Pular para o conteúdo principal

SEGUNDA VEZ EM CANÁ.

"Segunda vez foi Jesus a Caná da Galiléia, onde da água fizera vinho. E havia ali um nobre, cujo filho estava enfermo em Cafarnaum." (João 4:46)

            Jesus voltou a Caná da Galileia, depois de ter passado por Samaria. Antes de ir para a Galileia, Ele tinha afirmado que profeta não tem honra em sua própria casa. Falou isso em virtude da incredulidade do povo em acreditar Nele, apesar dos sinais que fez, pois, como eles o conheciam, uma vez que Ele viveu ali, não criam que pudesse ser o Messias. Viam nele somente um homem, porque sabiam sobre o seu nascimento normal, e achavam que Ele era filho de José. Assim, Jesus não pôde operar muitos milagres lá, porque sem fé é impossível agradar a Deus. Mas Jesus agora volta à cidade de Caná, onde Ele tinha operado o primeiro milagre, o primeiro sinal, onde Ele tinha comparecido a uma festa de casamento e tinha transformado água em vinho. Jesus iniciou o seu Ministério nessa cidade, pois, antes disso, Ele não tinha feito nenhum milagre, e, como a Bíblia nos fala, o primeiro milagre foi a transformação da água em vinho, nas bodas, assim Ele estava mostrando que, se não nos transformarmos, se não mudarmos, se não nascermos de novo, não obteremos nada. Para seguirmos Jesus, para alcançarmos a salvação, é necessário mudarmos, nos transformarmos, assim como Ele transformou a água em vinho. Agora Jesus se depara com um oficial a serviço de Roma que estava com o seu filho enfermo, acamado. Veremos que Jesus nunca fez discriminação, Ele atendeu todos os que o buscavam. Esse, por exemplo, era uma autoridade invasora, porque Roma, de César, estava dominando Israel, e Jesus, como judeu, poderia ter se negado a atender, se recusado a curar o filho desse oficial. "Ouvindo este que Jesus vinha da Judéia para a Galiléia, foi ter com Ele, e rogou-lhe que descesse, e curasse o seu filho, porque já estava à morte." (João 4:47).Esse oficial foi ao seu encontro e pediu-lhe, implorou-lhe que fosse com ele até Cafarnaum, onde estava seu filho, para o curar. Vemos que esse oficial tinha mais fé do que os próprios hebreus, porque ele não perguntou se Jesus poderia curar, mas, ao contrário, implorou-lhe, pediu-lhe que fosse e o curasse. Ele acreditava que somente Jesus poderia curar, impedir que o seu filho viesse a falecer, enquanto que os hebreus estavam observando para ver se Ele conseguiria, queriam ver os sinais, queriam ver para crer, porque não conheciam a Palavra de Deus, que é "crer para ver". Assim como os hebreus, são muitos os que dizem ser cristãos, mas não creem em Jesus, não acreditam que Ele está vivo e curando, libertando, transformando até hoje, e para isto Ele usa seus servos.
 "Então Jesus lhe disse: Se não virdes sinais e milagres, não crereis. Disse-lhe o nobre: Senhor, desce, antes que meu filho morra." (João 4:48-49). Jesus então fala para todos que se eles não virem os sinais, se não virem milagres, eles não acreditariam. Jesus está chamando a atenção do povo por causa da incredulidade, porque o princípio da fé é primeiro crer para depois ver, e esses que se diziam povo de Deus não criam na Palavra do Senhor. Na Palavra estava escrito, exposto de maneira clara que o Messias viria, e não somente isto, falava o local assim como tudo o que aconteceria desde o seu nascimento até a morte de Cruz. Também falava dos seus milagres e de como seria o seu Ministério. Mas esse povo que se reunia para ler a Torá, a lei, a Escritura, nada entendia nem cria Nele. Porém o estrangeiro, o oficial, não somente cria como lhe implorava que Ele fosse depressa, para que não perdesse mais tempo, pois tinha medo de que o seu filho falecesse antes que Ele lá chegasse. Vemos pessoas de outras religiões ou credos, pessoas de seitas virem até nós pedindo orações por elas mesmas ou por parentes, por saberem que Jesus continua operando e que somente Ele pode resolver qualquer situação. Vemos pessoas que não se identificam como cristãos crentes, ou evangélicos, mas em um momento de aperto buscam Deus e encontram resposta, recebem o seu milagre e acabam se convertendo ao Senhor. "Disse-lhe Jesus: Vai, o teu filho vive. E o homem creu na Palavra que Jesus lhe disse, e partiu." (João 4:50). Como Jesus viu o desespero desse pai, Ele somente olhou para ele e mandou-o ir embora para sua casa, pois seu filho estava vivo, ou seja, já tinha sarado, já tinha sido curado. Temos que entender que Jesus não precisa fazer um estardalhaço para mostrar o seu Poder, Ele somente fala, envia somente uma Palavra, e ela cura qualquer enfermidade. As pessoas preferem acreditar nos teatros, nas encenações, porque querem ver as pessoas pulando, gritando, fazendo orações bonitas e determinando, não percebem que o Evangelho de Jesus Cristo é simples e direto. Quando recebemos a Palavra do Senhor, a cura, a paz, a solução do problema acontece, mas é necessário receber a Palavra, crer, acreditar nela, que é o próprio Jesus, uma vez que Ele é o Verbo. Veremos que esse oficial estrangeiro fez a diferença, ele praticou a fé e foi em busca de Jesus para curar o seu filho, e recebeu, porque creu. "E descendo ele logo, saíram-lhe ao encontro os seus servos, e lhe anunciaram, dizendo: O teu filho vive. Perguntou-lhes, pois, a que hora se achara melhor. E disseram-lhe: Ontem às sete horas a febre o deixou. Entendeu, pois, o pai que era aquela hora a mesma em que Jesus lhe disse: O teu filho vive; e creu ele, e toda a sua casa. " (João 4:51-53). Esse oficial simplesmente creu, acreditou e, ao receber a Palavra de Jesus, desceu, foi embora para Cafarnaum, crendo que seu filho já estava curado, que estava salvo; ele não mais insistiu com Jesus. E quando chegou próximo à sua casa, encontrou os seus servos que foram ao seu encontro para falar que seu filho estava vivo e curado. Pela fé, vemos o Poder de Deus agir em nossas vidas, caso contrário, veremos os milagres acontecerem com todos e não conosco, pois aquele que se aproximam de Deus têm de crer que Ele existe e é galardoador dos que o buscam. Diante desse sinal pela fé não somente ele, mas toda a sua casa, toda a sua família, todos se converteram a Jesus."Jesus fez este segundo milagre, quando ia da Judéia para a Galiléia." (João 4:54).
Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
Um abraço,
Pr. Henrique Lino
Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas,  ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 
 

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c