Pular para o conteúdo principal

IMITANDO A JESUS

"Sede meus imitadores, como também eu de Cristo. E louvo-vos, irmãos, porque em tudo vos lembrais de mim, e retendes os preceitos como vo-los entreguei." (1 Coríntios 11:1-2)

 O apóstolo Paulo, falando para a Igreja, pede que todos sejam imitadores dele, como Ele é imitador de Cristo. Exatamente por procurar imitar Cristo é que Paulo tinha a segurança de pedir que os irmãos o imitassem. Pela própria Bíblia, conhecemos como foi o comportamento desse apóstolo, a sua vida, sua maneira de viver, e, principalmente, as perseguições que sofreu por causa do Evangelho. Desde que se converteu, a sua vida foi o Evangelho de Jesus Cristo, e tudo fez para ser fiel a Ele. Sabemos da sua sinceridade diante do Senhor, e, quando o vemos exortar o povo a ser imitador dele, como ele era de Cristo, sabemos da sua confiança de estar fazendo o certo, de estar sendo fiel a Jesus. Essa pergunta é a que devemos fazer: será que nós podemos falar a mesma coisa para as pessoas com a mesma certeza que Paulo? Será que somos fiéis como ele? Será que renunciamos ao mundo como ele renunciou? Será que temos a tranquilidade quando alguém diz que nos segue na fé? Será que o que ensinamos está realmente de acordo com a Bíblia, com o Evangelho de Jesus Cristo? Será que a nossa maneira de viver está de acordo com o que Jesus espera de nós? Temos que imitar Jesus, para que as pessoas possam nos imitar e assim sermos todos imitadores de Cristo. "Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo." (1 Coríntios 11:3). Mas, para sermos imitadores de Cristo, temos que viver como Ele viveu e, principalmente, acatar tudo o que Ele falou; não podemos escolher o que praticarmos. Exemplo é a questão do homem e da mulher. A Bíblia nos mostra, nos fala muito sobre a função de cada um, mas, infelizmente, hoje essa é uma questão que tem gerado polêmica, porque, quando se fala em praticar os princípios bíblicos, muitos se levantam para fazer acusações de machistas e outros adjetivos. Mas a verdade é que existe uma hierarquia espiritual que inicia em Cristo, que é a Cabeça da sua igreja, que somos nós. E os homens são a cabeça da mulher, o sacerdote do lar, por tal motivo quem tem que exercer o papel de liderança no lar é o homem. E se este não está agindo assim, está errando, está falhando diante do Senhor.
 "Todo o homem que ora ou profetiza, tendo a cabeça coberta, desonra a sua própria cabeça." (1 Coríntios 11:4).Temos visto por aí supostos pastores pregando, orando com chapéus na cabeça, e sabemos que é errado, sabemos, porque a Palavra diz isto de maneira clara. Portanto, esses que assim procedem - e como sabemos que são conhecedores da Palavra de Deus - estão desonrando a própria cabeça, e o que é pior, não estão preocupados com isso. Também vemos em cultos, reuniões em templos, pessoas digo homens, rapazes, que vão com bonés, chapéus e oram, louvam ou cantam e tudo mais. Infelizmente, esses líderes desses templos que permitem esse tipo de comportamento estão desrespeitando o Senhor, estão pecando e induzindo o povo ao erro. Na verdade, querem menosprezar o Senhor, porque sabemos que, para comparecer diante de qualquer autoridade humana, como um delegado ou juiz, não podemos estar com chapéu ou bonés na cabeça, porque ele manda tirar na hora. Portanto, estamos colocando o Senhor na qualidade inferior a uma dessas autoridades humanas, porque, quando estamos em um templo, quando estamos orando ou meditando no Evangelho, estamos falando com o Senhor, e se diante Dele não temos reverência, é porque não o respeitamos, não o tememos e nem o amamos. "Mas toda a mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta, desonra a sua própria cabeça, porque é como se estivesse rapada." (1 Coríntios 11:5). Já a mulher deve sempre ter um lenço a sua disposição para, quando for orar, quando estiver no templo, colocá-lo a sua cabeça. Quando não estão fazendo assim, estão desonrando a sua cabeça, isto é o que a Palavra nos fala. Como nós não devemos questionar e sim obedecer, então que esse procedimento seja como uma lei em nossos templos, se quisermos agradar ao Senhor. Mesmo que no templo que frequentarmos eles não tenham esse costume, nós é que devemos tê-lo. "Portanto, se a mulher não se cobre com véu, tosquie-se também. Mas, se para a mulher é coisa indecente tosquiar-se ou rapar-se, que ponha o véu." (1 Coríntios 11:6). Veja que a Palavra diz que, se a mulher não quer utilizar um lenço sobre a cabeça no templo ou nos momentos de orações, então que corte o cabelo. Mas como é indecente a mulher cortar o cabelo baixinho, raspar, porque é um sinônimo de masculinização, então que use o véu. E não é nada anormal; é um lenço que usará somente quando estiver dentro do templo ou quando estiver em oração.
 "O homem, pois, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem. Porque o homem não provém da mulher, mas a mulher do homem. Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem." (1 Coríntios 11:7-9). Assim também ao homem é proibido cobrir a cabeça no templo ou quando estiver orando ou meditando na Palavra. Isso porque o homem é a glória de Deus, sendo assim, o respeito, a reverência e a responsabilidade são cobrados. Já a mulher é a glória do homem, uma vez que a mulher procura agradar o homem, e também ser amada e protegida pelo homem. O homem tem que amar, respeitar e proteger a mulher, assim como Cristo protege a sua igreja; o lenço, o véu, é um sinônimo de obediência a Deus, e respeito e deferência ao homem. Não é questão de machismo da Palavra de Deus. Primeiro foi criado Adão, o homem, e como Deus viu que ele estava só, resolveu fazer uma ajudadora, uma adjutora, uma mulher para estar com ele. Assim a mulher foi feita por causa do homem, e não o homem por causa da mulher, porque o homem veio primeiro. "Portanto, a mulher deve ter sobre a cabeça sinal de poderio, por causa dos anjos. Todavia, nem o homem é sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no Senhor. Porque, como a mulher provém do homem, assim também o homem provém da mulher, mas tudo vem de Deus." (1 Coríntios 11:10-12). Mas não existe a questão de inferioridade um ao outro, porque todos são iguais diante do Senhor, o que estamos falando é de obediência aos preceitos do Senhor, às determinações Dele. O correto é a mulher sempre, nos momentos de oração, ter a cabeça coberta com um lenço, um pequeno véu sobre a cabeça e não sobre o rosto, como algumas fazem. Todos os homens nascem de uma mulher, assim extingue-se qualquer pensamento de superioridade, pois a dependência da nossa existência é da mulher. Mas tanto o homem como a mulher são do Senhor, e devemos amá-lo e obedecer-lhe. Assim também devemos observar que homens não podem manter o cabelo crescido, porque cabelo grande é para as mulheres. Quando o homem ora, ou medita estando com cabelo comprido, está desonrando a própria cabeça. "Julgai entre vós mesmos: é decente que a mulher ore a Deus descoberta? Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o homem ter cabelo crescido? Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu. Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus."(1 Coríntios 11:13-16). 
Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
 Um abraço,
 Pr.Henrique Lino
Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas,  ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c