Pular para o conteúdo principal

IMPEDIDOS PELO ESPÍRITO

"E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a Palavra na Ásia." (Atos 16:6) 

 Todos nós sabemos que o apóstolo Paulo, antes Saulo de Tarso, após a sua conversão a caminho de Damasco, não mais parou. Foi o apóstolo que mais fundou igrejas, que mais viagens missionárias realizou, e também foi o que mais escreveu no Novo Testamento. Esse homem, esse servo fiel do Senhor era incansável na pregação do Evangelho, e a sua maior alegria era quando se abria uma porta para a pregação. Mas sempre tudo fez sob a direção do Espírito Santo, ou seja, ele não agia por ele mesmo, segundo a lógica humana. Não agia somente baseado em uma vontade, um desejo, mas sob o comando do Senhor, e, mesmo assim, vimos como inúmeras vezes enfrentou situações de dor e sofrimentos. Vamos observar que, quando estamos seguindo a direção do Espírito Santo, quando o Senhor está nos guiando, não quer dizer que não enfrentaremos problemas, ao contrário, mas o importante é saber que seremos vencedores. Paulo foi um dos apóstolos que mais sofreu, o que mais vezes foi preso, apedrejado, e levou chicotadas, mas em nenhum momento sabemos de ele pensar em desistir ou dizer que estava cansado. Vemos que, mesmo doente, enfermo, ele continuava pregando, e ainda usava todas as oportunidades para testemunhar sobre Jesus. Nas prisões, as suas defesas eram somente pregações, testemunhos a respeito de Cristo e do seu Poder. Aqui, neste relato, Paulo e os seus companheiros queriam pregar na Ásia, mas foram impedidos pelo Espírito Santo. Vemos que o Senhor proibiu que eles pregassem naquele momento naquela região. Ao querermos pregar para alguém, querermos falar do Evangelho em algum local, ou para determinada pessoa, é necessário primeiro consultar o Senhor, não é porque vamos falar do Evangelho que está tudo correto e se tem a aprovação do Senhor. É necessário sempre consultar o Senhor sobre todas as nossas decisões, saber se temos a sua aprovação, saber se devemos levar o Evangelho para determinadas pessoas ou local. Por tal motivo, é que vemos pessoas falando incansavelmente e sem produzir resultado algum, porque estão fazendo tudo sem consultar o Senhor. Paulo foi impedido, proibido de pregar naquela região, naquele momento.
 "E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito não lho permitiu." (Atos 16:7). Novamente ele tentou ir a Bitínia e foi proibido, foi-lhe negada essa autorização, mas ele era um servo de Deus obediente, era um discípulo de Jesus, porque ele ouviu o Espírito, não questionou, ao contrário de muitos de nós que tomamos uma decisão e, quando o Espírito tenta nos impedir, nós dizemos que é o diabo impedindo. Temos o hábito de alegar que tudo o que vem contra a nossa vontade, nosso querer, nosso desejo é uma ação maligna. E sempre apresentamos alegações de que estamos tentando fazer a vontade de Deus, mas não ouvimos o Senhor para saber se realmente é a sua vontade que façamos tal coisa. Vemos casos de esposas ou maridos tentarem convencer os seus cônjuges, cobram, brigam, insistem que os mesmos vão à igreja, e isto acaba irritando, provocando discussões, e às vezes a separação. Isto acontece porque não consultam o Senhor, para saberem se é a vontade do Senhor pregarem para o seu cônjuge. Não é porque achamos que estamos fazendo algo certo, bom, proveitoso, e de acordo com a Palavra, que devemos fazer pregação para aquela pessoa, naquele momento. E nem sabemos se somos as pessoas certas, talvez o Senhor tenha outra pessoa para aquele propósito, e nos tem reservado outra missão. "E, tendo passado por Mísia, desceram a Trôade. E Paulo teve de noite uma visão, em que se apresentou um homem da Macedônia, e lhe rogou, dizendo: Passa à Macedônia, e ajuda-nos." (Atos 16:8-9). Quando somos obedientes ao Senhor, Ele nos guia, nos