Pular para o conteúdo principal

DE CIDADE EM CIDADE

"E aconteceu, depois disto, que andava de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do Reino de Deus; e os doze iam com Ele." (Lucas 8:1)

         Jesus tinha sido convidado por um fariseu para jantar em sua casa. Lá uma mulher pecadora aproximou-se e lavou os pés de Jesus com lágrimas, enxugando-os com os próprios cabelos, e após, os ungiu usando um vidro de alabastro de perfume que ela tinha. Depois disso, Jesus saiu e continuou a sua missão primordial, que era pregar o Evangelho, trazer as Boas Novas, comunicar a todos que o Reino de Deus havia chegado. Assim Jesus fazia, viajando de cidade em cidade pregando, ensinando o seu Evangelho, e sempre acompanhado pelos seus discípulos e por outras pessoas. Em algumas ocasiões havia multidões o seguindo; em outras não, eram somente os discípulos. Ao contrário do que se imagina, a missão de Jesus não era operar milagres, não era ficar curando, e sim levar a Mensagem da chegada do Reino, as Boas Notícias. Ele mostrava que era o Messias, que a Salvação de Deus para toda a nação havia chegado; e assim algumas vezes enviou os doze e depois setenta para pregarem, prepararem todos por onde Ele iria passar. Jesus continua até hoje passando por toda parte, por todas as cidades pregando, ensinando o seu Evangelho, e também tem enviado os seus discípulos, os seus servos para prepararem as pessoas por onde Ele irá passar. Temos que compreender que a missão de Jesus continua não sendo a de operar milagres, mas a de levar o seu Evangelho da Salvação, para que as pessoas conheçam, se rendam e sejam salvas por Ele. Devemos atentar para a sua mensagem, para o seu Evangelho, sabendo que o compromisso do Senhor é a Salvação, é Vida, que a sua Promessa é vida para todos os que crerem e lhe obedecerem. A mensagem continua a mesma, Jesus é o mesmo ontem, hoje e eternamente. "E algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios; E Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, e Suzana, e muitas outras que o serviam com seus bens." (Lucas 8:2-3). Jesus trabalhava exclusivamente no Ministério, fazendo aquilo que o Pai mandou, e por isso Ele não tinha nenhum trabalho secular, porque Ele trabalhou até os trinta anos aproximadamente como carpinteiro, isso antes de começar o seu Ministério, depois não mais. Assim, Ele vivia sustentado, mantido por algumas pessoas, a maioria mulheres que acompanhavam e seguiam o seu Ministério. Essas mulheres que haviam sido curadas e libertas é que o mantinham, para que Ele se dedicasse em tempo integral ao serviço do Reino. Elas simplesmente estavam sendo usadas por Deus Pai e receberam a sua devida recompensa.
 "E, ajuntando-se uma grande multidão, e vindo de todas as cidades ter com Ele, disse por parábola: Um semeador saiu a semear a sua semente e, quando semeava, caiu alguma junto do caminho, e foi pisada, e as aves do céu a comeram; E outra caiu sobre pedra e, nascida, secou-se, pois que não tinha umidade." (Lucas 8:4-6). Jesus sempre ensinava, Ele gostava muito de falar por meio de parábola, que é uma maneira ilustrativa de se referir a um determinado assunto. Então Ele conta essa parábola, que quer dizer que a semente é a Palavra de Deus, e as que caem na beira do caminho são as pessoas que a ouvem, mas logo em seguida vem o diabo e faz com elas esqueçam, não creiam no que ouviram. Assim, a Palavra fica infrutífera, porque a pessoa ouviu, mas permitiu que o nosso adversário não a deixasse frutificar. Da mesma maneira acontece com várias pessoas que vão a templos, ou até mesmo leem a Palavra, mas de qualquer maneira, pensando em outras coisas, e assim, logo em seguida, esquecem tudo. Pessoas ouvem, mas ainda não têm fé, e assim não creem, e então o diabo traz a incredulidade. "E outra caiu entre espinhos e crescendo com ela os espinhos, a sufocaram; E outra caiu em boa terra, e, nascida, produziu fruto, a cento por um. Dizendo Ele estas coisas, clamava: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça." (Lucas 8:7-8). As que caíram sobre pedras são as pessoas que, quando ouvem a Palavra de Deus, a mensagem de Salvação, se alegram, se empolgam, e muitas delas nos templos levantam as suas mãos dizendo aceitar Jesus como seu único e suficiente salvador; mas, logo em seguida, quando saem do templo e têm que enfrentar os problemas costumeiros, se afastam do Senhor. Pessoas cuja empolgação passa logo, e depois voltam a sua vida normal de pecados, de mentiras, porque o diabo as induz a isso, e elas creem que não conseguirão resolver os problemas se não mentirem, enganarem ou agirem de má-fé. Muitas continuam durante muito tempo frequentando templos, mas a Palavra não está em seu coração, pois vivem resolvendo a sua vida de acordo com os padrões do mundo. As que caíram sobre espinhos são as pessoas que ouvem a Palavra de Deus, mas a preocupação com dinheiro, com riquezas, o desejo de ter o melhor, de ter luxo e poder as sufoca e faz com que vivam no mundo de acordo com o padrão mundano. Pessoas comprometidas com o prazer, com as alegrias do mundo, que querem desfrutar do melhor aqui, acham que o Paraíso é aqui e que Deus as quer felizes e alegres. Pensam que Jesus morreu para lhes dar alegria e felicidade neste mundo. Já as que caíram em boa terra são as que ouvem o Evangelho, aceitam e se convertem ao Senhor. São pessoas que entregam a sua vida, e, portanto, passam a viver de acordo com o Evangelho, e pela sua conversão outros se convertem pelo exemplo, ensino e pregação. Esses são os verdadeiros cristãos, os verdadeiros discípulos de Jesus, os que vieram a Ele por Ele ser Deus, e não pelo que Ele poderia lhes dar; são pessoas que não buscam bênção, mas somente salvação. "E os seus discípulos o interrogaram, dizendo: Que parábola é esta? E Ele disse: A vós vos é dado conhecer os mistérios do Reino de Deus, mas aos outros por parábolas, para que vendo, não vejam, e ouvindo, não entendam." (Lucas 8:9-10). 
Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
Um abraço,
 Pr. Henrique Lino 
Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas,  ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 
 

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c