Pular para o conteúdo principal

SENDO IMITADORES

"Sede meus imitadores, como também eu de Cristo. E louvo-vos, irmãos, porque em tudo vos lembrais de mim, e retendes os preceitos como vo-los entreguei." (1 Coríntios 11:1-2)

 Sempre devemos admirar o comportamento e a confiança do apóstolo Paulo, que sabia que estava agindo, vivendo segundo a vontade de Cristo. Por tal motivo, ele não tinha medo de pedir para que as pessoas fossem imitadores dele, porque sabia que ele mesmo era um imitador de Cristo. Não media esforços, não reclamava, não se julgava injustiçado pelas lutas, perseguições ou dificuldades que surgiam, porque sabia que, como discípulo de Jesus, o sofrimento era esperado. Devemos todos nós procurar ser imitadores de Cristo, para podermos ser exemplos, tendo a certeza de que as pessoas que procurarem nos imitar estarão imitando o próprio Cristo. Mas, para isso, é necessário que conheçamos Cristo, porque só podemos ser imitadores do que já vemos e conhecemos. Muitos falam que conhecem Cristo, mas vivem de maneira contrária ao que Ele viveu, ensinou ou pregou, falam o seu Nome que é Santo, mas querem uma vida confortável e abundante aqui, falam que o conhecem, mas, quando vem qualquer dificuldadezinha, logo reclamam, questionam com Deus o porquê. Jesus foi perseguido durante todo o seu ministério, preso, humilhado, espancado, crucificado, e morreu na Cruz do Calvário, e não abriu a boca para reclamar por Ele ser inocente. Mas hoje os que se dizem discípulos Dele querem fartura, conforto, luxo, e acham que têm direitos, acham que o Evangelho é uma fonte inesgotável de bênçãos terrenas aqui. Não conhecem Jesus, porque, se o conhecessem, saberiam que Jesus morreu para nos dar salvação, e não luxo, felicidade ou boa vida aqui. Temos que sempre examinar se o nosso líder carnal, se a quem admiramos aqui, aquele que nos ensina a Palavra de Deus, se é um discípulo de Jesus. Quando estivermos nas nossas congregações, devemos saber se o pastor é um discípulo de Jesus para que possamos imitá-lo. Temos que reter, aprender com aquele que está liderando a nossa congregação, aquele que nos traz a mensagem do Senhor, por isso temos que ter a certeza de que ele realmente é um representante do Senhor. Temos que conhecer mais de Cristo para podermos imitá-lo, vivermos segundo Ele, não somente o que Ele viveu como o que nos mandou praticar.
 "Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo." (1 Coríntios 11:3). Devemos saber que Jesus Cristo é o cabeça, é o Líder eterno de todos nós, saber que não é uma questão de machismo ou feminismo, mas simplesmente a Palavra de Deus. Temos que saber que primeiro foi formado Adão, e depois Eva, e ela foi formada por causa de Adão, e não o contrário. Jesus é o cabeça do homem, e o homem o cabeça da mulher, portanto o homem todo o tempo deve obedecer ao Senhor, e, por mais que ame a sua esposa, ele jamais pode fazer qualquer coisa para agradá-la se isso desagradar o Senhor. Não importa o que a esposa, mãe, filha quem quer que seja pedir ou mandar, se não estiver de acordo com os preceitos do Senhor, não poderá ser feito ou atendido. Só o fato de obedecer ao Senhor, dando a Ele prioridade, faz com que o homem sempre faça coisas boas e com muito amor à esposa, às filhas e mãe. Também sabemos que nenhum homem pode fugir da responsabilidade de liderar a sua casa. "Todo o homem que ora ou profetiza, tendo a cabeça coberta, desonra a sua própria cabeça." (1 Coríntios 11:4). Não é permitido, autorizado que nenhum homem ore, pregue, leia a Bíblia estando com a cabeça coberta. Não se pode estar usando chapéu, bonés nem mesmo o quipá, ou kipá, que é um pequeno chapéu usado pelos judeus. Assim, pastores, pregadores que utilizam chapéus, ou bonés, ou outra cobertura qualquer sobre a cabeça estão indo frontalmente contra a Palavra de Deus, portanto não são discípulos de Jesus. Nós, homens, não