Pular para o conteúdo principal

SÁBADOS

"E por esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo, porque fazia estas coisas no sábado." (João 5:16) 
 A perseguição sistemática dos judeus contra Jesus se baseava no fato de Ele trabalhar em dia de sábado, ou melhor, fazer o bem, curar, libertar em dia de sábado. Essa acusação foi a base de tudo para o perseguirem, o prenderem, açoitá-lo e crucificá-lo. Os religiosos, que deveriam conhecer com profundidade a Palavra de Deus, uma vez que ocupavam cargos de mais alta posição eclesiástica, não a conheciam, ou não reconheceram o Messias. Como eram invejosos, maldosos, hipócritas, como Jesus os chamava na face, sentiam-se inferiorizados ou desprezados pelo fato de o povo seguir o Senhor e receber de Jesus o que eles não tinham condições de lhes dar. Falavam de amor sem conhecer ou reconhecer o verdadeiro Amor. "E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus." (João 5:17-18). Jesus mostrou que tinha compromisso com o trabalho e que Deus Pai continuava trabalhando, e Ele também. Gostamos de orar, clamar pedindo bênçãos, e o Senhor trabalha para nos atender quando estamos vivendo segundo as suas ordenanças. A lei se cumpriu em Jesus, o Antigo Testamento se cumpriu no Senhor, e, a partir de então, não praticamos uma lei, mas vivemos na Graça de Jesus Cristo. Respeitamos e devemos obedecer ao que Jesus manda, e não ao que Moisés falou. Jesus era o Filho de Deus, e os fariseus, os religiosos, os que diziam guardar a lei não o reconheceram. Muitos são os fariseus da nossa atualidade que não conhecem, não identificaram Jesus e vivem obedecendo a preceitos de homens a doutrinas criadas por eles mesmos. Não perceberam que Jesus é Filho de Deus, é o próprio Deus, e o que Ele fala é lei e deve ser cumprida à risca. "Mas Jesus respondeu, e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai; porque tudo quanto Ele faz, o Filho o faz igualmente." (João 5:19). Apesar de verem tantos milagres, sinais nunca antes vistos, não percebiam que somente Deus poderia fazer tais coisas. Por isso, Jesus os alertava para o fato de que Ele fazia porque vira o Pai fazer, mas, mesmo assim, a cegueira desse povo que dizia amar Deus era visível. Os religiosos atuais continuam cegos, sem reconhecerem Jesus e nem os sinais.
 "Porque o Pai ama o Filho, e mostra-lhe tudo o que faz; e Ele lhe mostrará maiores obras do que estas, para que vos maravilheis." (João 5:20). Jesus revela que Ele é o Filho de Deus, e que tudo o que faz aprendeu com o Pai. Assim, se realmente somos filhos de Deus, temos que imitar Jesus e fazer somente o que aprendemos com Deus, e nosso aprendizado tem que ser com o seu Filho, com o Evangelho de Jesus Cristo. Jesus, antes de subir, disse que nós faríamos maiores obras do que as que Ele fez, porque Ele ia para o Pai. O Ele mais fez foi pregar o Evangelho, e nós temos a obrigação de fazer o mesmo, de pregar, ensinar o Evangelho de Jesus Cristo, não outro evangelho, ou qualquer coisa, mas esse Evangelho de renúncia e obediência. Infelizmente, os incrédulos, os invejosos teimam em negar a obra de Deus, querem negar o que é inegável. Mas o Senhor continua mostrando grandes obras e sinais através de seus servos fiéis. "Pois, assim como o Pai ressuscita os mortos, e os vivifica, assim também o Filho vivifica aqueles que quer."(João 5:21). Jesus revela a esses religiosos que Deus Pai ressuscita mortos, mostrando assim que Ele seria ressuscitado. Jesus revela para eles que sabia que seria morto, ou melhor, que morreria logo, mas que Deus Pai o ressuscitaria. E que Ele vivifica, ou seja, torna a dar vida a quem Ele quiser. Poder de dar vida somente o Senhor o tem, assim como Jesus deu a sua vida por nós, o Pai tornou a lhe dar vida. Jesus nos deixou esse poder, porque, se seguirmos as suas pisadas, se nos convertemos, se pregarmos o seu Evangelho, se conduzirmos as pessoas ao seu Evangelho, estamos dando vida. Jesus dá vida a todos os que o seguem, e, como já falamos várias vezes, seguir Jesus é viver, praticar as mesmas obras que Ele. Tudo o que Jesus fez não foi porque Ele era Deus, e sim porque foi obediente até a morte. "E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo; Para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou." (João 5:22-23). Seremos todos, sem exceção, julgados por Jesus, porque Deus Pai nos deu a Ele, e o critério desse julgamento é a Palavra. Jesus mesmo disse que a Palavra que Ele tem pregado é que nos julgará, se nós a respeitamos, obedecemos a ela ou não. Jesus é o próprio Deus, porque quem vê o Pai vê o Filho, quem obedece ao Pai obedece ao Filho.
 "Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha Palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida." (João 5:24). Quem ouve a Palavra de Jesus, quem ouve o Evangelho de Jesus Cristo, e sabemos que ouvir aqui se refere à obediência. Ouvir é aprender e colocar em prática, porque de nada nos serve a Palavra se não a praticarmos, temos que ser praticantes desse Evangelho, isso sim é ouvir Jesus. E a prática só acontece se existir fé, se crermos no Senhor, praticarmos os seus preceitos, obedecermos a seus mandamentos, porque o tememos. E quem obedece, ou seja, os que creem, têm a vida eterna no Senhor, esses, obedientes, não entrarão em condenação, mas desfrutarão da abundância do Senhor, que não é aqui. A verdadeira morte não é essa pela qual todos ou a maioria passará, a morte é a eterna, a condenação é eterna, o sofrimento é sem fim. Com essa morte carnal, todos depois serão acordados, uns para a vida e outros para o sofrimento e degradação eternos. Tudo depende de nossa fé agora de crermos ou não no Filho de Deus. "Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão."(João 5:25). A hora é agora, e todos os mortos espiritualmente, os que não conhecem o Senhor, os que vivem em práticas erradas, em desobediências, esses, se ouvirem a voz do Senhor, se ouvirem o seu chamado, se aceitarem o seu Evangelho e se arrependerem, receberão vida, poderão viver eternamente, porque os seus pecados serão perdoados e terão vida em Jesus. Todos os que jazem em seus pecados, se ouvirem o Senhor, terão vida, e o momento é este. Portanto, convertam-se ao Senhor, ouçam a sua voz, o fim se aproxima, Jesus está voltando, e não podemos deixar para depois, porque pode ser tarde demais. "Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo; E deu-lhe o poder de exercer o juízo, porque é o Filho do homem." (João 5:26-27) Deus Pai deu todo o Poder a seu Filho Jesus Cristo, Poder de vida e morte sobre todos. Deus Pai deu o Poder de julgamento a Jesus e por Ele receberemos absolvição ou condenação, vida ou morte, Ele não será mais advogado, mas Juiz. "Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação. Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma. Como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou. Se eu testifico de mim mesmo, o meu testemunho não é verdadeiro. Há outro que testifica de mim, e sei que o testemunho que Ele dá de mim é verdadeiro."(João 5:28-32). 
Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
 Um abraço,
 Pr.Henrique Lino
Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas,  ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 
 

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c