mostra o que devemos fazer, e isso o Senhor nos fala e nos revela de várias maneiras e formas, mas todas de acordo com a sua Palavra. Aqui, por sonho, o Senhor o conduziu a Macedônia, e como esse servo era sensível à voz do Senhor, veremos que ele imediatamente obedeceu. Às vezes o que achamos que deveríamos fazer, a lógica, é que deveríamos fazer tal coisa, mas o Senhor não nos permite e, quando obedecemos, somos guiados a fazer algo sem lógica. Pode ser algo que aos nossos olhos não vemos vantagem, progresso, não enxergamos benefícios imediatos. Mas devemos simplesmente obedecer, temos que ser guiados pelo Espírito. Vemos tantos fracassos, derrotas, sofrimentos, e dores porque as pessoas não ouvem o Senhor, não ouvem o Espírito, fazem tudo de acordo com a emoção e os sentimentos carnais.
 "E, logo depois desta visão, procuramos partir para a Macedônia, concluindo que o Senhor nos chamava para lhes anunciarmos o Evangelho." (Atos 16:10). Não importa o que o Senhor nos mande fazer devemos obedecer-Lhe, porque, se foi o Senhor, com certeza teremos vitória, mesmo que venhamos a passar por lutas, mas a vitória é garantida, uma vez que não existem projetos fracassados do Senhor. Ouvir o Senhor, fazer o que Ele manda não quer dizer que teremos garantia de isenção de lutas, muito pelo contrário. Temos que saber que viver no Evangelho, viver sobre a direção de Deus é viver contrário ao mundo e, portanto, é garantido que teremos inúmeras batalhas. As lutas são promessas em nossas vidas, uma vez que estamos combatendo o príncipe deste mundo, estamos lutando contra o intelecto humano, os sentimentos carnais, que são enganadores. Temos que ir não aonde queremos, mas aonde o Senhor nos manda. "E, navegando de Trôade, fomos correndo em caminho direito para a Samotrácia e, no dia seguinte, para Neápolis; E dali para Filipos, que é a primeira cidade desta parte da Macedônia, e é uma colônia; e estivemos alguns dias nesta cidade." (Atos 16:11-12). Podemos estar prontos para fazer algo, e o Senhor nos mandar para outro caminho totalmente oposto. Podemos ser enviados para longe de onde estamos, ou fomos. Podemos ter investido em algum projeto e receber ordem do Senhor para abandonar tudo e ir fazer outra coisa. Quando isso acontece, devemos obedecer, porque, se teimarmos, com certeza pagaremos um preço muito alto, uma vez que a derrota é garantida, mesmo que tudo mostre o contrário. Mesmo que o nosso entendimento faça com que acreditemos que seremos bem-sucedidos, enfrentaremos derrotas, fracasso e sofrimento. Isto porque o Senhor sabe todas as coisas e sabe o que é melhor para nós, e seus projetos são todos para o bem não de uma pessoa, mas do coletivo. "E no dia de sábado saímos fora das portas, para a beira do rio, onde se costumava fazer oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali se ajuntaram."(Atos 16:13). Podemos ser impedidos de evangelizar, pregar, ajudar, socorrer várias pessoas, e o Senhor nos conduzir para locais e situações distantes para falar e atender somente uma pessoa. Mas o que não entendemos é que através daquela pessoa muitas serão alcançadas e socorridas. O que o Senhor tem para nós é muito melhor do que podemos imaginar, a sua vontade é agradável e perfeita. Podemos enfrentar lutas obedecendo, e sairemos vitoriosos sempre, e com certeza estaremos pregando o Evangelho legítimo, estaremos salvando vidas. "E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia. E, depois que foi batizada, ela e a sua casa, nos rogou, dizendo: Se haveis julgado que eu seja fiel ao Senhor, entrai em minha casa, e ficai ali. E nos constrangeu a isso."(Atos 16:14-15). 
Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
 Um abraço,
 Pr.Henrique Lino
Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas,  ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c