Pular para o conteúdo principal

AS FRAQUEZAS DOS FRACOS

“Mas nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos.” (Romanos 15:1)

          Todos os que se acham fortes no Senhor, que acreditam conhecer Jesus, que se acham praticantes da Palavra de Deus, têm por obrigação ajudar, socorrer, ensinar a todos os que são ainda fracos na fé. Precisamos ter consciência de que, se realmente somos fortes em Jesus, demonstramos a nossa força auxiliando os que necessitam, os que têm pouco conhecimento e pouca fé. Mas temos que entender que ajudar os fracos na fé é ajudar aqueles que têm tentado trilhar os caminhos do Senhor, mas, por ainda serem fracos, acabam sempre caindo. Esses precisam de nossa ajuda, mas aqueles que vivem zombando, denegrindo e falando mal do Evangelho, a esses não temos como ajudar, porque, em primeiro lugar, eles não querem, não estão interessados em ajuda, e, segundo, eles não nos darão oportunidade, eles querem somente denegrir o Evangelho, fazer chacotas; desses passamos longe. Se somos fortes em Jesus, então o seguimos e praticamos as mesmas obras Dele. Portanto, não temos preocupação em nos agradar, mas agradar ao próximo. Queremos agradar, socorrer o próximo, assim como Jesus veio, sofreu e se entregou por nossa causa, sendo nós ainda todos pecadores. “Portanto cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom para edificação. Porque também Cristo não agradou a si mesmo, mas, como está escrito: Sobre mim caíram as injúrias dos que te injuriavam.” (Romanos 15:2-3). Somos seguidores de Jesus, então fazemos a mesma coisa, preocupamo-nos em agradar ao próximo, e então vamos ensinar o Caminho, vamos apresentar Jesus como Ele é, e não uma religião, ou preceitos e doutrinas de homens; vamos apresentar o Evangelho de Jesus Cristo. São muitos os que buscam o Senhor, e, por ainda serem bebês na fé, vão ao encontro de religiões, seitas, que, na verdade, os afastam para longe de Cristo, pois os levam a adorar objetos, imagens, adorar homens, a não respeitarem o Senhor, pois ficam desafiando-o e querendo obrigá-lo a abençoá-los. Não podemos fazer acepção de pessoas, mas buscar orientar todos de acordo com a Palavra de Deus; temos que sempre estar prontos a ensinar, sempre prontos a apresentar a face de Cristo através das nossas atitudes e da nossa maneira de viver e ser, e, principalmente, de crer. Temos que cuidar um do outro porque somos membros do mesmo corpo, que é Cristo, assim como há partes fracas em um corpo humano, de igual maneira acontece no corpo de Cristo (igreja de Cristo), mas cabe a nós fortalecê-los no Senhor.
 “Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança.” (Romanos 15:4). Tudo o que foi escrito, tudo o que está nas Escrituras, toda a Bíblia é para nos dar exemplo, é para aprendermos, conhecermos sobre o Reino de Deus e o que Ele tem planejado para a vida dos que o amam, assim também para os que o desprezam. Evidentemente não podemos pegar parte da antiga lei ou dos profetas para aplicarmos em nossas vidas, mesmo porque hoje vivemos na Graça, e não na lei. Mas a história de Israel, os cantos, os livros poéticos e tudo mais é para aprendermos sobre Deus, como Ele agiu e os milagres que fez, é para aprendermos sobre os homens que foram obedientes a sensíveis à Palavra de Deus, e também sobre aqueles que foram contrários, como eles foram destruídos. Temos que compreender que, assim como Deus mostra o seu Poder, com tantos sinais e maravilhas, hoje ainda continua a mesma coisa, a única diferença é que agora é a morte espiritual, e não mais a morte física, como no Antigo Testamento. Portanto, conhecendo a Palavra de Deus, temos que perseverar em continuarmos a praticá-la sabendo que teremos a nossa recompensa. “Ora, o Deus de paciência e consolação vos conceda o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Cristo Jesus, Para que concordes, a uma boca, glorifiqueis ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.” (Romanos 15:5-6). Deus, o nosso Poderoso Pai, que nos dê sabedoria e forças para continuarmos vivendo a sua Palavra, nos capacite para sermos verdadeiros seguidores de Jesus Cristo. Que Deus dê-nos paciência, brinde-nos com paciência para que consigamos ensinar aos que não o conhecem, que Ele mantenha acesa em nós a esperança para que continuemos lutando, fazendo o que devemos fazer para conduzir muitos a Ele. O apóstolo Paulo nos fala que devemos fazer não o que queremos, mas sim a vontade de Deus, porque a nossa carne é contrária ao espírito, mas nós devemos nos esmurrar, devemos procurar mortificar a nossa carne, para fazermos a vontade do espírito, porque a carne nos conduz para a morte, e já o espírito nos conduz para a vida, e vida em abundância.“Portanto recebei-vos uns aos outros, como também Cristo nos recebeu para glória de Deus. Digo, pois, que Jesus Cristo foi ministro da circuncisão, por causa da verdade de Deus, para que confirmasse as promessas feitas aos pais; E para que os gentios glorifiquem a Deus pela sua misericórdia, como está escrito: Portanto eu te louvarei entre os gentios, e cantarei ao teu Nome.” (Romanos 15:7-9). Sabemos que temos a obrigação de cuidarmos uns dos outros, porque é mandamento, é ordem direta do Senhor, e se realmente somos fortes, se realmente o conhecemos, sabemos que não temos outra alternativa a não ser obedecer-lhe, para que possamos também alcançarmos a salvação. Temos que dar maior exemplo para os de fora, para os que não conhecem Cristo, e esse exemplo o fazemos sem palavras, somente sendo cristãos verdadeiros. “E outra vez diz: Alegrai-vos, gentios, com o seu povo. E outra vez: Louvai ao Senhor, todos os gentios, e celebrai-o todos os povos. Outra vez diz Isaías: Uma raiz em Jessé haverá, e naquele que se levantar para reger os gentios, Os gentios esperarão. Ora o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo.” (Romanos 15:10-13).
Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
Um abraço,
Pr. Henrique Lino

Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c