Pular para o conteúdo principal

CILADAS E ARMADILHAS.

"E enviaram-lhe alguns dos fariseus e dos herodianos, para que o apanhassem nalguma Palavra." (Marcos 12:13)

         Durante o tempo do Ministério terreno de Jesus - que foi de aproximadamente três anos -, Ele foi tentado de todas as maneiras. Iniciou seu Ministério sendo tentado pelo diabo. Após a vitória de Jesus sobre ele no deserto, o nosso adversário se ausentou Dele, por algum tempo, mas ficou sempre rondando e usando as pessoas para o fazer errar. Porém, nunca obteve nenhuma vitória com Jesus, e jamais obterá, porque Jesus Cristo é o Senhor dos senhores, o Rei dos reis, e todos os joelhos têm de se dobrar diante Dele. Os herodianos, ou seja, os partícipes da política de Herodes juntamente com os fariseus vieram mais uma vez tentar armar uma cilada, uma armadilha, para fazer Jesus se contradizer, errar, e assim eles terem como justificar as acusações contra Ele. Foram inúmeras vezes que os fariseus, os sacerdotes, os escribas, enfim os religiosos, tentaram armar alguma cilada para pegar Jesus, mas em nenhuma delas saíram vitoriosos. Tentaram fazer com Ele falasse contra o governo, contra Deus, contra a família, contra tudo, e não obtiveram êxito. Por isso, quando falamos que somos cristãos, que somos discípulos de Jesus, temos que saber que temos a obrigação de andarmos em espírito, andarmos sempre no Evangelho, sempre vigilantes, para não cairmos em cilada alguma. Devemos ter as nossas vidas pautadas pela Palavra de Deus e não fazermos nada que possa denegrir o Evangelho; não devemos praticar as obras do mundo, jamais concordar com o pecado, e sempre condená-lo. "E, chegando eles, disseram-lhe: Mestre, sabemos que és homem de verdade, e de ninguém se te dá, porque não olhas à aparência dos homens, antes com verdade ensinas o caminho de Deus; é lícito dar o tributo a César, ou não? Daremos, ou não daremos?" (Marcos 12:14). Observamos que estes vêm até Ele com bajulações, com falsidades e hipocrisia, mas o Senhor conhecia e conhece bem os que são Dele e os que não o são. Esses homens vieram elogiando para ver se conseguiam fazê-lo errar, porque, como Israel vivia sob o domínio de Roma, de César, imaginaram que o Senhor diria para se rebelarem, para não pagarem os impostos a César, e assim o acusariam por rebelião, por sedição, e por tal motivo Ele seria julgado e sumariamente condenado por César. A mesma pergunta eu vejo hoje nos homens que se dizem cristãos, porque são muitos os que não pagam os devidos impostos dizendo que o governo rouba, e que, portanto, eles não têm obrigação de pagar. Assim, muitos acham que por saberem, terem conhecimento de corrupções no governo isso lhes dá o direito de não pagar os seus tributos.
 "Então Ele, conhecendo a sua hipocrisia, disse-lhes: Por que me tentais? Trazei-me uma moeda, para que a veja.
E eles lha trouxeram. E disse-lhes: De quem é esta imagem e inscrição? E eles lhe disseram: De César. E Jesus, respondendo, disse-lhes: Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. E maravilharam-se Dele." (Marcos 12:15-17).
 Jesus respondeu de maneira clara e direta, não deixando nenhuma dúvida para outro tipo de interpretação. Essa resposta foi para todos aqueles que a ouviram e para todos nós, porque devemos obediência a Ele. Se o amamos, sabemos que a única maneira de demonstrarmos nosso amor a Ele é pela nossa obediência a sua Palavra. Assim, por amá-lo e obedecer-lhe, não questionamos nada sobre o fato de nos serem cobrados muitos ou poucos impostos, nós simplesmente pagamos. O próprio Jesus pagou impostos no templo quando lhe cobraram. Ele enviou Pedro para pescar, e ele pegou um peixe e encontrou o dinheiro na boca do peixe, que foi o suficiente para pagar para ambos. Devemos 
obediência ao Senhor, e isto está acima de tudo, acima das nossas próprias vidas. E por obedecermos a Ele sabemos que não podemos questionar a cobrança de impostos, somente pagá-los. Mas, infelizmente, vivemos uma geração de crentes que são desonestos e desobedientes, porque são muitos os que sonegam impostos, que fazem gatos em energia, no relógio da água, os que roubam sinal de TV a cabo. Com isso estão caindo nas ciladas do diabo, estão denegrindo o Evangelho, e na verdade esses são os falsificadores da Palavra de Deus. Esses não dão a César o que é de César nem a Deus o que é de Deus, mas estão dando ao diabo as suas vidas. "Então os saduceus, que dizem que não há ressurreição, aproximaram-se Dele, e perguntaram-lhe, dizendo: Mestre, Moisés nos escreveu que, se morresse o irmão de alguém, e deixasse a mulher e não deixasse filhos, seu irmão tomasse a mulher dele, e suscitasse descendência a seu irmão. Ora, havia sete irmãos, e o primeiro tomou a mulher, e morreu sem deixar descendência; E o segundo também a tomou e morreu, e nem este deixou descendência; e o terceiro da mesma maneira. E tomaram-na os sete, sem, contudo, terem deixado descendência. Finalmente, depois de todos, morreu também a mulher. Na ressurreição, pois, quando ressuscitarem, de qual destes será a mulher? Porque os sete a tiveram por mulher." (Marcos 12:18-23). Novamente agora os que não acreditavam na ressurreição vêm com perguntas de duplo sentido. Mas Jesus entendeu o que eles queriam, que era justificar a teoria deles de que não haveria ressurreição, e pôde com tranquilidade chamá-los de analfabetos de bíblias. Sim, foi isso que Ele quis dizer, assim como há muitos que se dizem crentes, mas nada sabem sobre as leis do Reino, isto porque não conhecem as Escrituras. Há pessoas que frequentam templos, que se dizem evangélicos, mas ainda acreditam em muitas lendas, histórias, mentiras e espíritos, em demônios, pessoas dizem ser de Jesus, mas têm medo de macumba, de trabalhos, de despachos, e de outras coisas semelhantes a essas, acreditam em reencarnação. "E Jesus, respondendo, disse-lhes: Porventura não errais vós em razão de não saberdes as Escrituras nem o Poder de Deus? Porquanto, quando ressuscitarem dentre os mortos, nem casarão, nem se darão em casamento, mas serão como os anjos que estão nos céus. E, acerca dos mortos que houverem de ressuscitar, não tendes lido no livro de Moisés como Deus lhe falou na sarça, dizendo: Eu sou o Deus de Abraão, e o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó? Ora, Deus não é de mortos, mas sim, é Deus de vivos. Por isso vós errais muito." (Marcos 12:24-27). 
Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
Um abraço,
Pr.Henrique Lino 
Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas,  ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c