Pular para o conteúdo principal

SERVO DE DEUS

“Tiago, servo de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que andam dispersas, saúde. Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações; sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma.” (Tiago 1:1-4)

          Tiago é o filho mais velho de José e Maria e, portanto, um dos irmãos da grande família biológica do Senhor Jesus. Tiago somente se converteu após a morte de Jesus, e depois veio ser o líder da igreja em Jerusalém. Essa carta Tiago a endereça primeiramente às doze tribos dispersas entre as nações, ou seja, aos judeus convertidos ao senhorio de Cristo, provenientes da igreja primitiva em Jerusalém, os quais, logo depois do martírio de Estevão, se dispersaram por toda a região da Fenícia, por Chipre e Antioquia da Síria. Vemos que, antes de tudo, é uma carta de consolo e exortação para estes, pois mostra a natureza humana e a luta constante pela santidade, porque ele afirma que eles devem ter grande alegria, prazer, gozo quando forem tentados, provocados por desejos da carne, porque assim terão condições de resistir, de operar a fé. Pela fé em Cristo é que podemos resistir a todas as tentações, às provocações que o mundo nos oferece, e como fazemos isto por fé, mantendo os nossos olhos no Alvo, que é Jesus Cristo, automaticamente agimos com paciência, despertamos a paciência, pois não sabemos quando será a sua volta, e nem quando partiremos ao seu encontro. Assim, com paciência, vivemos um dia depois do outro, sempre combatendo a nossa carne, pois sabemos que no momento certo o Senhor nos exaltará. Com essa paciência aguardamos o momento em que seremos chamados como benditos do meu Pai, por Jesus Cristo, para sermos perfeitos, por isso procuramos agir aqui com perfeição diante do seu Evangelho.“E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.” (Tiago 1:5). Se não estamos conseguindo compreender bem a Palavra, devemos então clamar ao Senhor, para nos dar entendimento, nos dar sabedoria para que possamos compreender com clareza a sua Palavra, o seu Evangelho, e assim colocá-la em prática com confiança, porque devemos buscar viver o Evangelho com entendimento, e não pela emoção e sem entendimento.
 “Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que dúvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte.” (Tiago 1:6). Quando orarmos pedindo fé, pedindo sabedoria, temos que fazer isto com fé, crendo, tendo a certeza de que a nossa oração será ouvida e respondida. E essa confiança, essa garantia nós temos em sua Palavra, e se cremos em sua Palavra, cremos que o que estamos pedindo de acordo com ela será atendido. Mas se houver dúvidas em nossos corações, é melhor não perdermos tempo orando, porque nada receberemos do Senhor, uma vez que só vivemos o Evangelho pela fé, e sem fé é impossível agradar a Deus. Temos que ter os nossos corações voltados para a Palavra, temos que ter fome, sede de conhecer mais o Senhor e seu desejo para conosco, e só assim obteremos mais informações, conhecimento Dele. Temos as Escrituras, temos o Evangelho de Jesus Cristo, que é o próprio Jesus nos falando, e, se cremos Nele, com certeza sabemos como orar e onde orar, sabemos o que pedir ao Senhor e, principalmente, sabemos que o que pedirmos com certeza seremos atendidos. A Palavra Dele, o seu Evangelho nos garante que, se precisarmos de sabedoria, podemos pedir a Ele com fé que iremos recebê-la, portanto, se estamos lendo, meditando na sua Palavra e há textos que nos parecem confusos, difíceis de entender, devemos então orar, clamar e voltar a ler que, com certeza, nossos olhos se abrirão, então teremos um entendimento perfeito. Mas se não temos confiança, se temos dúvidas, não temos fé, é melhor realmente não orarmos, pois a oração não será ouvida, e continuaremos sem entender nada. “Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos.” (Tiago 1:7-8). Todos os que têm dúvidas, que manquejam entre o Evangelho e o mundo, ou entre uma religião e Cristo, com certeza não terão um entendimento pleno do Senhor, pois já decidiram em seu interior outra coisa. Tudo podemos se estivermos vivendo com fé naquele que se entregou por nós, naquele que morreu em nosso lugar, mas, se não cremos no Filho de Deus, se não cremos em sua morte, na ressurreição, então nada conseguiremos, pois, como poderemos obter algo de alguém que não cremos que exista? Temos que ter firmeza, devemos nos obrigar a crer em Jesus Cristo, se formos inteligentes, se formos sábios. “Mas glorie-se o irmão abatido na sua exaltação, E o rico em seu abatimento; porque ele passará como a flor da erva. Porque sai o sol com ardor, e a erva seca, e a sua flor cai, e a formosa aparência do seu aspecto perece; assim se murchará também o rico em seus caminhos. Bem-aventurado o homem que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam. Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte. Não erreis, meus amados irmãos. Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.” (Tiago 1:9-17).
Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
Um abraço,
Pr. Henrique Lino



Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c