podemos nos apresentar diante do Senhor com a cabeça coberta, isto é uma questão de obediência e respeito; assim como não podemos ir diante de uma autoridade com a cabeça coberta. Se, para falarmos com um juiz, ou com outra autoridade, não podemos usar chapéus, e se diante do Senhor estamos de chapéu, estamos então colocando o Senhor em uma posição inferior para nós."Mas toda a mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta, desonra a sua própria cabeça, porque é como se estivesse rapada. Portanto, se a mulher não se cobre com véu, tosquie-se também. Mas, se para a mulher é coisa indecente tosquiar-se ou rapar-se, que ponha o véu." (1 Coríntios 11:5-6). Já em relação à mulher, o correto é sempre utilizar um lenço sobre a cabeça quando estiver orando, ou falando com o Senhor. A mulher, ao contrário do homem, deve cobrir a cabeça sempre que estiver na presença do Senhor.
 "O homem, pois, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem. Porque o homem não provém da mulher, mas a mulher do homem. Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem." (1 Coríntios 11:7-9). Assim não é uma questão de feminismo, ou machismo, mas simplesmente a obediência à Palavra de Deus. Há algumas religiões, seitas que obrigam o uso de um véu, lenço, sobre a cabeça da mulher, apesar de estas obedecerem a esse preceito e ignorarem outros. Se quisermos viver de acordo com a vontade do Senhor, devemos praticar todos os preceitos, então as mulheres devem sempre ter em suas bolsas um lenço adequado para que, quando estiverem orando ou no templo, colocarem-no sobre a cabeça. Mas o homem jamais pode cobrir a sua cabeça quando estiver orando, meditando na Palavra de Deus. Não podemos ficar questionando a Palavra de Deus, mas somente obedecer a ela, assim como Cristo obedeceu ao Pai até a morte, e morte de Cruz. "Portanto, a mulher deve ter sobre a cabeça sinal de poderio, por causa dos anjos. Todavia, nem o homem é sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no Senhor. Porque, como a mulher provém do homem, assim também o homem provém da mulher, mas tudo vem de Deus."(1 Coríntios 11:10-12). Não é pelo fato de o homem ser obrigado a ficar com a cabeça descoberta quando estiver na presença do Senhor, ou de a mulher ter que ficar com a cabeça coberta que transforma um dos dois em superior diante do Senhor. Todos somos iguais diante de Cristo, mas devemos observar as suas ordenanças, porque é isso o que nos transforma em filhos de Deus: a obediência. Também temos que saber que a Palavra de Deus não é para ser questionada, mas simplesmente obedecida, porque Ele é o Senhor, e nos dá duas opções: obedecer ou desobedecer, somente isso. Todos somos criaturas de Deus, tanto homem como mulher, todos fomos feitos por suas mãos, mas existem diferenças entre um e outro, assim como um homem é incapaz de gerar outro ser, sendo esse privilégio exclusivo da mulher. Portanto, o homem não cobre a cabeça, mas a mulher sim, isto é a Palavra de Deus. O homem também não pode, não deve, deixar o cabelo crescido, não se pode estar na presença com cabelos grandes, esse é um privilégio somente das mulheres. Temos que decidir se queremos ou não obedecer ao Senhor, afinal, todos têm o livre arbítrio, o direito de escolha, mas as nossas escolhas é que nos conduzirão para a vida ou morte. "Julgai entre vós mesmos: é decente que a mulher ore a Deus descoberta? Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o homem ter cabelo crescido? Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu. Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus."(1 Coríntios 11:13-16). 
Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
 Um abraço,
 Pr.Henrique Lino
Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, homossexualismo, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição dia e noite para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c