jesus, quando vai lavar os pés de Pedro, este não quer aceitar, e, é claro, seria a reação de qualquer um de nós, pois não iríamos deixar o nosso Mestre lavar os nossos pés, muito pelo contrário, sabemos que nós é que deveríamos lavar os Dele. Mas Jesus lhe diz que depois é que ele entenderia, e que naquele momento Pedro deveria simplesmente obedecer-lhe, deixá-lo lavar-lhe os pés. Mas, quando Pedro insiste que não deixaria Jesus se humilhar para lhe lavar os pés, o Senhor então diz que, se isso não acontecer, então Pedro não teria parte com Ele. Então Pedro diz que então lavasse não seus pés, mas também as suas mãos, sua cabeça. Isso mostra o amor, a sede que Pedro tinha de estar com Jesus, de fazer parte do Senhor. Pedro amava Jesus e tudo fazia para aprender mais, para estar mais com o Senhor, e foi por esse motivo que, quando Jesus morreu, foi o que mais sofreu, até ter a certeza da ressurreição do Senhor.“Disse-lhe Jesus: Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo. Ora vós estais limpos, mas não todos.” (João 13:10). Jesus então explica que a maioria deles estavam limpos, mas um não estava, que era Judas Iscariotes, o traidor. Assim também no meio dos discípulos de Jesus há muitos traidores, há muitos que não estão limpos. Isto porque, apesar de estarem em templos, congregações citando o nome do Senhor (que é Santo para sempre Amém), continuam nos erros, nos pecados, e precisam ser limpos, para que não venham padecer por toda a eternidade, assim como Judas. “Porque bem sabia Ele quem o havia de trair; por isso disse: Nem todos estais limpos. Depois que lhes lavou os pés, e tomou as suas vestes, e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito? Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes.” (João 13:11-17).
Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
Um abraço,
Pr. Henrique Lino


Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c