Pular para o conteúdo principal

QUEM NOS CONSOLA

"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação; Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus." (2 Coríntios 1:3-4)

          Devemos meditar com muito cuidado sobre essa Palavra, porque, além de um grande ensinamento, temos aqui um mandamento, uma ordem a qual devemos cumprir sempre. Deus, nosso Pai Bendito, Pai também do nosso Senhor Jesus Cristo, somos coirmãos Dele, por aceitarmos viver segundo os preceitos do Senhor, por aceitarmos a sua morte, por crermos que Ele ressuscitou e Vive para Sempre. Se com a nossa boca confessarmos e com o nosso coração crermos que Ele é o Filho de Deus, que saldou nossa dívida com sua morte no Calvário, então somos seus irmãos e filhos de Deus, porque criaturas todos somos desde nosso nascimento, mas filhos de Deus somente são aqueles que aceitam, creem, confessam o Nome do Senhor, aqueles que vivem de acordo com o seu Evangelho. Esse Deus maravilhoso que é nosso Pai, que sempre nos conforta nas nossas tribulações, que nos socorre em nossas dificuldades, faz questão de que, da mesma maneira que Ele age conosco, ajamos com os outros. Como fomos criados à sua imagem e semelhança, devemos agir como Ele. Jesus disse que faríamos milagres e sinais maiores do que o Dele, porque Ele iria para o Pai, e que tudo o que pedirmos ao Pai em seu Nome, estando de acordo com a sua Palavra, Ele atenderá. Como temos obrigação de o imitarmos em tudo, devemos, sempre que formos consolados, recebermos socorro em nossas dificuldades, primeiramente contar, testemunhar, para que o Nome do Senhor seja glorificado. Também estaremos confortando com o nosso testemunho pessoas que estão passando por situações idênticas, similares às que passamos, pois elas saberão que, se agirem de acordo com a Vontade do Senhor, também receberão o conforto. É mandamento do Senhor consolarmos, confortarmos quem está passando por tribulações. Ao nos omitirmos, estaremos indo contra os seus preceitos, consequentemente, pecando, desobedecendo a Ele.
 "Porque, como as aflições de Cristo são abundantes em nós, assim também é abundante a nossa consolação por meio de Cristo." (2 Coríntios 1:5). Não podemos reclamar porque estamos sendo afligidos, ou porque estamos passando por lutas, dificuldades. Jesus passou pelo maior sofrimento e humilhação por nossa causa, para sermos consolados. E hoje, sendo consolados com esse conhecimento, devemos também procurar consolar a todos. Não podemos ensinar ou pregar contra o Evangelho, não podemos tentar reescrever o Evangelho de Jesus Cristo dizendo que, por sermos filhos de Deus, por o conhecermos, não passaremos por lutas, mas, ao contrário, saber que as lutas são esperadas em nossas vidas, para que o Nome do Senhor seja Glorificado através das nossas vidas, e a vitória é garantida se perseverarmos. Nossa consolação vem dos sofrimentos de Cristo, e nós também devemos consolar as pessoas, porque, com os nossos testemunhos, elas também serão consoladas e irão consolar outras. "Mas, se somos atribulados, é para vossa consolação e salvação; ou, se somos consolados, para vossa consolação é, a qual se opera suportando com paciência as mesmas aflições que nós também padecemos; E a nossa esperança acerca de vós é firme, sabendo que, como sois participantes das aflições, assim o sereis também da consolação. " (2 Coríntios 1:6-7). Quando somos atribulados, não quer dizer que estejamos em erros ou pecados, e sim porque a Palavra de Deus se cumpre em nossas vidas, e seremos confortados por Ele. E assim, através da nossa tribulação e consolação por parte do Senhor, outros também virão se fortalecer sabendo que serão consolados. Mas o início da consolação vem através de nós, do nosso testemunho, porque o Senhor nos usa para que a sua mensagem, sua palavra, sua consolação chegue até outras pessoas. Como peregrinos, como estrangeiros em terra estranha, é certo que venham sobre nós tribulações, mas, por permanecermos firmes no Senhor, somos consolados, e a maior consolação de todas é alcançarmos a salvação, a vida eterna em Jesus. Assim, quando outros veem a nossa tribulação e, consequentemente, nossa consolação da parte do Senhor, eles também se confortarão e se animarão a prosseguir em sua peregrinação, sabendo que Jesus os consolará. Portanto, o verdadeiro Cristão não fica reclamando quando passa por lutas ou por sofrimentos, porque sabe que tudo é um propósito de Deus, para nós e para outras pessoas. Esse é um dos motivos pelo qual sempre digo que devemos examinar à luz da Bíblia o que é o Amor de Deus, o Amor verdadeiro, que não é esse sentimento, essa emoção carnal, humana que se apregoa por aí. "Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a tribulação que nos sobreveio na Ásia, pois que fomos sobremaneira agravados mais do que podíamos suportar, de modo tal que até da vida desesperamos. Mas já em nós mesmos tínhamos a sentença de morte, para que não confiássemos em nós, mas em Deus, que ressuscita os mortos; O qual nos livrou de tão grande morte, e livra; em quem esperamos que também nos livrará ainda, Ajudando-nos também vós com orações por nós, para que pela mercê, que por muitas pessoas nos foi feita, por muitas também sejam dadas graças a nosso respeito. Porque a nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência, de que com simplicidade e sinceridade de Deus, não com sabedoria carnal, mas na graça de Deus, temos vivido no mundo, e de modo particular convosco." (2 Coríntios 1:8-12).
Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
Um abraço,
Pr.Henrique Lino 
r problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas,  ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 
 

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c