Pular para o conteúdo principal

POR EM BOA ORDEM

“Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam, e de cidade em cidade estabelecesses presbíteros, como já te mandei.” (Tito 1:5)

          O apóstolo Paulo dirige-se ao presbítero Tito – faço questão de esclarecer que, quando a Bíblia se refere a presbítero, bispo, está se referindo ao pastor, ao supervisor de igreja, ao responsável pela congregação, e não é um cargo inferior, assim como bispo na Bíblia não é superior. Portanto, sabemos que Tito era um pastor, e o apóstolo Paulo o deixou em Creta para que ele organizasse a igreja local e instituísse pastores nelas. Vemos depois a qualificação necessária exigida por Paulo para aqueles que Tito levantasse como pastores supervisores de igrejas. Tito tinha uma missão de muita responsabilidade, pois tinha que, de cidade em cidade, escolher e levantar pastores para ficarem tomando conta da igreja. Atualmente, vemos supostos pastores que se declaram bispos e se acham superiores hierarquicamente aos pastores, ou que acham os presbíteros inferiores; há ainda casos de outros que se levantam dizendo-se apóstolos, mas a Bíblia nos mostra que apóstolos são somente os que viram Jesus, os que tiveram contato direto com Ele, e sabemos que o último dos apóstolos foi Paulo, para quem Jesus apareceu a caminho de Damasco, e ele mesmo explica sobre isto, e se julga o último e indigno de ser chamado de apóstolo. “Aquele que for irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução nem são desobedientes.” (Tito 1:6). Paulo exige que Tito escolha, nomeie, levante pastores para tomarem conta das igrejas nas várias cidades de Creta, os homens, e não mulheres, mesmo porque não existe esse cargo para mulheres. Homem casado que for marido de uma só esposa, isto é, não pode estar em segundo casamento, não pode estar divorciado, nem casado com divorciada, que seja um homem irrepreensível, ou seja, que não viva em pecado, e que as pessoas não tenham nada para o condenar pelo seu comportamento e caráter. Também que, tendo filhos, sejam estes criados na presença do Senhor, portanto, não pode ter filhos desobedientes, viciados, homossexuais, violentos, mentirosos. Quando deparamos com supostos pastores cuja família está toda em confusão, sabemos que ele está ocupando uma posição, um cargo indevido, está sendo um usurpador. O pastor, quando casado, tem que ter uma família que viva de acordo com a Palavra de Deus, portanto, não pode ter filhos também que estejam divorciados ou em segundo casamento.
 “Porque convém que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância; Mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante.” (Tito 1:7-8). Vemos que, ao mesmo tempo que a Bíblia os chama de bispos, também os chama de presbíteros, e isto é só uma questão de tradução, e tudo se resume a pastores, supervisores de templos. Os pastores têm que ser pessoas que não possam ser acusadas de desonestas, de maldosas, viciadas, adúlteras, mentirosas, ao contrário, têm que ser referência como homem e cidadão, pessoas que não se envolvam em confusão, em brigas, discussões, que sejam confiáveis não somente para os da fé, mas para todos. A responsabilidade de um pastor é tomar conta das ovelhas do Senhor, é administrar o patrimônio do Senhor, é saber que o seu Patrão é Deus que tudo vê e sabe. Portanto, tem que saber amar com o Amor de Deus, e não com o amor mundano, que é concordante com o pecado, tolerante com o erro, mas amar exortando sempre, para que as pessoas abandonem o erro, o pecado e venham se converter ao Senhor, que se arrependam dos seus pecados, que vivam em santidade. O pastor não pode ser alguém que se preocupe com negócios externos, que se envolva com as coisas do mundo, portanto, é natural que eles vivam sustentados pela igreja, pelos fiéis, mas sustentando ele e a sua família através dos dízimos e ofertas que têm a finalidade de manter a igreja, os irmãos em dificuldade e o pastor. Mas manter, não enriquecê-lo, pois, sendo pastor, não pode ter amor às coisas materiais, não pode estar ligado às coisas do mundo, assim também como não deve ter um trabalho profano, porque tem que estar à disposição das ovelhas do Senhor sempre. O pastor tem a obrigação de estar sempre pronto para atender, socorrer, hospedar todos os que o buscarem e precisarem de ajuda. “Retendo firme a fiel Palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a Sã Doutrina, como para convencer os contradizentes.” (Tito 1:9). Tem que ser um homem conhecedor da Palavra de Deus, para que saiba explicar todo o tempo e não caia em ciladas. Deve saber responder a todos de acordo com a Doutrina do Evangelho de Jesus Cristo, e, quando questionado, saber mostrar, apresentar a resposta do Senhor e não dele, porque não podemos falar de nós mesmos, mas de Cristo, porque a função do pastor é representar Cristo e passar os seus ensinamentos a todos os que não sabem ou têm dúvidas, todos os que querem e precisam aprender mais de Cristo. A função do pastor é ser despenseiro de Cristo, assim ele tem que estar sempre cheio, pois a dispensa vazia para nada serve, a não ser para causar decepção e frustração em quem a busca. “Porque há muitos desordenados, faladores, vãos e enganadores, principalmente os da circuncisão, aos quais convém tapar a boca; homens que transtornam casas inteiras ensinando o que não convém, por torpe ganância. Um deles, seu próprio profeta, disse: Os cretenses são sempre mentirosos, bestas ruins, ventres preguiçosos. Este testemunho é verdadeiro. Portanto, repreende-os severamente, para que sejam sãos na fé. Não dando ouvidos às fábulas judaicas, nem aos mandamentos de homens que se desviam da verdade.Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados. Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda a boa obra.” (Tito 1:10-16).
Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
Um abraço,
Pr. Henrique Lino


Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c